IM-PER-DÍ-VEL !!!
Uma pena eu não ter meus alfarrábios aqui no escritório. Escrever sobre Schütz sem eles, confiando na Wiki e na rede? Nunca! Prefiro confiar na memória. Schütz escreveu três volumes de Symphoniæ Sacræ, o primeiro nos anos 20 do século XVII, o segundo anos 40 e o terceiro, que é de 1649, tenho certeza. Schütz nasceu cem anos antes de Bach e é o fundador da música alemã tanto no sentido de austeridade como no de sua abertura para o sol e a alegria meridionais. Refiro-me aos italianos, claro. Era um homem de seu tempo. A música era considerada ainda uma ciência e estava curiosamente fora das humanidades, sendo estudada como a matemática, a química, etc. Schütz, por revolucionário que fosse — e era! — utilizava modelos matemáticos em suas obras, mas era um erudito humanista que usava de liberalidades que criaram coisas tão maravilhosas como o Saul, Saul, was verfolgst du mich, SWV 415, música pela qual sou fascinado. Em comum com Bach, o luterano Schütz possuia a aspiração ecumênica dos crentes sinceros e procurava fugir do que era imposto pela religião alemã.
Aqui, pouco sol italiano brilha, o que se vê é a luz das catedrais do barroco. Mas não são catedrais vazias, são catedrais lotadas de povo e de apelos.
Álbum duplo de qualidade incomum, gravado só para variar pela Harmonia Mundi, vem com capa de libreto que são também arte.
Schütz: Symphoniæ Sacræ III
1. Der Herr ist mein Hirt SWV 398
2. Ich hebe meine Augen auf SWV 399
3. Wo der Herr nicht das Haus bauet SWV 400
4. Mein Sohn, warum hast du uns das getan SWV 401
5. O, Herr, hilf SWV 402
6. Siehe, es erschien der Engel des Herren SWV 403
7. Feget den alten Sauerteig aus SWV 404
8. O süßer Jesu Christ SWV 405
9. O Jesu süß, wer dein gedenkt SWV 406
10. Lasset uns doch den Herren, unsern Gott, loben SWV 407
11. Es ging ein Sämann aus SWV 408
12. Seid barmherzig SWV 409
13. Siehe, dieser wird gesetzt zu einem Fall SWV 410
14. Vater unser SWV 411
15. Siehe, wei fein und lieblich SWV 412
16. Hütet Euch SWV 413
17. Meister, wir wissen, dass du wahrhaftig bist SWV 414
18. Saul, Saul, was verfolgst du mich SWV 415
19. Herr, wie lang willst du mein so gar vergessen SWV 416
20. Komm heliger Geist, Herre Gott SWV 417
21. Nun danket alle Gott SWV 418
Johanna Koslowsky
Monika Mauch
Wilfried Jochens
Hans-Jorg Mammel
Stephan Schreckenberger
Wolf Matthias Friedrich
Cantus Cölln
Concerto Palatino
Konrad Junghänel
PQP
Estou louco pra baixar este Schütz, cara que conheço pouco AINDA. Parabéns pelo post e pelo estímulo a ouvirmos essa música excelente! A Harmonia Mundi gravou os outros dois volumes da Symphoniae Sacrae?
Boa tarde, PQP.
Saberias me dizer onde foi feita esta gravação? Se souber o nome da igreja ou do local, por favor mo diga.
Grato.
Guillaume: to direi, se souber.
Das Altewerk (os codinomes são cada vez mais doidos): olha, ontem dei de cara com uma gravação do Concerto Palatino e o resto da catrefa das Sacrae 1. A gravação era da Accent, creio. O Google te responde essa fácil.
Quem é o autor da pintura?
Coincidentemente ouço o OPUS ULTIMUM com Herreweghe e cia.
Mudando de assunto,
eu pergunto se o PQP ou alguém que freqüenta o blog tem notícias do FDP. Ele mora em Blumenau, e com o caos que se abateu naquela cidade e no vale do rio Itajaí muita gente lá está em dificuldades.
