Truffaut criou a categoria dos Grandes Filmes Doentes. A definição desta categoria está no parágrafo a seguir. Na minha opinião, ela serve à Paixão Segundo São João, nitidamente inferior à São Mateus, mas preferida por mim e outros. Na explicação de Truffaut, troquei as palavras relativas ao cinema por outras relativas à música. Por exemplo, troquei filme por obra ou música, diretor por compositor, cinefilia por melofilia, etc. Com a palavra criminosamente alterada, deixo-vos com François Truffaut:
“Abro um parêntese para definir rapidamente o que chamo de uma “grande obra doente”. Não é senão um obra-prima abortada, um empreendimento ambicioso que sofreu erros de percurso. Esta noção só pode aplicar-se, evidentemente, a compositores muito bons, àqueles que, em outras circunstâncias, demonstraram que podem atingir a perfeição. Um certo grau de melofilia encoraja, por vezes, a preferir, na obra de um compositor, sua grande música doente à sua obra-prima incontestada. Se se aceita a idéia de que a perfeição chega, na maior parte das vezes, a dissimular as intenções, admitir-se-á que as grandes músicas doentes deixam transparecer mais cruamente sua razão de ser. Diria, enfim, que a “grande música doente” sofre geralmente de um extravasamento de sinceridade, o que paradoxalmente a torna mais clara para os aficionados e mais obscura para o público, levado a engolir misturas cuja dosagem privilegia o ardil de preferência à confissão direta.”
Johann Sebastian Bach (1685-1750) – A Paixão Segundo João, BWV 245
Composer: Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Performers: Kirkby, Emma (Soprano), van Evera, Emily (Soprano), Iconomou, Panito (Alto), Covey-Crump, Rogers (Tenor), Thomas, David (Bass), Bonner, Tessa (Soprano), Fliegner, Christian (Boy Soprano), Gunther, Christian (Boy Soprano), Trevor, Caroline (Alto), Roberts, Nicholas (Tenor), Tusa, Andrew (Tenor), Charlesworth, Stephen (Bass), Grant, Simon (Bass), Daniels, Charles [Classical] (Tenor), Kooy, Peter (Bass), Tubb, Evelyn (Soprano), Cable, Margaret (Alto), Jochens, Wilfried (Tenor)
Orchestras/Ensembles: Taverner Consort, Taverner Players, Tolz Boys Choir Members
Regência: Andrew Parrot
Disc: 1
1. No.1 Herr, Unser Herscher
2. No.2a Jesus Ging Mit Seinen Jungern/No.2b Jesum Von Nazareth/No.2c Jesus Spricht Zu Ihnen/No.2d Jesum Von Nazareth/No.2e Jesus Antwortet
3. No.3 O GroBe Lieb
4. No.4 Auf Dass Das Wort Erfullet Wurde
5. No.5 Dein Will Gescheh, Herr Gott, Zugleich
6. No.6 Die Schar Aber Und Der Oberhauptmann
7. No. 7 Von Den Stricken Meiner Sunden
8. No.8 Simon Petrus Aber Folgte Jesum Nach
9. No.9 Ich Folge Dir Gleichfalls
10. No.10 Derselbige Junger War Dem hohenpriester Bekannt
11. No.11 Wer Hat Dich So Geschlagen
12. No.12a Und Hannas Sandte Ihn Gebunden/No.12b Bist Du Nicht Seiner Junger Einer?/No.12c Er Leugnete Aber Und Sprach
13. No.13 Ach, Mein Sinn
14. No.14 Petrus, Der Nicht Denkt Zuruck
BAIXE AQUI O CD1 – DOWNLOAD CD1 HERE
Disc: 2
1. No.15 Christus, Der Uns Selig Macht
2. No.16a Da Fuhreten Sie Jesum/No.16b Ware Dieser Nicht Ein Ubeltater/No.16c Da Sprach Pilatus Zu Ihnen/No.16d Wir Durfen Niemand Toten/No.16e Auf Dass Erfullet Wurde
