Osteroratorium – Oratório da Páscoa
Himmelfahrtsoratorium – Oratório da Ascensão
Bach deixou três peças sacras as quais denominou Oratórios. A mais famosa é o Oratório de Natal, um conjunto de seis cantatas que foram apresentadas pela primeira vez nos dias 25, 26 e 27 de dezembro de 1734. Os outros dois Oratórios estão reunidos neste espetacular disco. Ambos fazem referência à Páscoa.
O mais antigo, Osteroratorium – Oratório da Páscoa – teve sua primeira audição em 1 de abril de 1725 e era uma paródia de uma cantata produzida umas semanas antes, para o aniversário do Duque Christian de Saxe-Weissenfels. Bach deve ter tido esta música em alta conta, pois a reapresentou em mais três ocasiões ao longo de sua vida, sempre adaptando ou arranjando algo novo. Em 1735 passou a chamá-la de Oratório. A última vez que a apresentou, na forma como aqui foi gravada, ocorreu em 1749. O Oratório inicia com dois movimentos puramente orquestrais, provavelmente provenientes de algum concerto que Bach escrevera em Koethen, onde trabalhou antes de mudar-se para Leipzig. O primeiro deles é festivo, com trompetes e tímpanos. O segundo é um adágio lindíssimo: sobre as cordas em suspiros, um instrumento melódico, aqui uma flauta transversa, que eleva o sentimento de espiritualidade. Segue um movimento que seria o final do concerto, agora adaptado para incluir o coro, e o todo funciona como uma grande abertura do oratório.
Em seguida uma série de recitativos e árias, uma delas para contralto que segue por onze minutos, onde novamente a flauta exerce papel proeminente, num diálogo com a solista. O Oratório concluiu com um coro acompanhado com toda a força da orquestra. É possível até imaginar o contentamento que o príncipe aniversariante deve ter sentido.
O outro oratório – Himmelfahrtsoratorium – arranjado para a Festa da Ascensão, também é catalogado como uma cantata, Lobet Gott in seinen Reichen, BWV 11. Foi estreado em 19 de maio de 1735 e é a adaptação de uma cantata não religiosa que não existe mais. Aqui os recitativos do tenor fazem o papel do Evangelista conduzindo a história.
De novo trompetes, tímpanos, flautas, oboés e cordas dão o tom solene e alegre, com o devido equilíbrio de momentos mais reflexivos, como é próprio para a ocasião.
Esta gravação é um primor. Foi feita na Capela da Kobe Shoin Women’s University, e pela foto do libreto deve ser espetacular. O Bach Collegium Japan, sob a direção de Masaaki Suzuki, artistas do selo sueco BIS Records é de altíssimo nível e uma referência mundial na interpretação da música de Bach. Suzuki estudou com os maiores especialistas em Bach e música antiga. É cravista, organista, regente, músico completo. Com o Bach Collegium Japan, fundado por ele, já gravou todas as cantatas de Bach assim como as outras grandes obras sacras, sempre para o selo BIS.
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Easter Oratorio. Kommt, eilet und laufet, BWV 249
01 I. Sinfonia
02 II. Adagio
03 III. Chorus – Kommt, eilet und laufet
04 IV. Recitativo (soprano, alto, tenore, basso) – O kalter Männer Sinn!…
05 V. Aria (soprano) – Seele, deine Spezereien…
06 VI. Recitativo (alto, tenore, basso) – Hier ist die Gruft…
07 VII. Aria (tenore) – Sanfte soll mein Todeskummer…
08 VIII. Recitativo (soprano, alto) – Indessen seufzen wir…
09 IX. Aria (alto) – Saget, saget mir geschwinde…
10 X. Recitativo (basso) – Wir sind erfreut…
11 XI. Chorus – Preis und Dank…
Ascension Oratorio. Lobet Gott in seinen Reichen, BWV 11
12 I. Chorus – Lobet Gott in seinen Reichen
13 II. Recitativo (tenore) – Der Herr Jesus hub seine Hände auf…
14 III. Recitativo (basso) – Ach, Jesu, ist dein Abschied schon so nah?…
15 IV. Aria (alto) – Ach, bleibe doch, mein liebstes Leben…
16 V. Recitativo (tenore) – Und ward aufgehaben zusehends…
17 VI. Choral – Nun liget alles unter dir…
18 VII. Recitativo (tenore, basso) – Und da sie ihm nachsahen… Recitativo (alto) – Ach ja! so komme bald zurück… Recitativo (tenore) – Sie aber beteten ihn an…
19 VIII. Aria (soprano)- Jesu, deine Gnadenblicke…
20 IX. Choral – Wenn soll es doch geschehen…
Patrick van Goethem, contra-tenor
Jan Kobow, tenor
Yukari Nonoshita, soprano
Chiyuki Urano, baixo
Bach Collegium Japan
Masaaki Suzuki, conductor
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 302 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 163 MB
Aproveite a oportunidade para ouvir boa música e refletir nas coisas mais altas e misteriosas da vida.
René Denon