Friedrich Gulda disse numa entrevista que queria morrer no dia do aniversário de seu compositor predileto, Mozart. Conseguiu o feito; e aparentemente sem provocá-lo! Morreu em 27 de janeiro de 2000. Mas este não é o maior milagre de Gulda. O pianista não era nada ortodoxo e demonstrava um enorme desprezo pelas autoridades da Academia de Viena e outras. Uma vez foi-lhe oferecido o prêmio “Beethoven Ring”, pelas suas interpretações do compositor, mas o prêmio foi recusado por Gulda. Além disso, ele gravou um disco de jazz com Chick Corea, escreveu um Prelúdio e Fuga em ritmo de jazz que foi interpertado por Emerson, Lake & Palmer, compôs Variações sobre Light My Fire, de The Doors. Também gravou standards do jazz no álbum As You Like It.
Mas nem só de estrepolias é feito o austríaco. Ele foi profe de Martha Argerich e Claudio Abbado e é com seu pupilo que realizou estas gravações seminais dos maiores concertos de Mozart. Eu concordo com a escolha. Quem não gostar dela que reclame nos comentários. Sera inútil mas pode ser divertido. Talvez eu me irrite se começarem a citar concertos mais jovens. Aliás, já estou ficando meio puto. Vão se fuder.
Mozart: Maiores Concertos para Piano
1. Concerto No.20 In D Minor, K 466 / Allegro
2. Concerto No.20 In D Minor, K 466 / Romance
3. Concerto No.20 In D Minor, K 466 / Rondo
4. Concerto No.21 In C Major, K.467 / Allegro
5. Concerto No.21 In C Major, K.467 / Andante
6. Concerto No.21 In C Major, K.467 / Allegro Vivace
7. Concerto No.25 In C Flat Major, K.503 / Allegro Maestoso
8. Concerto No.25 In C Flat Major, K.503 / Andante
9. Concerto No.25 In C Flat Major, K.503 / Allegretto
10. Concerto No.27 In B Flat Major, K.595 / Allegro
11. Concerto No.27 In B Flat Major, K.595 / Larghetto
12. Concerto No.27 In B Flat Major, K.595 / Allegro
Friedrich Gulda, Piano
Vienna Philharmonic Orchestra
Claudio Abbado, Conductor
PQP
E-X-T-R-A-O-R-D-I-N-Á-R-I-O ! – ! – !
MUITO OBRIGADO POR CADA OBRA DE ARTE DESDE O COMEÇO !!
PARABÉNS !!!!
Indo me foder ou não, sou muito mais os concertos 23 e 24 – principalmente o 24, talvez o maior de todos – dos que os 25 e 27. 🙂
Aonde mesmo que eu encontro o telefone do SAC?
Imperdivel really..Mozart’s complete piano sonatas with Gulda are more then imperdivel…unique!
And speaking about the composer Gulda,he has one of the nicest cello concertos I ever heard.Boa audicao!
Em minha modesta opinião, faltam os concertos nº17 e 18.
Eu não conheço de Mozart tanto assim para discordar; aliás, nem para concordar com a escolha. Mas é um belo repertório, sem dúvida. Quanto isso ninguém discute.
Em me gosto: 18, 20, 21 e 24.
Mas é claro que foi uma escolha valiosa a que fez para a gravação.
Totalmente excelente! Coincidentemente, baixei anteontem esses concertos com o Gulda no AvaxHome.. agora está baixando as sonatas de Beethoven.. para dar uma sapiada.. o Gulda ‘antigo’ era sensacional!
Para um futuro próximo, apenas como sugestão, há numa coleção da DG do Michelangeli de 8 CDs, uma gravação do Concerto n.5 de Beethoven com Michelangeli e Giulini.. é qualquer coisa absurda aquilo.. delírio total..
Há também um Concerto para piano do Alkan, com o Hamelin (não acho lá essas coisas) no piano, que achei bem interessante também..
Até!
Na verdade, não gosto é dos concertos < 14.
Como já estou fudido mesmo por causa das contas de janeiro, concordo que faltam os concertos 17 e 18. Mas, claro: Mozart é Mozart e Gulda é Gulda. EXCELENTE CD!
Muito bom este cd!!! Thanx PQP! Este blog é a maravilha das maravilhas, minha discoteca aumentou exponencialmente. Os meus favoritos são o 20 e o 21. Mas devo dizer que não me senti muito à vontade com o Gulda. Apesar dele ter algumas gravações de Mozart afiadíssimas, acho que estou acostumado com as gravações da Uchida (20) e do Brendel (21). E adoro a Ingrid Haebler. Alguém assitiu o “Conversa Noturna”, documentário sobre a Martha Argerich? O Gulda aparece… figuraço!!
O 21 é, de fato, uma explosão de sabor.
Coloquei o número 20 com o Immersel pra tocar e vim dar uma olhadinha aqui no PQP: nada mais nada menos do que o 20 entre os postados. Que intróito tem esse concerto! PQP!
É verdade.
Só o de número 20 já me bastaria para baixar o cd. Mozart compôs muitas dúzias de obras consideradas perfeitas, mas pra mim o Concerto Nº 20 está entre as 5 melhores de todo o seu repertório. Impossível ouvir sem me arrepiar! (A propósito, não tenho nenhuma interpretação em especial como referência deste Concerto.)
Meus preferidos são também os >20, principalmente o 20 e 21. Mas, dentre os <20, gosto muito do 9. Ele é diferente: desde a pequeníssima introdução do piano até o último movimento, com uma seção lenta intermediária. Apenas ele e o 22 possuem esta característica. Abraço a todos! E já ia me esquecendo: excelente postagem!
Muito bem lembrado. O Concerto 9 já é plenamente maduro e, mais, cheio de ideias inovadoras. E que música maravilhosa!
