Maurice Ravel – Daphnis et Chloé, Suite no. 2, Claude Debussy – Prélude à l’après-midi d’un faune, ‘La mer’ – Karajan, BPO

61sfYnq56WLO nosso querido Manoel comentou em uma recente postagem que não acreditava que aquele determinado disco tivesse sido gravado por homens (só para situa-los, trata-se do magnífico “Still Live” do Keith Jarrett Trio).
Peço então para ele ouvir o que os filarmônicos de Berlim fazem aqui nesta gravação de Ravel e Debussy, claro que sob o comando de seu Kaiser Karajan. Os anos entre 1959 e 1965 foram pródigos em históricos registros desta parceria. A lembrança mais óbvia seria a integral das sinfonias de Beethoven, gravadas em 1963, mas aqui temos um Debussy de arrepiar, em registro de 1964, principalmente o ‘Prélude à l’après-midi d’un faune‘, gravado exatamente naquela época.
Fui intimado dia destes por nosso mentor PQPBach a dedicar um bom tempo a postagens de Debussy, em razão das comemorações dos 100 anos de sua morte. Basta ver os últimos lançamentos para notarmos como as gravadoras estão se dedicando ao francês. Comentei então que iria sair do óbvio, deixar Boulez e Michelangeli um pouco de lado e procurar um lado B, ou seja, outros intérpretes tão bons quanto, porém não tão badalados.
Começo então com este primor de CD da gravadora Deutsche Grammophon, onde o imenso Herbert von Karajan consegue extrair da poderosa Filarmônica de Berlim uma das interpretações mais intensas e comoventes que já ouvi destas obras.
Desliguem seus celulares, acomodem-se em suas poltronas, abram uma garrafa de um bom vinho por que vem aí uma overdose de Claude Debussy.

01. Maurice Ravel  Daphnis et Chloé, suite no. 2
02. Claude Debussy  Prélude à l’après-midi d’un faune
03. Claude Debussy  ‘La mer’ I. De l’aube à midi sur la mer
04. Claude Debussy  ‘La mer’ II. Jeux de vagues
05. Claude Debussy  ‘La mer’ III. Dialogue du vent et de la mer

Berliner Phiharmoniker
Herbert von Karajan – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FDP

1 comment / Add your comment below

  1. Apesar de amaldiçoado aqui no Blog, Karajan mostra
    toda a técnica e sensibilidade que lhe são tão peculiares…(entschuldigen Sie mich).
    obrigado,FDPBach.

Deixe um comentário