Johann Sebastian Mastropiero (? – ?) – Obras de diversos períodos com Les Luthiers

Mastropiero é sem dúvida um dos compositores que motivam maiores polêmicas entre os musicólogos. Por exemplo, diversos autores divergem em sua data de nascimento. Seria um 7 de fevereiro, mas não concordam quanto a ano nem século. Do mesmo modo, há vários países que disputam sua nacionalidade. Tampouco se conhece a data de sua morte. Nem se esta verdadeiramente ocorreu.

Há também controvérsias sobre seu nome, pois ele também foi conhecido por Peter Illich, Wolfgang Amadeus, etc. A grande dispersão de dados biográficos sobre o mestre e as grandes lacunas existentes acerca de determinados períodos de sua vida, fazem com que seja muito difícil escrever uma biografia minimamente completa.

Há 40 anos, o grupo argentino Les Luthiers dedica-se quase que com exclusividade à obra de Mastropiero. P.Q.P. Bach faz aqui um apanhado de onze obras mastropieranas, com destaque para as obras-primas Voglio entrare per la finestra, uma imensa ária para tenor, coro e orquestra e para a originalíssima e monumental Cantata Laxaton, dedicada a um produto medicinal ao qual o compositor estava especialmente agradecido. Há também a Vals del segundo e outras peças famosíssimas como El Rey Enamorado e Gloria hosana, that`s the question.

P.Q.P. Bach aproveita para avisar seus leitores/ouvintes que estará ausente entre os dias 15 e 23 de setembro pois irá a Buenos Aires com a finalidade de assistir ao espetáculo de comemoração dos 40 anos do Les Luthiers, entre outras cositas, claro.

Para quem não conhece o Les Luthiers, vejam aqui como não sabemos nada sobre nossos vizinhos. Os caras são pouco famosos…

Mais detalhes aqui, aqui ou com a Condessa Shortshot.

Coletânea de Mastropiero montada por P.Q.P. Bach, que os ouve há mais de 30 anos:

1. Voglio entrare per la finestra
2. Gloria hosana, that`s the question
3. Concierto grosso alla rustica
4. Quinteto de vientos
5. El Rey enamorado (*)
6. Vals del segundo
7. Payada de la vaca
8. Romanza escocesa sin palabras
9. El asesino misterioso
10. Una canción regia
11. Cantata Laxaton

(*) Que dedico à Meg.

BAIXE AQUI – DOWNLOAD

12 comments / Add your comment below

  1. Há uns dois anos pesquei da WEB várias peças avulsas dos Luthiers e compilei uma “Grande Antologia Mundial de Les Luthiers”, onde há várias peças do fenomenal Mastropiero. São muito bons os hermanos.

  2. Talvez em algum momento eu diga o quanto lembrei ontem daqui e da mais que importante e definitiva presença que é em nossas vidas contar com il P.Q.P.S.B!Li sobre os luthiers, dá para acreditar?pensei ainda, em tudo o que me resta atualmente, a não ser ouvir e ouvir e reouvir o que me retira do gloom dos dias..E talvez um dia eu até fale sobre o que isso reperesenta em nossas vidas.Mas por hoje, não.Deixem-me dizer objetivamente:J.S per oggi io non asciugherò “una furtiva lagrima”Uno “regalo” di *Re*!Veramente!Avanti!Baci per tuttiBuon viaggio

  3. Felicitaciones. Ya contaba con toda la colección de Les Luthiers y la disfruto mucho. Me causó mucha gracia ver a Johann Sebastian Mastropiero en la lista de grandes compositores.
    Saludos, hermano.

  4. Prezado PQP Bach,

    È com grande satisfação que descubro em seu blog esta singela homenagem ao insigne, sempiterno, Johann Sebastian Mastropiero.

    Sim, sempiterno. De que outra maneira adjetivar este que é o mais subestimado de todos os grandes compositores e, ao mesmo tempo, o maior e mais importante de todos eles???

    Seu blog, com esta simples mensagem, cumpriu sua missão de propagar boa música. Aqueles que ouvem a Cantata Laxaton não necessitam ouvir mais nada, nunca mais: todo o mistério da natureza humana nela se encontra sintetizado, sem perda de conteúdo.

    A purificação do corpo – e da alma – é o elemento-chave para a compreensão desta maravilhosa obra-prima, perante a qual se medem todas as outras.

    A humanidade, em coro, agradece este aporte a PQP Bach. O mundo está salvo, finalmente.

  5. Porra, cheguei ao site ontem e já encontrei Roberto de Regina e L’Agonie du Languedoc; hoje, les Luthiers e Mastropiero. É a terra prometida. Alguma coisa mais da série Reflexe da EMI ?

Deixe um comentário