Serguei Prokofiev (1891-1953) – Violin Concertos – Mintz, Abbado, CSO

A1c-yO4xp3L._SL1500_Eis uma tremenda gravação dos Concertos para Violino de Prokofiev. Gosto muito desse violinista, Shlomo Mintz, nosso colega Das Chucruten recém citou ele entre seus violinistas favoritos para o Concerto de Beethoven.

Com Prokofiev sua abordagem é mais suave, eu diria, que a de David Oistrakh, ou de Viktoria Mullova, para citar uma gravação mais recente. Ele tirou a tensão implícita na obra, mas ao mesmo tempo destacou exatamente este lado mais delicado, se podemos usar este termo. Lembro que Prokofiev tinha vinte e seis anos de idade quase a mesma idade de Mintz quando compôs o Concerto nº1, quase a mesma idade do solista nesta gravação.

Não tenho o que falar de Abbado nestes seus anos de Chicago. Impecáveis, como não poderia deixar de ser.

Então vamos ao que viemos.

Serguei Prokofiev (1891-1953) – Violin Concertos – Mintz, Abbado, CSO

1. Violin Concerto No. 1 in D major, Op. 19: I. Andantino
2. Violin Concerto No. 1 in D major, Op. 19: II. Scherzo. Vivacissimo
3. Violin Concerto No. 1 in D major, Op. 19: III. Finale. Moderato
4. Violin Concerto No. 2 in G minor, Op. 63: Allegro Moderato
5. Violin Concerto No. 2 in G minor, Op. 63: Andante Assai
6. Violin Concerto No. 2 in G minor, Op. 63: Allegro Ben Marcato

Shlomo Mintz – Violin
Chicago Symphony Orchestra
Claudio Abbado – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

4 comments / Add your comment below

  1. Eu sei que a intervenção que farei é atípica… Mas juro que não consegui pensar em um local melhor para sanar uma dúvida musical que me persegue:

    Por favor, alguém da equipe do PQP Bach, me digam qual é a música(“ma oe” rs) do Bach que toca nesta vinheta de abertura aqui! Nota: Preciso dizer que: se afirmo (de antemão) ser algo de Bach, é amparada não mais que por uma suposição estilística (baseada nos instintos de minha paixão por algumas BWV)… De modo que, me absolvam se cometo uma heresia musical rs

    ‘Apois'(conforme se diria aqui no meu Nordeste): se é do pai Bach de fato, digam-me qual é! Naturalmente mesmo que não o seja, se for possível reconhecer me contem de qual peça clássica se trata esse primoroso excerto. Se não for aqui, desconheço onde posso conseguir sanar essa curiosidade que me enreda — há um bom tempo, desejando ouvir essa peça na íntegra!

    https://www.youtube.com/watch?v=I4eQuR3h_tQ

      1. Nuss! Muito obrigada PQP Bach, cê salvou o meu dia! Eu sabia que este milagre da identificação, só poderia ocorrer aqui neste ‘templo sagrado’ rs.

        Já estou indo atrás de um registro com os irmãos Oistrakh que, pra mim, fizeram a gravação definitiva de minha BWV favorita (mais precisamente em seu segundo movimento, o Adágio): a 1042. Aliás, foi baseada nesse motivo melódico que reconheci a familiaridade Bachiana do excerto — me impressionei dele se tratar justamente do movimento seguinte à minha predileta 😮 Digamos que (em quase todos os concertos que aprecio): eu tenho uma queda inveterada pelos movimentos mais lentos (densos e dramáticos!)

        1. Não gosto muito dos Oistrakh neste concerto, mas é questão de gosto. Prefiro sempre o pessoal “historicamente informado”.

Deixe um comentário