Aqui em Florianópolis não foram tão sérios os prejuizos se comparados com o vale do rio Itajaí e e o norte de Santa Catarina. Aqui no norte da ilha estamos parcialmente isolados dedido a uma queda de barreira na sc401 que liga o centro da cidade ao norte da ilha. Felizmente há uma rota alternativa por santo antonio de lisboa e cacupé.
Luciano
Luciano, agradeço a sua preocupação, estou ativo e online. A situação da cidade realmente é caótica. Não saio de casa desde sábado, mas aqui não tivemos maiores problemas, a não ser o fato de estar isolado, sem poder nem ir ao centro da cidade. E o problema maior não foi a água desta vez, e sim os deslizamentos de barrancos. Só aqui próximo de casa, na beira de uma rodovia federal, são seis ou sete desbarrancamentos. Infelizmente o número de mortes deve aumentar consideravelmente na medida em que a Defesa Civil for limpando estas áreas.
Luciano, eu tenho. Temos trocado e-mails e acabo de falar com ele pelo telefone. Ele te explicará, escrevendo aqui.
Ele e sua família estão bem. Moram em Blumenau, mas fora da zona urbana. FDP ainda não arriscou uma visita lá.
PQP, e FDP,
a preocupação que tive é por que em um comentário de um post faz alguns meses o FPD comentou que morava afastado do centro de Blumenau uns oito Km em num sítio. Bom, Blumenau é uma cidade cercada de morros e com a enchurrada, além da inundação do rio Itajaí-açu houve muitos desmoronamento das encostas na cidade. Outra coisa, a avó da minha esposa mora na cidade, ela tem 82 anos e mora sozinha na rua do teatro Carlos Gomes, e não conseguíamos contato com ela, pois a central telefônica estava em pane e mais da metade da cidade sem eletricidade e estava impossível ir para lá por via terrestre. Quando ela ligou para cá, disse que estava bem e que o rio teria que se elevar a 14 metros para chegar até onde mora.
Agora é retomar a vida aos poucos.
Abraços,
Luciano
Luciano,
Vou ao centro de Blumenau agora depois do almoço, e só então poderei ver o tamanho do estrago. Como comentei anteriormente, estavamos isolados, sem podermos sair de casa, principalmente devido aos deslizamentos de terra… Por sinal, vou passar perto do Teatro Carlos Gomes. Vi umas fotos que me entristeceram muito, principalmente ali na av. Beira Rio. Tudo tomado pela água. O meu bairro ficou totalmente embaixo dágua. Como moro em um sítio, fora da área urbana, até ficamos um tanto quanto preocupados, a água chegou perto, na verdade, nos isolou, mas não alcançou a casa. O máximo que nos aconteceu foi ficarmos sem telefone e sem eletricidade… com relação à agua, não tivemos maiores problemas, pois temos poço artesiano.
mas a vida continua..
Caros filhos de Bach…
serei apenas mais um pra falar q esse blog veio dos céus!!!
Elogios são insuficientes pra agradecer-lhes!!! Seu trabalho com BACH é digno de entrada no Paraíso!!!
gostaria de pedir, se possivel atender-me, algo com os Magnificats do Schütz!!!!
Oi pessoal,
Então, o link está quebrado 🙁
Fiquei na vontade, estou triste, vou ouvir A Banda Mais Bonita da Cidade para me alegrar…rsrsrsrs
Por favor atualizem os links do compositor Heinrich Schütz! Gosto muito dele e é um bom exemplo de compositor do começo do barroco!
Valeu a repostagem, PQP! Conheço pouco esse Schutz, e essa obra parece ótima. Deixo como comentário, nada sobre a obra: é assustadora a troca de mensagens da primeira postagem sobre a situação em Santa Catarina em 2008. Segundo comentário: também não confio nas informações de wiki e da rede, muitas vezes são falsas ou incompletas.
O Palisca fala muito bem dessa obra.
Obrigado pelo post.
Estupendo. Talvez austeridade, esplendor e celestialidade definam a obra de Schutz. Magnífico compositor.
Bom dia.
Sigo de joelhos aguardando essa pérola ser repostada, seu maravilhoso texto, sempre inspirador, me deixou curioso… Ah, e sou dos seus – não confio de jeito nenhum na internet mais do que na minha memória. Abraços.