Mudança de planos na última hora… minha promessa de postagem do Anel do Solti já era antiga, mas devido a um problema de ordem técnica, estarei postando a gravação do Anel dos Nibelungos na versão do Karajan. Excelente versão, diga-se de passagem, com solistas do porte de Dietrich Fischer-Dieskau, Gundula Janowitz, entre outros. Herr Karajan está em seu apogeu como diretor da Filarmônica de Berlim, em pleno 1968.
Mas vamos aos fatos.
Muito já foi discutido sobre qual destes ciclos é o melhor, Solti ou Karajan, e sou sincero quando afirmo que entre os dois, fico com ambos. Cada qual tem seus méritos, e eles se complementam. A versão de Solti, talvez por ter Windgassen, NIlsson, Flagstad, entre outros monstros sagrados do repertório wagneriano, talvez até leve uma certa vantagem.
Prefiro deixar os comentários sobre este a gravação desse ciclo com quem entende: o pessoal da comunidade orkutiana Richard Wagner Brasil, moderada pelo Velius. Trata-se de um tópico aberto exatamente sobre essa gravação. Aqui está o link para este tópico.
Irei postar uma ópera de cada vez. E começando pelo começo, com o perdão da redundância, temos “Das Rheingold”, ou traduzindo, “O Ouro do Reno”. O libreto traduzido para o português, além da sinopse de todo o ciclo, pode ser encontrado no link aqui, excepcional trabalho deste wagneriano fanático.
CD 1
01 Vorspiel
02 “Weia! Waga! Woge du Welle!”
03 He! He! Ihr Nicker! (Alberich, Woglinde, Flosshilde, Wellgunde)
04 “Garstig glatter glitschriger Glimmer!”
05 “Lugt, Schwestern! Die Weckerin lacht in den Grund”
06 Nur wer der Minne Macht entsagt
07 “Der Welt Erbe Gewänn’ ich zu eigen durch dich”
08 Haltet den Räuber! (Flosshilde, Wellgunde, Woglinde)
09 Einleitung 2. Szene
10 “Wotan! Gemahl! Erwache!”
11 So schirme sie jetzt (Fricka, Freia, Wotan)
12 “Sanft schloß Schlaf dein Aug’”
13 Was sagst du Ha, sinnst du Verrat (Fasolt, Fafner, Wotan)
14 Du da, folge uns!
15 “Endlich, Loge!”
16 “Immer ist Undank Loges Lohn!”
17 Ein Runenzauber zwingt das Gold zum Reif
18 “Hör’, Wotan, der Harrenden Wort!”
19 Schwester! Brüder! Rettet! Helft!
20 Wotan, Gemahl, unsel’ger Mann!
21 Verwandlungsmusik
22 “Hehe! hehe! hieher! hieher! Tückischer Zwerg!”
23 Nibelheim hier (Loge, Mime, Mime, Wotan)
24 Nehmt euch in acht! Alberich naht! (Mime, Wotan, Alberich, Loge)
CD 2
01. Zittre und zage, gezähmtes Heer
02. Die in linder Lüfte Wehn da oben ihr lebt
03. Ohe! Ohe! Schreckliche Schlange… (Loge, Wotan, Alberich)
04. Dort die Kröte! Greife sie rasch! (Loge, Alberich)
05. “Da, Vetter, sitze du fest!”
06. “Wohlan, die Nibelungen rief ich mir nah”
07. “Gezahlt hab’ ich”
08. Ist er gelöst (Loge, Wotan, Alberich)
09. “Lauschtest du seinem Liebesgruß”
10. Lieblichste Schwester, süßeste Lust! (Fricka, Fasolt, Wotan)
11. Gepflanzt sind die Pfähle nach Pfandes Maß
12. “Weiche, Wotan, weiche!”
