Joaquin Rodrigo (1901-1999) – Concierto de Aranjuez, Fantasia para un Gentilhombre, Mauro Giuliani (1781-1829) – Concierto para guitar and strings in A major, op. 30, Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto for Guitar and Orchestra in D menor, RV. 93

51tnxAqCopL._SY300_

LINK REVALIDADO !!!

Existem algumas gravações que ficam na nossa cabeça eternamente. Já cansamos de dar exemplos aqui no blog, mas creio que o Concierto de Aranjuez seja a obra que mais cedo compreendi, e seu Adágio do segundo movimento a mais bela melodia que ouvi em minha vida. E creio que também o seja para muita gente. Seu lirismo melancólico nos comove, e as mais variadas imagens nos vem à mente. Para uns, pode significar a dor da perda de um ente querido, para outros, a lembrança de uma paixão antiga, ou não correspondida. Para mim, lembra minha infância, quando, pela primeira vez, tive acesso ao velho LP com a foto de um jovem John Williams, ao lado do já velhinho Eugene Ormandy. Esta gravação ganha em qualidade por dois motivos principais, em minha concepção: de todas as gravações que Williams já fez deste concerto, esta é a melhor (conheço 3). E além disso, Ormandy sempre foi um eterno apaixonado. Você sente uma emoção pulsante, extraída das cordas da sua Orquestra da Filadélfia, ele extrai da melodia toda a paixão nela contida. Um grande maestro, com uma orquestra moldada ao seu gosto. E um grande violonista, que se estabelecia como um grande mestre.

Em seguida, Williams nos brinda com a “Fantasia para un Gentilhombre”, também de Rodrigo, composta para Andrés Segovia, versão já postada aqui no blog. Williams novamente nos brinda com uma excepcional interpretação, dando a impressão de ser espanhol, e não australiano, pois, assim como no caso do Concierto de Aranjuez, dá-se a impressão de uma total incorporação da alma espanhola. O disco é concluído com outros dois pesos pesados do repertório violonístico, um concerto de Giuliani, e outro de Vivaldi. Mas, mesmo sendo John Williams um especialista em Giuliani, o que se destaca aqui é Rodrigo, sem dúvida.

Em meu velho LP, o outro concerto, presente no Lado B do disco, era o de Castelnuovo-Tedesco. Infelizmente, não consegui encontrar a versão em CD com o Ormandy, mas tenho outra gravação do mesmo Williams, mas acompanhado de outra orquestra. Posso postar este cd em outra ocasião.

Joaquin Rodrigo – Concierto de Aranjuez, Fantasia para un Gentilhombre

1. Concierto de Aranjuez: I. Allegro con spririto
2. Concierto de Aranjuez: II. Adagio
3. Concierto de Aranjuez: III. Allegro gentile

John Williams – Guitar
Eugene Ormandy – Conductor
Philadelphia Orchestra

4. Fantasia para un gentilhombre: Villano y ricercar. adagietto-andante moderato
5. Fantasia para un gentilhombre: Espanoleta y Fanfare de la caballeria de Napoles. Adagio – Allegretto
6. Fantasia para un gentilhombre: Danza de las hachas. Allegro con brio
7. Fantasia para un gentilhombre: Canario. Allegro ma non troppo

English Chamber Orchestra
Charles Grove – Conductor

Mauro Giuliani – Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major

8. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: I. Allegro maestoso
9. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: II. Siciliana. Andantino
10. Concerto For Guitar And String Orchestra In A Major: III. Polonaise. Allegretto

Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major

11. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: I. Allegro giusto
12. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: II. Largo
13. Concerto For Guitar And String Orchestra In D Major: III. Allegro

English Chamber Orchestra
Colin Tilney – Cembalo
John Williams – Guitar & Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

15 comments / Add your comment below

  1. Estou baixando para conferir. Fiquei com vontade de postar a leitura de Miles Davis para o Adagio do Concierto. será o próximo interlúdio! abraço!

  2. CD excepcional !! John Williams não é mais apenas o princípe do violão; é rei – ainda mais com projetos crossover que fez e faz.

    Entretanto, apesar de não ser considerada uma interpretação padrão – aliás é bem criticada -, Paco de Lucia manda mais no Concierto de Aranjuez. O ataque da mão direita nos primeiros acordes já demonstra toda uma naturalidade com a música espanhola que nenhum outro intérprete consegue alcançar.

    Agora, no Concerto em Lá Maior de Giuliani, John Williams é imbatível. Barrueco por exemplo é meio sujo e outros não tem o mesmo élan que o australiano.

    É minha opinião.

  3. PQP, este tb está com erro… quando vc descansar de sua labuta proletária, pode reativar novamente o link pra deleite de outros proletários? Obrigado!

  4. olá amigos, este arquivo não pode ser encontrado, segundo informa o pessoal do fichier…podem consertar? muito obrigado, e parabéns pelo árduo trabalho…abraços

    1. Pois é, Silvio, o fichier simplesmente apagou todos os arquivos que eu tinha botado lá. Vou revalidar esse link no final de semana.

Deixe uma resposta