Leos Janáček, Cartas Íntimas / Béla Bartók, Contrastes / Arvo Pärt, Missa de Berlim – Harmonia Mundi – 50 years of music exploration – CD 29 de 29

Um CD absolutamente notável fecha a coleção comemorativa da Harmonia Mundi.

Janácek, escreveu aos 73 anos (!) seu segundo Quarteto de Cordas para uma mulher. A dedicatória é a seguinte:

– Aqui pude encontrar lugar para colocar minhas mais belas melodias. Exprimirão o medo que sinto de você.

Cartas Íntimas é efetivamente um obra prima e uma de minhas mais antigas preferências. Eu a ouvia na esplêndida Rádio da UFRGS nos anos 70. O Melos Quartett realiza belíssima interpretação.

Depois temos Contrastes, de Bartók, que consegue ser ainda melhor. Em 1938, Bartók recebeu, por intermédio do violinista húngaro József Szigeti, um pedido de Benny Goodman, conhecido clarinetista de jazz, para compor uma peça para clarinete, violino e piano. Assim surgiu Contrastes, partitura de uma complexidade extrema que atemorizou desde logo Goodman (“Vou precisar de três mãos para a tocar, senhor Bartók!”). Estreou-se em Janeiro de 1939, em Nova Iorque, com interpretação de József Szigeti, Benny Goodman e o pianista Endre Petri. (*) Goodman tirou de letra.

Não vejo (ou ouço) grande coisa na peça de Pärt, talvez seja problema meu. Sua música estática e extática me irrita um pouco.

Obrigatório pelas duas primeiras peças!

MAIS UMA SÉRIE TERMINADA!

CD 29

Quatuor à cordes n°2 “Lettres intimes” – Leos Janáček 25’44
1. Andante. Con Moto. Allegro
2. Adagio. Vivace
3. Moderato. Andante. Adagio
4. Allegro. Andante. Adagio
Melos Quartett

Contrastes pour violon, clarinette et piano – Béla Bartók 17’15
5. No.1 Verbunkos
6. No.2 Piheno
7. No.3 Sebes
Ensemble Walter Boeykens

Berliner Messe – Arvo Pärt 23’20
8. Kyrie
9. Gloria
10. First Alleluia Verse
11. Second Alleluia Verse
12. Veni Sancte Spiritus
13. Credo
14. Sanctus
15. Agnus Dei
Theatre of Voices
Christopher Bowers-Broadbent, organ
Paul Hillier

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

(*) Detalhes retirados daqui.

16 comments / Add your comment below

  1. A musa de Janacek foi a jovem Kamila Stösslová, pela qual ele se apaixonou aos 62 anos, em 1917. Ela tinha 26 anos* e, com exceção de Janufa, todas as obras-primas de Janacek** foram inspiradas por esse tórrido romance platônico, correspondido apenas por carta (mais de 700) e que durou até a morte do compositor.

    * Ambos eram casados. Ela tivera um filho naquele ano e ele houvera traído a mulher com uma cantora um ano antes, o que motivou a esposa do compositor a tentar sucídio.

    ** O referido quarteto, a Missa Glagolítica, a Sinfonietta, a ópera O diário de um desaparecido, fora as protagonistas de outras três óperas.

  2. Por sinal, gostaria de pedir permissão para postar a Missa Glagolítica (caso nenhum dos manos esteja com ela “no gatilho”), pois é obra fundamental da música tcheca no século XX.

  3. Peço licença para informar que o problema da postagem dos cds 8, 9 e 10 dos Concertos de Mozart com o Immerseel já está corrigido, e os links devidamente recolocados. Ainda não entendi o que aconteceu, pois uma parte do texto simplesmente se apagou.
    Ciço, tenho uma belíssima versão da Missa Glagolítica com o Rudolf Kempe, mas pode se sentir a vontade para postar.

  4. Ah, não, FDP. Sem prob. É que fui ver no arquivo do blog e ainda não tínhamos postado a Missa, aí pensei que ninguém a tivesse. Vou aguardar sua postagem e contribuir só com comentários.

  5. “Glagolítica”: Rattle é bacana, Kempe é legal, Kubelík é muito legal e Mackerras é absurdamente legal (e ainda por cima na versão original!). Qualquer escolha entre essas estará acertada.

  6. MIL GRACIAS POR LA BUENA MUSICA. ES FABULOSO ENCONTRAR UN SITIO COMO ESTE.
    OJALA SIGAN CONVIDANDONOS DE TODA ESTA BELLEZA
    GRACIAS DESDE MEXICO

    1. Enganei-me. Cheguei até a pedir a PQP pra fazer o reload, mas minha caixa é inédita no blog – Sacred Music. Confundi-me porque ela é da Harmonia Mundi também.

      Então preparem-se: daqui para maio ou junho comecei a postar, mas sem fazer comentários, devido a meu tempo.

Deixe uma resposta