Tal como Jan Garbarek, o reflexivo saxofonista britânico John Surman (1944) determinou sua identidade em meio a sombrios tons menores. Mas não é o que ocorre neste álbum solto e jazzístico, onde é acompanhado por um espetacular Abercrombie e pela renascida poliríta do impressionante Jack DeJohnette. Aqui, Surman está longe de seus projetos semiclássicos com quartetos de cordas ou corais. Surman reaparece com agilidade folclórica em Hilltop Dancer e No Finesse. Também demonstra ferocidade em Kickback, onde ele e DeJohnette parecem trancar-se num quarto para desferirem ofensas um ao outro. E é emocionante. Com colaboradores de longa data, Brewster’s Rooster é um tremendo CD. E fazia tempo que eu não trazia um Surman, não? E como é bom ouvir seu o som de seus saxofones.
John Surman: Brewster’s Rooster
1. Slanted Sky 6:34 $1.29
2. Hilltop Dancer 7:27
3. No Finesse 6:52 $1.29
4. Kickback 7:25
5. Chelsea Bridge 5:49
6. Haywain 6:18
7. Counter Measures 10:44
8. Brewster’s Rooster 6:37
9. Going For A Burton 6:48
John Surman, saxofones
Jack DeJohnette, percussão
John Abercrombie, guitarra
Drew Gress, baixo
PQP
PQP, você está coberto de razão…Fantástico álbum.
Falando em Jazz, queria lembrar aos leitores do blog que moram em Belo Horizonte: nos dias 9, 10 e 11, tem Jazz Festival na Praça do Papa e é de graça!
Ouvi e gostei.
Alguém notou que a última vez que postaram algo de Bach foi a quase dois meses atrás(07/06)? Não querendo reclamar, mas não dá para ver o Grande Mestre relegado a este esquecimento.
Não vou pedir nada, sei que o SAC do blog é inexistente (e com razão, o blog é para os blogueiros postarem o que gostam, não para agradar ao público) mas, um bom CD que poderia ser postado como retorno do Grande Mestre a primeira página do blog é aquela jovial gravação dos concertos de brandenburgo sob regência de Claudio Abbado, com a Orquestra Mozart, com ninguém menos que Carmignola ao violino (e outros solistas do mesmo nível), a quem interessar possa, os vídeos do concerto estão disponíveis no Youtube. Que este blog cresça cada vez mais e mais, e se torne a cada dia mais conhecido e tido como referencia para quem procura boa música, obrigado por polinizarem a internet com música de tão alto nível.
Parabéns pelo agradável e educativo blog , para iniciantes como eu, na música clássica.