W. A. Mozart (1756-1791): Quintetos de Cordas K. 515 e 516 (Van Kuijk)

Acho lindos vários dos Quartetos de Cordas de Mozart, mas não há o que se compare aos Quintetos de Cordas K. 515 e 516. Sei que vai ter gente dizendo que há violistas demais, só que nem Rex Stout escreveu sobre. Os Quintetos de Cordas K. 515 e 516 em boa escala dominam a produção instrumental de Mozart no ano de 1787, o qual terminou com a estreia de Don Giovanni. É claro que a velocidade de composição era a de Mozart, mas mesmo assim ele trabalhou bastante neles. Tchaikovski chorava escondido quando ouvia o K. 516. É das mais sublimes músicas de câmara que existem. O 515 é longo e transmite afirmação, vontade de viver; o 516 é mais triste. O Adagio do 516, tocado com surdina, não convida à contemplação ou enlevo. O clima é de pressentimento, inquietação e isto emocionava muito Tchaikovski. Estes quintetos nos mostram o compositor no auge de suas faculdades criativas, em um gênero ao qual não retornava há quatorze anos e que aqui trouxe a um alto grau de perfeição formal.

O Van Kuijk é bom, mas peca justamente nos movimentos lentos. Falta-lhe um pouco do charme, da concentração e da maturidade que outros conseguiram imprimir. Logo, logo a gente posta outras versões melhores, vocês ouvirão!

Trecho da biografia de biografia de Tchaikovski, de Alexandr Poznansky.

W. A. Mozart (1756-1701): Quintetos de Cordas. K. 515 e 516 (Van Kuijk)

1. String Quintet No. 3 in C Major, K. 515: I. Allegro (12:41)
2. String Quintet No. 3 in C Major, K. 515: II. Andante (08:45)
3. String Quintet No. 3 in C Major, K. 515: III. Menuetto. Allegretto (04:59)
4. String Quintet No. 3 in C Major, K. 515: IV. Allegro (07:17)

5. String Quintet No. 4 in G Minor, K. 516: I. Allegro (10:08)
6. String Quintet No. 4 in G Minor, K. 516: II. Menuetto and Trio. Allegretto (04:47)
7. String Quintet No. 4 in G Minor, K. 516: III. Adagio ma non troppo (07:55)
8. String Quintet No. 4 in G Minor, K. 516: IV. Adagio – Allegro (10:27)

Quatuor Van Kuijk & Adrien La Marca

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PQP

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