Postado originalmente em 15 de fevereiro de 2008.
É interessante como Hindemith colocou-se frente à música de sua época. Depois de uma infância de menino superdotado e de um início de carreira com agudo senso de provocação – revolucionário mesmo -, o compositor sentiu necessidade de ordem e, ao mesmo tempo que Stravinski mergulhava em partituras de Pergolesi, ele fazia sua virada estilística estudando J.S. Bach e Händel. As duas primeiras obras deste CD são do primeiro período e a terceira é de depois da virada. Este “passo atrás” foi acompanhado de um coro de críticas ao seu “neobarroquismo”, porém suas Kammermusik fizeram indesmentível sucesso (já postamos algumas em nosso PQP) e… são concertos de câmara para diversos instrumentos solistas dentro da estrutura dos Concertos de Brandenburgo. O enfant terrible do passado institucionalizou-se. Ao final de sua vida, Hindemith escreveu um Ludus Tonalis, espécie de Cravo bem temperado moderno. De certo modo, seu retorno a Bach foi sem volta… Mas é justamente sua polifonia e barroquismo que me agradam.
Este CD não chega a ser uma obra-prima, mas também não é decepcionante.
Paul Hindemith – Obras para Violoncelo e Piano
Three Pieces for Cello and Piano, Op. 8 (1917)
1. Capriccio In A Major
2. Phantasiestuck
3. Scherzo
Sonata for Cello and Piano, Op. 11 no 3 (1919)
4. 1st Movement
5. 2nd Movement
Sonata for Cello and Piano (1948)
6. I. Pastorale
7. II. Moderately Fast
8. III. Passacaglia
Emil Klein (Cello)
Wolfgang Manz (Piano)
Postado pelo PQP. Restaurado pelo Carlinus
(P.Q.P. Bach escreve: aprovo o comentário, apesar de que este CD já foi postado por aqui em jazz.)
Caros,
The Modern Jazz Quartet: Blues on Bach
Citat:
This album has an interesting concept, alternating four original blues with five adaptations of melodies from classical worksby Bach. The Modern Jazz Quartet had long been quite adept in both areas, and despite a certain lack of variety on this set (alternating back and forth between the two styles somewhat predictably), the music is largely enjoyable. Vibraphonist Milt Jackson, pianist John Lewis (doubling here on harpsichord), bassist Percy Heath, and drummer Connie Kay were still all very much in their musical prime during the 21st year of the MJQ’s existence. ~ Scott Yanow, All Music Guide.
1_Regret?
2_Blues In B Flat
3_Rise Up In The Morning
4_Blues In A Minor
5_Precious Joy
6_Blues In C Minor
7_Don’t Stop This Train
8_Blues in H (B)
9_Tears From The Children
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Oba! (2)
Muito bom; dessa vez, o texto fez particularmente justiça ao apelo do compositor.
🙂