Há algumas semanas atrás um leitor/ouvinte nosso pediu Claude Bolling. E imediatamente acendeu uma luzinha na cabeça de FDP Bach quando se lembrou das Suítes para Flauta e Piano Jazz Trio gravados por este grande pianista de jazz francês com ninguém mais ninguém menos que Jean-Pierre Rampal. Procurou incansavelmente em seu acervo, até que finalmente às localizou. E ao ouvi-las, novamente uma torrente de lembranças lhe veio à cabeça, dos tempos em que, entre os 17 e 20 anos, ouvia estes LPs incansavelmente, viajando através da imaginação pelas impressionantes composições de Bolling, com o sopro divino que emanava dos pulmões de Rampal. Até então não tinha ouvido nada parecido, uma fusão de estilos, um cross-over, um pianista de jazz, que já tinha tocado com todos os grandes mestres, como Oscar Peterson, ou até mesmo Duke Ellington, e um gênio da flauta, que até então nunca tinha se envolvido com jazz. O resultado, bem, o resultado é o que vocês irão ouvir. Considero estes dois cds duas pérolas da incrível capacidade técnica e artística destes dois músicos. Destaco três grandes momentos neste cd: a abertura, denominada “Baroque and Blue”, a magnífica “Sentimentale” e uma legítima aula de fuga bachiana, “Fugace”.
Claude Bolling Trio & Jean Pierre Rampal Suite nº 1 for Flute & Jazz piano
01 – Baroque And Blue
02 – Sentimentale
03 – Javanaise
04 – Fugace
05 – Irlandaise
06 – Versatile
07 – Veloce
Jean-Pierre Rampal – Flute
Claude Bolling Trio:
Claude Bolling – Piano
Max Hediguer – Bass
Marcel Sabiani – Drums
Muito bom, por acaso voces nao teriam a “art of flute” ?
Por falar em jazz…por onde anda Sr. Bluedog?!
Santíssimo FDP BAch!
Que disco estupendo!
Confesso que arrisco minhas notas na flauta e tenho predileção por esse instrumento, em especial em sua forma transversal.
E esse disco, a beleza de seus temas, o entrosamento perfeito entre o piano de Bolling e a flauta de Rampal, pelos céus!
Há um segundo cd, não?
Espero ansioso pela segunda rodada.
Um abraço!