13. Soll ich sorgen und fürchten
14. Halt, du Gieriger! Gönne mir auch was! (Fasolt, Fafner, Loge)
15. Nun blinzle nach Freias Blick
16. He da! He da! He do! Zu mir, du Gedüft! (Donner)
17. “Zur Burg führt die Brücke”
18. Abendlich strahlt der Sonne Auge (Wotan)
19. So grüß’ ich die Burg (Wotan, Fricka, Loge)
20. “Rheingold! Rheingold! Reines Gold!”
Dietrich Fischer-Dieskau
ZOltan Kelemen
Karl Ridderbusch
Josephine Veasey
Helen Donath
Edda Moser
Anna Reynolds
Berliner Philarmoniker
Herbert von Karajan – Conductor
CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDP
Já faz um tempo que não posto aqui (o que não significa que meus downloads tenham diminuído hehe), mas o início do Anel merece.
Fico muito satisfeito que esta promessa feita ainda no post do Tannhäuser esteja sendo cumprida. Não conheço muito Wagner, mas tenho muito interesse em conhecer. Admito que estava ansioso pelo ciclo do Solti, mas tenho certeza que Karajan deve ter feito um excelente trabalho.
Este blog é fantástico, como sempre foi. Pena que estou sofrendo com o firefox (eu acho que é o firefox), mas um dia tudo deve voltar ao normal.
Só queria deixar uma sugestão: no blog antigo sabíamos quem tinha postado o quê, mas neste não. Se possível, vocês poderiam “assinar” cada post? Por exemplo, apesar do amor que o PQP sente por Wagner, imagino que este post foi do FDP, correto?
Primeiramente gostaria de externar meus sinceros agradecimentos a todos os membros deste blog que enriquecem diariamente meu conhecimento e acervo musical.
Espero que estas postagens de óperas que FDP iniciou perdurem por muito tempo. E aproveitando o ensejo, gostaria de propor Lohengrin, Rienzi e óperas de Strauss.
Vida longa a este blog que tanto dissemina cultura, música e luz num mundo tão sufocado por mediocridades e modismos.
Obs(Para CDF):Mais Schoenberg seria fantástico (principalmente Gurrelieder)
É verdadeiramente extraordinário o que acontece neste blog. Um grande obrigado de Portugal.
poxa, desculpe a pergunta…
mas essa gravação tem aqueles ruídos e tosses como na do Tanhäuser???????
Poxa, fico muito irritado com esses barulhos… tiram o espírito da música…
Aliàs, aproveito para perguntar se vcs poderiam postar o Wozzeck do Alban Berg e aquela única ópera incompleta do Schoenberg…
um abraço.
Me permito adjuntar una interesante reseña (en inglés) sobre esta grabación.
Un abrazo desde España
Review by Constantijn Blondel
The Karajan-cycle is typically Karajan in that it differs substantially from every other interpretation. Karajan selected a cast of singers he saw as fit for his picture and his idea of the Ring and though he sacrifices consistency of cast to dramatic suitability this works out fine i.m.h.o.
The casting of Dietrich Fischer-Diskau as Wotan is often criticised, but I don’t agree with this. In my opinion Fischer-Diskau definitely possesses the authority needed for the role…he just doesn’t sing it like Hotter, and if some people can’t accept this then so be it…but objectively the role is very well sung, more so since his usual intelligence points out the manipulating and haggling capabilities of the God.
Josephine Veasy is for many people the best Fricka on record, and I agree with this…she possesses enough ‘spitfire’ (especially in Die Walküre) but she also can soften her tone in the scenes in Rheingold where she tries to soften Wotan. Loge is most brilliantly sung by Gerhard Stolze… One seems to burn his fingers when trying to turn the pages of the booklet where he sings. Zoltán Kelemen sings a good Alberich, with enough ‘bark’ but also with a lot of melodic sense, which Gustav Neidlinger was expert at. He might not be the best Alberich, neither the most terrifying, but he is definitely convincing.
Siegmund is sung by Jon Vickers…no comment, just listen to him.
