Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Violin Concertos & Romances for Violin & Orchestra – Salvatore Accardo, Carlo Maria Giulini, La Scala Philharmonic Orchestra

img346Após alguns dias do computador de casa e de meu acervo resolvi fuçar meus HDs externos e encontrei esta excelente gravação com um timaço de italianos tocando Beethoven: duas lendas, na verdade,  o  violinista Salvatore Accardo e o maestro italiano Carl o Maria Giulini regendo a Orquestra do teatro Scala de Milão, lá em 1994.

A maturidade desta dupla e seu profundo conhecimento da obra em si talvez explique a leitura que fazem do Concerto de Beethoven: tranquila, apaixonada, sem pressa … e muito romântica. Nada de arroubos virtuosísticos, de explosões emotivas, apenas uma sensibilidade muito aguçada, contando com a cumplicidade da excelente orquestra italiana. Accardo ainda é vivo, está com setenta e seis anos, enquanto que Carlo Maria Giulini infelizmente já nos deixou em 2005, com noventa e um anos de vida, muito bem vividos, diga-se de passagem.

O Concerto para Violino de Beethoven é uma obra única, em minha modesta opinião o melhor, mais belo e mais completo concerto para este instrumento já escrito, e provavelmente jamais será batido. Sim, eu sei, existe o Concerto de Brahms, que é páreo duro, cabeça a cabeça … mas isso é assunto para outro momento.

01. Concerto for Violin and Orchestra in D major,Op.61, I. Allegro ma non troppo
02. Concerto for Violin and Orchestra in D major,Op.61, II. Larghetto
03. Concerto for Violin and Orchestra in D major,Op.61, III. Rondo.  Allegro
04. Romance for Violin and Orchestra No.1 in D major,Op.40
05. Romance for Violin and Orchestra No.2 in F major,Op.50

Salvatore Accardo – Violin
La Scala Philharmonic Orchestra
Carlo Maria Giulini – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Deixe um comentário