BRUCKNER 200 ANOS! Anton Bruckner (1824-1896): Quinteto de cordas em Fá maior, WAB 112 e Intermezzo em Ré menor, WAB 113 (Melos)

Bruckner era um compositor eminentemente religioso. Tornou-se conhecido pelas esplêndidas sinfonias, missas e motetos que compôs. Mas também enveredou pela música de câmara. Escreveu 4 peças – um Quarteto de cordas em dó menor, um Quinteto em fá maior, o Intermezzo em sol maior e a Abendklänge. Neste CD temos o Quinteto em fá maior e o Intermezzo. O Quinteto foi composto em 1879 a pedido do regente e violinista austríaco José Hellmesberger. O Intermezzo foi composto também no mesmo ano de 1879. Fiquei muito feliz de ouvir este CD com algumas das poucas obras de câmara deste compositor tão preferencialmente sinfônico. Em 1879, Bruckner tinha escrito a versão final da Quinta Sinfonia, estava prestes a revisar (ah, como ele revisava e revisava) o finale da Quarta e começava a Sexta. A maior parte do Quinteto “soa” como Bruckner, mas existem momentos incomuns. É uma obra romântica muito bem escrita, de caráter sinceramente íntimo, cujo Adagio expressa uma rara (em Bruckner) e maravilhosa felicidade. Um excelente CD!

Anton Bruckner (1824-1896) – Quinteto de cordas em Fá maior, WAB 112 e Intermezzo em Ré menor, WAB 113

Quinteto de cordas em Fá maior, WAB 112
01. GemaBigt
02. Scherzo. Schnell-Langsamer-Schnell
03. Adagio
04. Finale. Lebhaft bewegt-Langsamer

Intermezzo em Ré menor, WAB 113
05. Intermezzo em Ré menor

Melos String Quartet Stuttgart

BAIXAR AQUI — DOWNLOAD HERE

Bruckner em 1880
Bruckner em 1880

PQP

4 comments / Add your comment below

  1. Uma ótima postagem para mostrar outro lado deste compositor que se esternizou pelas sinfonias.
    Por acaso alguém saberia onde encontrar o quarteto ?
    Um abraço aos apreciadores de Bruckner e parabéns pelo post.

    Hélio.

  2. Hélio, também estou no encalço desta obra. Sou um admirador de Anton. Com certeza que esse Cd é uma grande oportunidade para conhecermos o outro lado de Bruckner. Mas continuo achando que ele se saiu melhor com as sinfonias. Abraços, Hélio.

    Obrigado pelo comentário!

  3. Essa é uma boa oportunidade de conhecer um Bruckner mais contido. Suas sinfonias são grandiosas, mas às vezes soam maçantes. Boa postagem.

Deixe um comentário