Ludwig van Beethoven (1770-1827): Missa Solene, Op. 123

A Missa solemnis (Missa solene),  Op. 123, foi  composta no período entre 1819-1823. Foi estreada em 7 de abril de 1824 em São Petersburgo sob os auspícios de um patrono de Beethoven, o príncipe Nikolai Galitzin. Uma execução incompleta foi feita em Viena em 7 de maio do mesmo ano, quando o Kyrie, o Credo e o Agnus Dei foram dirigidos pelo compositor.

Gosto, mas não morro de amores por ela, que é geralmente considerada uma das obras supremas de Beethoven. Ela representaria Beethoven no apogeu da sua capacidade criativa, mas não tem a popularidade que gozam muitas das suas sinfonias e sonatas. Escrita ao mesmo tempo que a 9ª Sinfonia, é a segunda missa composta por Beethoven, sendo a outra a Missa em Dó Maior, Op. 86, obra menos admirada.

Só que Gardiner e sua turma fazem um trabalho tão bom que quase achamos tratar-se mesmo de uma obra-prima.

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Missa Solene, Op. 123

1. Kyrie 8:50
2. Gloria 16:26
3. Credo 17:29
4. Sanctus 15:17
5. Agnus Dei 13:40

Charlotte Margiono,
Catherine Robbin,
William Kendall,
Alastair Miles,
Elizabeth Wilcock,
Alastair Ross,
The Monteverdi Choir,
Orchestre Révolutionnaire et Romantique,
John Eliot Gardiner.

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PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Talvez por ter sido uma das primeiras Missas que eu tenha ouvido esta peça sempre me pareceu insuperável, ainda que eu tenha provado também as de Schubert, Haydn, Mozart e Bach, que não ficam muito atrás desta. Lembro com muita clareza das melodias das diversas partes e vez ou outra estou ouvindo-a. Essa versão do Gardiner me parece muito boa, como quase tudo que ele se dispõe a interpretar.

    Muito obrigado pela publicação.

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