Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Symphony nº 1 in G Menor, op. 13 “Winter Daydreams”, Symphony nº 2 in C Minor, op. 17 Little Russian

Começo a postar as sinfonias de Tchaikowsky, inúmeras vezes solicitadas aqui no blog.
Optei por essa versão do jovem Mariss Jansons (lituano, nascido em 1943)devido aos comentários elogiosos lidos em alguns sites especializados. E creio que ninguém irá se decepcionar com a escolha. Quando gravou essa integral, Jansons tinha pouco mais de 40 anos, e já era diretor da Filarmônica de Oslo, após ter estudado no conceituado Conservatório de Leningrado (atual St. Petersburg)e após ter sido assistente de nunguém mais, ninguém menos do que Herr Karajan na Filarmônica de Berlim. Currículo invejável.
Mas temos aqui as duas primeiras sinfonias de Tchaikowsky. Obras de juventude, porém que já mostram o espírito e a alma russas devidamente impregnadas, e que também já mostram um compositor preparado para vôos maiores.
À elas, pois…

Symphony nº 1, in G minor, op. 13, “Winter Daydreams”
1 – Allegro tranquilo
2 – Adagio cantabile ma non tanto
3 – Scherzo. Allegro scherzando giocoso
4 – Finale. Andante lugubre – Allegro maestoso

Symphony nº 2, in C Minor, op. 17, “Little Russian”
5 – Andante sostenuto – Allegro vivo
6 – Andantino marziale, quasi moderato
7 – Scherzo and Trio – Allegro molto vivace
8 – Finale. Moderato assai – Allegro vivo.

Oslo Philarmonic Orchestra
Mariss Jansons

BAIXE AQUI

8 comments / Add your comment below

  1. Olá!Agradeço por mais esta postagem e aproveito para fazer uma retificação a respeito da nacionalidade de Mariss Jansons, que nasceu em Riga, Letônia, e não na Lituânia.Reitero minhas manifestações de apreço ao Sr. P.Q.P. Bach e digníssima família e magnífico blog. Um grande abraço!

  2. Ola!Visito esse blog muito mais pelos comentários de alto nível do que pelos downloads propriamente ditos. Quando teremos a continuação dos ultimos quartetos de cordas de Beethoven? Tambem espero o texto prometido por Pqp Bach a respeito das Variações Goldberg!Abraços e reitero as congratulações!

  3. Hique, obrigado!Flávio, eu vou subindo as músicas conforme as ouço. Tenho uma pequena fila já pronta para ser postada em que não se encontram as obras que pediste. Vou tentar me disciplinar um pouquinho…Abraço.PQP Bach

  4. Estava sentindo falta de Tchaikowsky aqui. Achei que fosse para não romantizar demais, com suas melodias “sem profundidade” (como certos críticos persistem erroneamente em enfatizar).É quase inacreditável que, com meus mais de 200Gb de música erudita, PQP, FDP e Clara sempre postam gravações que me faltam.

Deixe uma resposta