Fico pensando: e se Mozart tivesse vivido 89 anos?
A gente aqui discutindo: ‘porra, prefiro o concerto 472 ao 470’.
E se os papas da vanguarda tivessem morrido com a idade de Mozart? De quanta porcaria dos anos 50 e 60 teríamos nos poupado.
ótimo post. O concerto nº 20 foi uma das peças que me fizeram gostar música erudita, e principalmente, Mozart. No meu particular top3 dos concertos p/ piano do Wolfgang estariam o 20, 23 e 24. Sempre achei o 26 meio supervalorizado, e o 25 subvalorizado. Muito bom ve-lo por aqui.
Tenho o dvd do Gulda regendo e tocando o 20 e o 26, e um mês depois de ter comprado, o filho dele, Paul Gulda veio a Curitiba e interpretou o 20 e o 26 também. Muito curioso. Foi muito bom o concerto, mas não sei se há uma gravação do Paul Gulda.
O concerto n.20 é perfeito e não trivial nota por nota. Era o preferido de Beethoven também.
Ótimo, mas nao entendi porque nao houve a inclusao do 23.
Juro que ouvi essa seleçao com carinho e livre de preconceitos… mas nao da. Mozart me soa muito banal, de uma trivialidade incrivel. Alguem sofre com o mesmo problema? Ate agora so o Requiem e a Missa em Do Menor me atrairam… Alguma sugestao para o meu problema, Mozartianos?
“Mozart me soa muito banal, de uma trivialidade incrivel.”
Nossa, até engasguei agora…eu te recomendaria ouvir “Uma brincadeira musical” (“musical joke”), onde você percebe acordes dissonantes e (alguns) atonais (seria Mozart “precursor” ou “pioneiro” no atonalismo?), coisa que seria vista novamente em apenas 100 anos depois.
É uma música feita de propósito assim para caçoar e zombar os maus compositores da época. Mozart mostra nessa obra todo seu caráter cômico, como em seus divertimentos.
Eu cheguei a sentir sensação de risada com o último movimento “Presto”.
Eita, esqueci do Quarteto das dissonancias… Esse prendeu minha atençao… cheguei ate a metade do terceiro movimento!
Eu adoro o concerto nº 20. Fico desmunhecando quando ouço. Não sei o porquê. Ui!
É, também concordo que os concertos a partir do número 20 são os melhores. Só não sou muito do 25, no lugar dele teria que ter o 24, o mais trágico de todos. E, talvez, o 23 no lugar do 27, embora este também seja imenso. E, se fosse o 22, também não seria injusto.
Só que o CD não é dos maiores (greatest) concertos, mas sim de grandes (great) concertos.
Estou ouvindo. Muito Bom….Seguindo teu conselho, chamei uma criatura para se foder comigo. Chupa essa.
Sim Igor, PQP estava sem óculos e leu mal o título, haha. Pelo menos deu o que falar nos comentários desde 2010.
nao vou discutir aqui os concertos; sou louco por todos eles. realmente – in my humble opinion – os concertos de mozart par lui même, começam a partir do numero 18, que acho ser o momento em que os concertos deixam de ser concertos para cravo, tornando-se para pianoforte. a questão como disse antes, não é a dos concertos dessa gravação, mas a interpretação de gulda. realmente nao sou fã dele. acho-o um virtuose, sem duvida, mas o que me incomoda nele é o fato de não ter, digamos, uma linha constante em suas interpretações,nao troco, por exemplo, a celestial interpretaçao de rosalyn tureck do das wohl temperierte klavier pela de gulda, nem por ouro de aragão!!! não gosto do bach de gulda. quanto a mozart, tomo a liberdade de indicar os concertos com clara haskil, rudolf serkin, geza anda e andras schiff. para mim, muito mais profundos do que gulda. quanto à preferencia pessoal, tenho paixão pelo concerto no. 26, da coroação.
O 20 é do caralho, putaquepariu!
Indo ou não me fuder (como solenemente começava um colega acima), não posso deixar de citar os de n.9 e 17, muito, muito, muito acima do 21, do 26 e do 27. E para uma gravação fantástica do 20 (que alguém pediu), sugiro do Schoonderwoerd. E obrigado pela postagem dessa dupla Gulda-Abbado!
PQPBach!!!!!
O concerto 20 é estupendo! Os outros também. Na minha ordem de escolha, 20, 21, 27 e 25. Vejam bem… Minha ordem. Gosto é gosto e não se discute.
E para finalizar, somente um sonoro e encriptado…
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Se para meio entendedor, meia palavra basta, imaginem muitas!!!!
Concerto No.21 In C Major, K.467 / II. Andante, adoro esse movimento, lembro do chile, incrivelmente o informe do tempo do noticiario central é entregue ouvindo-se esse movimento. alem mais, quando era moleque, o começo do informe do tempo significava que ja estava na hora demais de se ir a dormir. se é o melhor?FODA-SE! : o Concerto No.21 In C Major, K.467 é disparado meu favorito…
IM-PER-DÍ-VEL !!!
Tienes razón P.Q.P.Bach..!!
Realmente estos 2 CD’s son absolutamente geniales
y cómo tú, muy bien dices: IMPERDIBLES.-
Mil Gracias, saludo cordial.-
O conjunto dos concertos de Mozart é maravilhoso, eu os ouço pela menos uma vez por semana, uns 4 ou cinco por audição.Seriam as obras que levaria para uma ilha deserta, gosto muito do 9, do 19, 22, 23 e 24,além dos muitíssimos conhecidos 20,21 e 27.Dos grandes concertos,do 15 em diante,todos perfeitos, cada uma a sua maneira, com suas própria soluções e virtudes.São obras que quanto mais as ouço,mais tenho vontade de ouvir.