F. J. Haydn (1732-1809) & G. M. Monn (1717-1750): Concertos para Violoncelo

Alguns de vocês vão pensar que eu e CVL combinamos fazer isso, outros vão achar que eu resolvi encher o saco dele, metendo uma gravação muito boa só para lhe fazer concorrência. Calma, os fatos são mais simples. Eu amo estes concertos de Haydn e, quando vi que havia uma só gravação recebendo o Diapason d`Or, o Choc de Classica e o Editor`s Choice da Gramophone, fui à Amazon e encomendei a maravilha. Ela chegou em minha datcha trás-anteontem (ou seria tresanteontem?), dia 30, e passei dois dias ouvindo a coisa sem parar. Posso dizer duas coisas: (1) é DISPARADA a melhor gravação que já ouvi destes concertos e (2) não ouvi ainda a gravação do Menezes postada ontem por CVL.

Há um agravante que me fez comprar este CD rapidamente: na minha opinião a Freiburger Barockorchester é o melhor conjunto barroco da atualidade e tenho inclusive DVDs do grupo. É um melhor do que o outro. Bem, se vocês ainda desconfiam que sacaneei CVL, peço que vão tomar nos seus cus.

Pois, em verdade, vos digo: a gente passa a vida esperando a interpretação perfeita e às vezes a encontra, nem que seja apenas por alguns meses. É o caso. Vale a pena escurecer a sala e ouvir APENAS os concertos. Ah, esqueçam o simpático Monn. A grandeza aqui é toda de Haydn!

IM-PER-DÍ-VEL !!!!

Cello Concerto No. 1 in C major, H. 7b/1, de Franz Joseph Haydn
1. Moderato
2. Adagio
3. Finale, Allegro Molto

Cello Concerto No. 2 in D major, H. 7b/2 (Op. 101), de Franz Joseph Haydn
4. Allegro Moderato
5. Adagio
6. Allegro

Cello Concerto in G minor, de Georg Matthias Monn
7. Allegro
8. Adagio
9. Allegro Non Tanto

Freiburg Baroque Orchestra
Jean-Guihen Queyras, violoncelo
Petra Müllejans, regência

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE (RapidShare)

Apoie os bons artistas, compre suas músicas.
Apesar de raramente respondidos, os comentários dos leitores e ouvintes são apreciadíssimos. São nosso combustível.
Comente a postagem!

PQP

13 comments / Add your comment below

  1. Que maravilha!!! Iniciar o ano com obras pra Cello!!! Tem início melhor que esse??? Baixei o do CVL e agora to baixando esse! Maravilha PQP!!!

    P.S.: Você já ouviu o Jean (o cellista) tocando Bach? É muito legal… Tenho um cd dele tocando Britten também…

  2. Olá, tenho este CD e de fato é maravilhoso. Mas sou mei novato aqui no PQP e fiquei muito curioso com algo que me acredito ser facilmente compreendido entre os mais veteranos no site, oq é CVL? É que me ocorreu que eu realmente queria baixar esse cd do menezes tocando o Haydn, acho que muito aqui já o ouviram ao vivo e ja fiz isso algumas vezes aqui em Belem onde moro, o cara dá um show e consegue ser um elo entre oq um cellista moderno pode fazer com obras clássicas e barrocas, contrariando a opiniao tacanha de muitos músicos que dizem que música barroca é feita por músicos de pouca técnica que everedaram por um estilo mais “fácil” de ser tocado, já ouvi muuuito isso, enfim, por favor me digam, se possivel onde poderia baixar o Menezes tocando os concertos do Haydn, de antemão agradeço.
    P.S.
    Parabéns ao site, é muito bem feito e tem uma cdteca bem variada. Muito bom, parabéns

  3. PQP, abaixo seguem os links das 3 Suites for Cello de Britten com o Jean-Guihen Queyras. Infelizmente, não tenho a versão dele tocando as suites de Bach, mas sei que não é difícil achar na net. Então, enjoy! Preciso tomar vergonha na cara e aprender a mexer no 4shared… foi minha namorada quem upou os arquivos na conta dela… Desculpa pela demora!

    Pode voltar a postar agora?!

    Abraço! Espero que aproveitem! Se essas versões que estou mandando merecerem um post, posta!

    http://www.4shared.com/file/wBlhpXWm/Britten_No_01.html
    http://www.4shared.com/file/eW5s0Vd2/Britten_No_02.html
    http://www.4shared.com/file/ORHQjPzl/Britten_No_03.html

  4. CVL, essa seria uma curiosidade minha também, até alguns dias. Mas logo soube através de outro comentário seu. A propósito, era o responsável pelas postagens de Villa-Lobos, não? Mal acreditei quando foi impedida a publicação, pois, logo diretamente ao maior compositor do país. Infelizmente isso ocorreu, mediante ás críticas.

    PQP, maravilha de postagem!

  5. Estou baixando o CD. Sou fã dos violoncelistas como Yo Yo Ma e apaixonado pela obra de Haydn para esse instrumento. Esse blog é um oásis em meio ao deserto da cafonice musical que ouvimos no dia -a -dia aqui no Brasil.

Deixe uma resposta