Francisco Mignone (1897-1986) – Fantasia Brasileira nº 3, Leilão, Concertino para fagote, Música nº1

francisco-mignone-lp-promemus-1979-capaNão é caô nem história de malandro: o Rio de Janeiro deu ao Brasil e ao mundo algumas formas de música nunca ouvidas em outros lugares. Sem ignorar a importância do modernismo paulista de 22, dos ritmos do sertão, dos batuques baianos, meu palpite é que a elevada auto-estima dos cariocas nos impede de curvar-nos facilmente a influências de fora quando traduzidas porcamente. Não é por acaso que o sertanejo universitário, essa cópia barata de country americano, até hoje não fez sucesso no Rio. E falem o que quiserem do funk carioca, mas ele tem originalidade de sobra… Tom Zé vai além e diz que o funk é microtonal e liberta a música e a mulher de séculos de opressão (respectivamente pela escala diatônica e pelo conservadorismo sexual).

Corta para 1917, cem anos atrás: três gênios da música clássica andavam pelas ruas do Rio. Ernesto Nazareth, nascido na Rua do Bom Jardim (atual Marquês de Sapucaí, aquela dos desfiles do Carnaval), Villa-Lobos, nascido em Laranjeiras, não muito longe de onde então morava Machado de Assis, e Francisco Mignone, paulistano de nascimento e carioca por opção. Mignone foi grande admirador de Nazareth, inclusive há vídeos dele no Youtube falando de Nazareth e tocando suas obras. De Villa-Lobos imagino que a influência seja mais sobre a orquestração, com arroubos repentinos de puro som. Nas palavras de Almeida Prado: “é aquela coisa caótica amazônica de Villa-Lobos.” Mais música orquestral de Mignone pode ser encontrada em musicabrconcerto.blogspot.com.br

Fantasia Brasileira nº 3 foi estreada com Souza Lima ao piano em 1934. Ela tem uma alegria típica de Nazareth, contagiante, impressionante. A solista mostra grande afinidade com a linguagem de Mignone, mas pra mim o destaque é a orquestração, que dá aos temas tão brasileiros uma sonoridade exuberante. A orquestra, regida pelo compositor, não devia nada às nossas melhores orquestras de ontem e de hoje.

Música nº 1, composta em 1949, é do período atonal e menos nacionalista do compositor. Nos nomes dos dois movimentos, o portugês se alterna com o latim e o francês: I. Dificiles nugae (des bagatelles laborieuses), II. Tema com variações.

No Concertino para fagote e pequena orquestra, de 1957, Mignone volta aos temas nacionais e a influência de Nazareth e de Villa-Lobos se faz ouvir novamente: o fagote soa em alguns momentos como um solista numa roda de choro, essa invenção tão carioca.
O fagotista nesta gravação, Noel Devos, estreou a obra com Mignone regendo. Devos contou ao escritor Vasco Mariz: “Em 1957, Mignone ensaiava a OSB para um concerto e no intervalo me procurou: ‘Você quer tocar na sexta o meu Concertino para fagote e orquestra?’ Achei pouco o tempo para estudo mas disse-lhe que me passasse a partitura. ‘Ela está na minha cabeça, ainda não foi escrita, mas na segunda eu trago o 1º movimento, na quarta o 2º e na sexta o apresentamos’. Fiquei assustado e pensei comigo mesmo que se alguma coisa desse errado, eu suspenderia o concerto na véspera, E felizmente tudo deu certo.”

Leilão não tem a mesma alegria, por razões óbvias: é um balé com cenas em que famílias escravizadas eram vendidas e separadas pela maldade humana. Cito dois autores que divergem sobre Mignone.

Manuel Bandeira em 1955: “Como foi possível que Mignone, de sangue italiano, ‘com a serenata napolitana a ressoar nas cordas das veias’, como disse Mário de Andrade, nascido e criado em São Paulo de tão poucos negros, formado com mestre ítalo-francês, viesse a dar, mais que qualquer outro músico brasileiro, tamanha plenitude às vozes negras da nossa música?”

João Itiberê da Cunha comentando o balé Leilão em 1943: “nada de brasiliense, puro africanismo”…”mais para uso interno do que externo, por ser de propaganda muito contraproducente”, visto que suas danças “não são propriamente nacionalistas, porque de certo não somos africanos”.

Bandeira ainda é lembrado entre nossos grandes poetas, enquanto o racista da segunda citação virou nota de rodapé na História.

1. Fantasia Brasileira n.º 3 para piano e orquestra
Solista: Maria Josefina Mignone
2. Leilão, bailado
3. Concertino para fagote e orquestra (Suavemente – Bem movimentado – Alegre)
Solista: Noel Devos
4. Música n.º 1  (Dificiles nugae (des bagatelles laborieuses) – Tema com variações)
Francisco Mignone, regente
Maria Josefina Mignone, piano
Noel Devos, fagote
Orquestra Sinfônica da Rádio MEC

BAIXE AQUI (DOWNLOAD HERE) ou aqui (or here)

Em família: Mignone e Maria Josefina
Em família: Mignone e Maria Josefina

Pleyel
Dedico este post ao historiador, musicólogo, escritor e diplomata brasileiro (e carioca) Vasco Mariz (1921-1917), autor de importante livro sobre Mignone, entre diversas outras obras.

2 comments / Add your comment below

  1. Grande texto, grande texto!!

    Quanto à música, ainda preciso baixar e ouvir… mas desde já o texto me fez ver Mignone com outros olhos. Sempre tendi a vê-lo como o autor das Valsas de Esquina e não muito mais. Agora vejo que sem dúvida merecerá mais atenção que isso!

Deixe um comentário