Veracini • Locatelli • Tartini • Vivaldi: Duello d’archi a Venezia – Concertos para Violino: Chouchane Siranossian – Venice Baroque Orchestra & Andrea Marcon ֍

Veracini • Locatelli

Tartini • Vivaldi

Concertos para Violino

Chouchane Siranossian

Venice Baroque Orchestra

Andrea Marcon

 

A sonoridade do primeiro concerto deste álbum é sen-sa-ci-o-nal! O Concerto à otto stromenti, composto por Veracini, no qual o violino é acompanhado por oboés, trompetes e tímpanos tem um som esplendoroso. É ouvir para crer… A violinista Chouchane Siranossian, que já gravou vários discos, não poderia ter encontrado um acompanhamento melhor do que o da excelente Venice Baroque Orchestra e seu maestro Andrea Marcon, como você poderá perceber neste disco no qual eles exploram o virtuosismo dos concertos para violino dos compositores italianos que mantiveram alguns laços com a sereníssima Veneza.

Mas o compositor mais popular para violino, assim como o mestre desse instrumento naqueles dias era Don Antonio Vivaldi. Se tons agudos e rápidos fossem maldades, Vivaldi teria muitos pecados pelos quais responder… como disse sobre ele o musicólogo inglês Charles Burney.

Veracini é conhecido por ter sido um dos solistas em Veneza nas missas de Natal na Catedral de São Marcos nos dias 24 e 25 de dezembro de 1711. Em fevereiro de 1712 ele interpretou um de seus concertos para violino, acompanhado de trompetes, oboés e cordas como parte das celebrações em honra do Embaixador Austríaco em Veneza do recém-eleito Imperador Sacro Romano Charles VI.

Tartini e seu sonho com a endiabrada sonata…

A lenda diz que quando Tartini ouviu Francisco Maria Veracini tocando o violino em 1716, ficou muito impressionado e insatisfeito com sua própria técnica. Ele fugiu para Ancona e trancou-se em um quarto para praticar o uso do arco com mais tranquilidade e mais convenientemente do que em Veneza, onde ele tinha um lugar na orquestra da ópera. De qualquer forma, ele certamente superou suas limitações, como atestam as dificuldades técnicas de suas obras, como a famosa sonata Il Trillo del Diavolo, que assim introduziu algumas diabruras ao violino e seria seguido atentamente depois pelo também virtuose Niccolò Paganini.

De Locatelli não se sabe o período em que esteve ativo em Veneza, mas ele certamente esteve lá. Uma das características que distinguia Locatelli era a sua técnica do uso do arco. Ele desenvolveu um estilo virtuosístico que explorava todas as suas possibilidades, incluindo arcos rápidos, saltos de corda e arcos duplos. Entre as principais contribuições de Locatelli para a literatura do violino estão suas VI Introduttioni teatrali e VI Concerti, publicadas em 1735, e seu conjunto de concertos para violino intitulado L’Arte del Violino; XII Concerti Cioè, Violino solo, con XXIV Capricci ad libitum, publicado em 1733.

[Parte desta postagem foi construída com ajuda do Chat PQP]

Francesco Maria Veracini (1690 – 1768)

Concerto à otto stromenti em ré maior

  1. Allegro
  2. Largo
  3. Allegro

Pietro Locatelli (1965 – 1764)

Concerto em dó menor, Op. 3 No. 2

  1. Andante – Capriccio
  2. Largo
  3. Andante – Capriccio

Giuseppe Tartini (1692 – 1770)

Concerto para violino em fá maior, D. 61

  1. Allegro
  2. Grave
  3. Allegro

Antonio Vivaldi (1678 – 1741)

Concerto para violino em ré maior, RV 208 ‘Grosso Mogul

  1. Allegro
  2. Grave – Recitativo
  3. Allegro

Chouchane Siranossian, violino

Venice Baroque Orchestra

Andrea Marcon

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MP3 | 320 KBPS | 180 MB

Chouchane e e o pessoal da orquestra adorou a cortinas azul turquesa do PQP Bach Hall em Sepetiba…

Vejam um trecho de uma crítica a um outro álbum gravado por esses mesmos artistas cujo programa é completo com música de Tartini: After several recordings with Anima Eterna and Jos Van Immerseel, the French violinist Chouchane Siranossian tackles a programme of extremely virtuosic concertos that few Baroque violinists dare to face. Thanks to her technical gifts and to partners ideally suited to this repertory – the Venice Baroque Orchestra and its conductor Andrea Marcon, a specialist in the Italian Baroque style – she takes up the challenge with brio. 

Esta é a ilustração do primeiro Locatelli que o Chat PQP encontrou…

Aproveite!

René Denon

5 comments / Add your comment below

    1. Olá, Eduardo!

      O Chat PQP mandou um recado:

      – Peço desculpas pelo erro. Você está correto. Devo corrigir a informação fornecida anteriormente. Ao contrário do que foi afirmado, Pietro Antonio Locatelli não nasceu em 1965. O famoso compositor nasceu no século XVII em 1695. Ele era conhecido principalmente como um virtuoso do violino e um compositor de música instrumental, como sonatas, concertos e outras obras para violino solo ou com acompanhamento de conjunto de cordas.

      Locatelli era um violinista virtuoso e suas contribuições para a música foram principalmente na área do violino e música instrumental. É importante ressaltar que ele não se destacou como compositor de óperas. Seu foco principal estava na exploração das possibilidades técnicas e expressivas do violino, deixando um legado significativo nesse campo.

      Mais uma vez, lamento pela informação incorreta anterior e agradeço por apontar o equívoco. Se você tiver mais perguntas ou precisar de informações adicionais, estou aqui para ajudar.

      Como você pode ver, ele realmente ficou consternado e se não fosse desligado usando aquele botão vermelho de emergência, ainda estaria fazendo salamaleques e rapapés…
      Espero que tenha gostado do disco…
      abraços do
      René

    1. Olá, Pedro!
      Obrigado por deixar sua apreciação…
      Como dizia um lendário PQP Bach-Collaborator, seus comentários são o nosso combustível!
      Veja algumas de suas observações de final de postagem:

      Ouça! Deleite-se!
      … E, depois, deixe um comentário para este postante.

      …Mas comente… O álbum é tão bom, merece umas palavrinhas…
      abração
      do René

  1. Obrigado, René!
    Confesso que, no primeiro contato, achei a sonoridade de tal registro um tanto que afastada, tomada por muita técnica, passagens frenéticas e abruptas, tudo muito superlativo… não sei dizer, foi algo que não me animou muito, apesar de toda agitação. Talvez estranhamento momentâneo diante do novo. De todo modo, foi-me instigante, e com outras audições tenho gostado mais; eis um convite para escutar mais outros compositores além de Vivaldi, senti.

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