Franz Joseph Haydn (1732-1809) – Symphonie nº 101, D- Dur, “Die Uhr”, Symphonie nº 102, B – Dur

Quase concluindo as postagens das últimas sinfonias de Haydn, eis a magnífica Sinfonia de º 101, conhecida como “O Relógio”. Magnífica em diversos aspectos, sua orquestração é riquíssima, e Haydn explora todos os recursos disponíveis da orquestra que tem em mãos. O segundo movimento, um andante, é brilhante em sua concepção, ao tentar reproduzir o andamento e o tique-taque de um relógio. Acompanha a também brilhante sinfonia de nº102.
Harnoncourt, em sua tradicional competência, dá um brilho extra à obra. Sendo descendente dos Habsburgs, talvez tenha se sentido na pele de seus antepassados, que dominaram a Europa durante séculos, e que também financiaram a carreira do próprio Haydn.

Franz Joseph Haydn (1732-1809) – Symphonie nº 101, D- Dur, “Die Uhr”, Symphonie nº 102, B – Dur

1 – Symphonie nº 101 D Dur “Die Uhr” – Adagio – Presto
2 – Symphonie nº 101 D Dur “Die Uhr” – Andante
3 – Symphonie nº 101 D Dur “Die Uhr” – Menuetto – Allegretto – Trio
4 – Symphonie nº 101 D Dur Die “Uhr” – Finale_Vivace
5 – Symphonie nº 102 B Dur – Largo – Vivace
6 – Symphonie nº 102 B Dur – Adagio
7 – Symphonie nº 102 B Dur – Menuetto – Aleretto – Trio
8 – Symphonie nº 102 B Dur – Finale – Presto

Concertgebouw Orchestra, Amsterdam
Nikolaus Harnoncourt – Dirigent

BAIXE AQUI

5 comments / Add your comment below

  1. será q vcs não poderiam postar novamente as sinfonias 90, 91 e 93 de Haydn?é q da outra vez q postaram, elas estavam todas numa só faixa…

  2. A divisão de faixas dessa postagem tem um pequeno defeito: o terceiro movimento da Sinfonia No. 102 é um “Minueto & Trio”, ou seja, uma forma seccionada que fica em ABA. Pois bem…, a faixa 7 com este movimento vai de A até B (até a seção do chamado “Trio”), e, quando voltaria o A, ela simplesmente acaba e vai pra faixa 8!Mesmo assim não ficou faltando nada propriamente: a faixa 8 é que contém o final do terceiro movimento, seguido pelo quarto…[]’s.

Deixe uma resposta