Karlheinz Stockhausen (1928-2007): Unsichtbare Chore from DONNERSTAG aus LICHT

Stockhausen foi um arrojado pretensioso, mas isso não pode ser considerado um defeito do compositor. Muita música de qualidade foi feita em terreno de soberba e egoísmo. Além disso, não podemos deixar de esquecer que há muita sinceridade nesta manipulação do destino, a crença do compositor que a música pode ter importância na transformação do mundo. Stockhausen acreditava que sua música conectava o homem a Deus assim como seres de outros mundos. Uma mistura de crenças judaico-cristãs com ufologia.

A ópera Licht, composta em sete partes, cada uma relacionada aos dia da criação, é o exemplo máximo desta pretensão. Ela teve início em 1977 e foi completada em 2003. A execução desta ópera é praticamente impossível de ser realizada, pois Stockhausen exige uma série de estruturas extra-musicais (diversos tipos de combinações sonoras, uma parafernália eletrônica,…) que levariam qualquer produtor ao desespero. A mais notável dessas exigências é o uso de quatro helicópteros (já postada aqui). O que vamos ouvir agora é um trecho de mais ou menos 48 minutos da ópera “Quinta-feira” chamado de Unsichtbare Chore (coros invisíveis). A gravação que temos aqui foi lançada pela gravadora Deutsche Grammophon no início desse ambicioso projeto (hoje um disco raríssimo de encontrar). A música é para coro com intervenções inusitadas.

Performed by West German Radio Chorus
Prepared by H. Schernus, G. Ritter and K. Stockhausen

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

E agora é só apertar um botão, tá?
E agora é só apertar o botão, tá?

CDF / PQP (Revalidação)

6 comments / Add your comment below

  1. Massa! Tenho esse disco em vinil e como não tinha mais “mexido” nos vinis, já tinha até esquecido de procurar essa obra na net. Essa é pra ser ouvida sozinho e de preferência na madrugada. Muito fantasmagórica!
    Parabéns pelo post CDF!

  2. Muito interessante essas experiências com os sons(e espero que ninguem me leve a mal por chamar assim). Acho difícil, ou desconfortável, ouvir algo assim até o fim, mas sempre fico admirado com algumas idéias, combinações de sons, etc. É isso que me motiva a ouvir mais uma vez.
    Minha irmâ, em sua inocência, enquanto ouvia afirmou ter visualizado a presença de um morto ao seu lado. Em seguida este levanta e lhe dá um beijo.

  3. Boa noite, infelizmente o link não está mais disponíval. Agora que você já nos deixou com água na boca – ao menos os desavisados como eu – reposte-nos o link para nos deixar mais felizes com esta maravilha! Aliás, o site está cada dia melhor e mais surpreendente, parabéns!

  4. Aqui vai um agradecimento meio atrasado, já que peguei na primeira vez e agora vi que não agradeci na época. Excelente repostagem !

Deixe uma resposta