3. No.17 Ach, GroBer Konig
4. No.18a Da Sprach Pilatus Zu Ihm/No.18b Nicht Siesen, Sondern Barrabam/No.18c Barrabas Aber War Ein Morder
5. No.19 Betrachte, Meine Seel
6. No.20 Mein Jesu, Ach!
7. No.21a Und Die Kriegsknechte Flochten/No.21b Sei GegruBet, Lieber Judenkonig!/No.21c Und Gaben Ihm Backenstreiche/No.21d Kreuzige, Kreuzige!/No.21e Pilatus Sprach Zu Ihnen/No.21f Wir Haben Ein Gestez/No.21g Da Pilatus Das Wort Horete
8. No.22 Durch Dein Gefangnis, Gottes Sohn
9. No.23a Die Juden Aber Schrien/No.23b Lassest Du Diesen Los/No.23c Da Pilatus Das Wort Horete/No.23d Weg, Weg Mit Dem/No.23e Spricht Pilatus Zu Ihnen/No.23f Wir Haben Keinen Konig/No.23g Da Uberantwortete Er Ihn
10. No.24 Eilt, Ihr Angefocht’nen Seelen
11. No.25a Allda Kreuzigten Sie Ihn/No.25b Schreibe Nicht: Der Juden Konig/No.25c Pilatus Antwortet
12. No.26 In Meines Herzens Grunde
13. No.27a Die Kriegsknechte Aber/No.27b Lasset Uns Den Night Zerteilen/No.27c Auf Dass Erfullet Wurde Die Schrift
14. No.28 Er Nahm Alles Wohl In Acht
15. No.29 Und Von Stund An Nahm Sie
16. No.30 Es Ist Vollbracht
17. No.31 Und Neigte Das Haupt Und Verschied
18. No.32 Mein Teurer Heiland
19. No.33 Und Siehe Da, Der Vorhang Im Tempel Zerriss
20. No.34 Mein Herz, In Dem Die Ganze Welt
21. No.35 ZerflieBe, Mein Herze
22. No.36 Die Juden Aber, Dieweil Es Der Rusttag War
23. No.37 O Hilf, Christe, Gottes Sohn
24. No.38 Darnach Bat Pilatum Joseph Von Arimathia
25. No.39 Ruht Wohl, Ihr Heiligen Gebeine
26. No.40 Ach Herr, Lass Dein’ Lieb’ Englelein
BAIXE AQUI O CD2 – DOWNLOAD CD2 HERE
PQP
Olhe eu aqui, no pé da conversa, sô.Mina de ouro mesmo!Abraço
Olá P.Q.P. Bach!Gosto muito do seu pai e estou adorando o seu blog.Baixei o Pergolesi hoje, logo cedo, e aproveitei o feriado em minha cidade para apreciar com calma.Só não consegui baixar as oito estações.Abraço
Tentei de novo e agora estou conseguindo baixar as 8 estações. 🙂
Olá!!! Conheci seu blog pelo blog do Falsário, estava maluca atrás desta Paixão de S. João!!! Aliás, antes de mais nada, parabéns pelo excelente blog!!!
Queria somente dizer que o link do Rapidshare para a segunda parte da “Paixão” não está funcionando… =(
Obrigada, e parabéns mais uma vez!
PQP
por que o silêncio?
Cravinhos
Ora, porque raramente abro os e-mails de meu alter ego! Vou lá!
PQP, não há que se fazer comparações entre as paixoes de Bach. Não necessita. A cada época uma nos envolve, a seu próprio modo e nos permite o êxtase. O que destaco sao os recitativos da de São João que acho mais densos. Quando é narrada a morte de Cristo, quase morremos juntos. Aquilo é a perfeição de Bach. Acostumado com a versão de Gardiner, postarei depois para dizer da impressão que terei de Parrot. E quanto às missas de Si Menor? Acabaram suas versões?
Prefiro mais a Paixão Segundo S. Mateus.Esta é muito abstrata ,gnóstica, como o próprio Evangelho esotérico de S.João.Essa vou até deixar para escutar em Novembro,pois a minha alma ,em meio aos dias nublados e chuvosos desse mês aqui em Braslia,pode entrar em “sintonia metafísica” com essa obra prima…no crepúsculo…
Por falar em Obras religiosas, voc~es não tem como postar(será inédito dentre muitas comunidades!) o oratório “Cristo no Monte as Oliveiras” do Mestre Ludwig Van Beethoven? Essa peça captura a mesma angústia da “Paixão Doente”.Se tiverem, valeu…
Bruno, logo, logo, postarei essa obra. Pode esperar, que ela virá.
Esperarei pois ja comecei a rezar e jejuar muito antes de eu tê-la às mãos.Valeu!!!
É uma grande obra, do nível da paixão segundo São Matheus,Cantatas, Missa em si menor; é uma obra prima abortada? uma paixão doente? nada disso, uma obra de arte é mais adequado!
Oh, seu PQP, o link morreu. Tem que ser notificado novamente, que é agora uma novidade do Rapidshare. Aliás, ô serviço marvado esse Rapidshare!
Cara, seria muito pedir por outra repostagem (dessa e da paixão segundo S. Mateus)? rs
É que o Milton Ribeiro recomendou demais, me deixou curioso.
De resto, tenho pego muita coisa recentemente aqui. Formidável o seu material, obrigado.
Pessoalmente, eu prefiro a versão do Eugen Jochum, de todas que eu ouvi é a de longe a melhor. Contudo, vou conferir essa!
Abraços
Olá. Esta obra deve estar ótima nessa interpretação, porém o link não funciona. É possível repostar? Obrigado!
Olá. O link não funciona mais. Se for possível repostar agradeço muito. Abraço.