Johannes Brahms (1833-1897) – Complete Chamber Music (Cd 10 de 11) – String Quartet No.2 in A minor, op.51 no.2, String Quartet No.3 in B flat, op.67

O penúltimo cd da Integral da Obra de Câmera de Brahms, vol. 10, traz os dois últimos quartetos de cordas, o segundo do op. 51, e o de op. 67. A respeito dos quartetos de corda, vou citar abaixo um trecho extraído da biografia de Brahms escrita por Malcolm McDonald:

“A impiedosa lógica de sua construção, a extração de tantas coisas de motivos básicos, o esforço para abarcar seu vocabulário harmônico e contrapontístico mais “avançado” e pessoal, admitem poucas concessões à forma escolhida e forçam quase ao limite máximo da resistência. Quanto à forma em si, o desafio de contribuir para um repertório em grande parte criado por Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert incitou Brahms a um senso ainda mais agudo de responsabilidade histórica do que de costume. Talvez seja por isso que as obras (sobretudo a nº 1) possam parecer tão invariavelmente sérias e impelidas com dificuldade, tão afligidas pela instabilidade do modo menor. O resultado tem sido muitas vezes severamente criticado como execrável composição de quarteto, e os quartetos de Brahms sem dúvida nunca detiveram a inexpugnável proeminência no repertório de quartetos que as suas sinfonias alcançaram na literatura orquestral. Entretanto, segundo qualqer critério são obras importantes, ´cheias de intensidade apaixonada´e de certa eloquência pressurizada. repletas (praticamente coaguladas) de substância musical e sutileza de composição. Suas formas densamente entrelaçadas, os inúmeros níveis de contraste, o fraseado maleável e fluidez tonal têm exercido seu fascínio sobre várias gerações de analistas musicais. “

Interessante também que estes quartetos foram publicados após o compositor completar 40 anos, mas Brahms já vinha trabalhando neles há muitos anos.

A interpretação continua à cargo do Quartetto Italiano.

Johannes Brahms (1831-1897) –  String Quartet No.2 in A minor, op.51 no.2,  String Quartet No.3 in B flat, op.67

 01 String Quartet No.2 in A minor, op.51 no.2 – I. Allegro non troppo
02 II. Andante moderato
03 III. Quasi minuetto, moderato – Allegretto vivace
04 IV. Finale. Allegro con assai – Piu vivace
05 String Quartet No.3 in B flat, op.67 – I. Vivace
06 II. Andante
07 III. Agitato. Allegretto non troppo
08 IV. Poco allegretto con variazioni – Doppio movimento

Qartetto Italiano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

3 comments / Add your comment below

  1. Grande e admirável Sr. PQP
    Congratulo pelo magnífico blog e a infindável seleção de musicas q aqui me deleteio, me surpreendendo todos os dias q aqui me dirijo com a sede de q vou encontrar mais um presente aos meus ouvidos. Sou um amante da musica clássica e seus seguimentos e tenho estudado esse fenômeno cultural e me apaixonei de cara por Bach entre outros grandes nomes.Gostaria de solicitar um pedido de préstimo ao nosso compositor Brasileiro Carlos Gomes.
    Espero poder continuar participando (ainda indiretamente) com esse Blog.
    Sou critico mais reconheço um bom trabalho, continue assim.

    Grato.

  2. Prezados, para facilitar a localização, identifiquei todos os volumes postados desta série da integral, como podem ver acima (Complete Chamber Music CD xx de xx).

    FDP Bach.

Deixe um comentário