Enquanto digito estas palavras ouço este CD maravilhoso, repleto daquelas peças que nos marcam. Devo dizer que todas as obras que estão neste post fazem parte da minha caminhada como apreciador de música clássica. Tinha essas gravações em fita K-7. Ouvi tanto que as fitas estão imprestáveis. Ressalto, por exemplo, a Rapsódia Romena No. 1 de Enescu e o Moldávia de Smetana, peças de uma beleza singular. Nos tempos da fita K-7 eu ouvia, repetia, voltava a fita e ouvia mais uma vez. Outro aspecto importante desse registro é a presença inominável de Leopold Stokowski, um dos maiores regentes do século XX. Ou seja, é um CD para se ouvir várias vezes, inquestionavelmente. Não deixe de fazê-lo. Boa apreciação!
Franz Liszt (1811-1886) – Hungarian Rhapsody No.2 in C-Sharp Minor
01. Hungarian Rhapsody No.2 in C-Sharp Minor
George Enescu (1881-1955) – Roumanian Rhapsody No.1 in A, Op.11
02. Roumanian Rhapsody No.1 in A, Op.11
Bedrich Smetana (1824-1884) –
The Moldau
03. The Moldau
The Bartered Bride: Overture
04. The Bartered Bride: Overture
RCA Victor Symphony
Leopold Stokowski, regente
Richard Wagner (1813-1883)
Tannhauser · Overture and Venusberg Music
05. Tannhauser · Overture and Venusberg Music
Tristan und Isolde · Prelude to Act III
06. Tristan und Isolde · Prelude to Act III
Symphony of the Air
Leopold Stokowski, regente
Carlinus
Caracas, que coincidência! Baixei esse disco nesses dias… é que ando meio encafifado com duas versões da minha amada Rapsódia Húngara Nº 2 (alguém já ouviu falar em versão cigana?). Mesmo sendo meio batida por causa da grande popularidade, esta rapsódia é não só a minha predileta, como a peça que mais gosto de Liszt, e sempre a escuto mais de uma vez por dia, com a mesma paixão de sempre. Nessas pesquisas, acabei baixando um torrent muito interessante e raro, chamado Liszt Package, que tem duas versões orquestrais para as “seis primeiras” rapsódias e as 19 rapsódias originais para piano com o Szidon, além de outras peças importantes. Eu já andava buscando, há um certo, versões orquestrais das rapsódias, mas sua postagem das versões para piano com o Cziffra, fez-me intensificar as pesquisas. Consegui as versões orquestrais de 1 a 6 com o Fischer, Masur, Boskowski e Dorati, mas ainda não me dei por satisfeito, pois quero encontrar ainda com o Mehta e uma da Naxos com um tal de Fagen. Achei também 3 rapsódias com o Karajan, mas acho que ele deve ter gravado as 6. Brevemente estarei postando alguma das versões orquestrais que consegui. Valeu Carlinus, um abraço!
Carlinus, desculpa invadir sua postagem para comentar a respeito de outra coisa, mas eu só queria dizer que segui seu conselho, mandei um comentário para o PQP Bach e FUI ATENDIDO!!! Imagine minha surpresa ao acessar o blog as 6h e 35 da manhã de hoje e ver o Cravo Bem Temperado postado novamente!!! Valeu pela ajuda!!!
Olá, excelente postagem. Eu tenho um LP destas obras de
Wagner regida pelo Stokowski. Foi digitalizado por mim há um tempo atrás. Eu não consigo ouvir o “Prelúdio ato III do Tristão e Isolda” sem ouvir a faixa seguinte que é a “Entrada dos Deuses no Valhala”.
Eis aí esta faixa para os que quiserem apreciar:
http://www.megaupload.com/?d=RGQ5O5DK
S
De nada, grande Marcelo. Espero pelos seus posts, já que gosto bastante da seriedade crepuscular, quase que fúnebre, da Rapsódia no. 2. Preciso ainda ouvir bastante a obra de Liszt. Acho-o demasiado extravagante. Aguardo o resultado de suas pesquisas.
Raphael, sinta-se à vontade para comentar. Olhe, rapaz, PQP não é muito de fazer isso. Acontece que estes dias ele anda bastante amistoso. Deve ser a Copa do Mundo. Apesar de ser um dos filhos de Bach, o homem tem uma verve alemã bastante extravagante, o que o torna, dependendo da estação, em alguém para pouca conversa. Mas que bom que ele atendeu o seu pedido.
Sergio, de fato, o complemento é interessante – apesar de não gostar dos dramas musicais de Wagner. O disco do Stokowski é excelente, como você mesmo falou. Vale a pena ser baixado.
Abraços a todos!
Olá,
Olhando o seu Blog vejo que não está postado o poema sinfônico de Smetana “Má Vlast”. Aparece apenas “O Moldávia”,
parte deste maravilhoso poema.
Se houver interesse, eu tenho o CD do poema inteiro, regido pelo maestro Rafael Kubelik. Se quiserem postar, para que e-mail mando o link ?
Abraços
S
Sergio, é verdade. Esse CD sugerido por você está separado para ser postado. Outro dia o camarada Ranulfus me enviou os links. Todavia, a falta de tempo e a demanda têm impedido que eu poste. Agradeço pela sua observação.
Abraços!
Carlinus, tenho uma gravação do Harnoncourt para essa obra do Smetana. Penso em postar neste final de semana, mas se quiseres botar o Kubelik, vá em frente. Sempre é bom ter mais de uma opção, e essa gravação do Kubelik é referência.
FDP, pode postar o Harnoncourt. Quando se trata desse regente a coisa deve ser feita rapidamente. Não sei quando postarei a minha versão.
Abraços!
Pois é, na verdade já tenho esse cd do Harnoncourt há pelo menos uns dois anos, e por algum motivo ainda não postei. Posso estar enganado, mas acho que a saudosa Clara Schumann já tinha postado essa obra do Smetana. Mas todos sabem o que houve com as postagens dela..
Oi,
Por via das dúvidas, aí vai o link da “Má Vlast”, regida pelo
Kubelik:
http://www.megaupload.com/?d=YS5G67E0
Abrs
S
Sérgio, obrigado. Baixei. Depois que você disponibilizou o link, acredito que não seja mais necessário postar. A versão é maravilhosa. Brincadeira.
FDP, está com projetos de postar o “Ma Vlast” de Smetana. Ele possui algumas versões interessantes. Acredito que ele esteja procurando uma boa versão. Em alguns dias ele postará.
Abraços, Sérgio.
Mais uma vez: Obrigado!
Oi, Foi um prazer
Só para lembrar: este link expira em 25 dias, já que sou cliente “anônimo” do Megaupload
Abrs
S