The casting of Gundula Janowitz as Sieglinde made for a lot of criticism too…sure, she has a light voice, but it is only a different approach, but not a wrong approach…I very much like the heavier voices of Leonie Rysanek or Lotte Lehman, but in the total picture Janowitz works very well and it is refreshing to hear the lovely aspect of Sieglinde worked out. The same goes for her Gutrune….I finally understood why Siegfried falls for her, which is a compliment.
The Walküre Wotan is sung by Thomas Stewart. He sings good, but is not entirely fit for the role (his acting though is excellent)…I’d have liked to hear Fischer-Diskau as the Walküre Wotan. Stewart is much better as Wanderer, where he projects the world-wisdom and in the Erda-scene the despair excellently.
Régine Crespin is better known for her Solti Sieglinde, but in my opinion she makes a lot of her Walküre Brünnhilde here. She is more the sensuous warrior maiden here instead of the adult god-daughter of more conventional singers. This young, girlish interpretation works very well.
From Siegfried on Brünnhilde is sung by Helga Dernesch. Anyone who liked Ms. Dernesch’s Isolde (also with Karajan) shall like her Brünnhilde. I think she has much of Birgit Nilsson in her voice, especially the ringing and eardrum splitting high notes…I like this very much. After Nilsson she is my 2nd favorite Brünnhilde.
Gerhard Stolze is Mime and sings the dwarf just as Mime is….an ugly despicable villain who, when the time comes can do nothing but be beaten by about everyone else…brilliant!
Siegfried is sung by Jess Thomas. Again this is a casting which has been criticized a lot. I agree that he is not a real ‘heavy-weight’ but that’s just the whole point…In “Siegfried” Siegfried is a young boy and the fresh boyish voice of Jess Thomas conveys this magnificently…but I guess you don’t have to like it.
In Götterdämmerung Siegfried is sung by Helge Brillioth. He doesn’t have the greatest of voices but he is still very good…he has a more mature voice than Jess Thomas, but he still projects the sense that Siegfried is not much of an adult, but more of a somewhat older adolescent. Again, you don’t have to like it, but I do. Hagen is sung by Karl Ridderbusch, who also sings Fafner. He is good, but he has too much of a ‘Hans Sachs kind of voice’ to convince entirely as Hagen. Though his acting is great (as with all singers) and his singing is generally good, he is easily beaten by for instance Josef Greindl and especially the blackest of black Hagens, Philip Kang. Gunther is sung by Thomas Stewart. He is good, and I think this role suits him more then Wotan, but it is still strange to hear Gunther sung by the same singer as Wotan.
The secondary casting is along the whole line excellent and contains no weak links. The playing of the Berliner Philharmoniker is a revelation to listen to and Karajan’s conducting….well…you like it or you don’t. I guess you can qualify me as a Karajan-nut, but I do like it. He is extremely sensitive and sometimes you hold your breath just as not to miss any note. If you like Karajan’s other Wagner recordings you’ll also like this.
Right now DGG has released the entire set in its “Originals” series for budget price. I bought the cycle for Fl. 225, which is about US$ 175. If one can’t look beyond Furtwängler, Melchior, Hotter and Flagstad (no offense meant, because these amongst the truly great artists) then one should better leave this set alone. If one wants to look beyond the conventional horizons, then this set is definitely worth buying. As with all great music…every time I hear this it grows and grows.
Se me olvidaba señalar que la reseña está tomada de la siguiente página web:
http://www.wagnerdiscography.com/
Un fuerte abrazo para todos.
Asterión, muchas gracias por la reseña, mui esclarecedora.
Organista, esta é uma gravação de estúdio. Não existem ruídos de tosse nem de ranger cadeiras.
Foi até bom, estimado filho do Mestre, você postar o Karajan em vez do Solti. O Falsário (o link para o blog dele está aqui como o nome de “O Crimonoso…”) já postou o Anel do Solti no referido espaço.
Agora…vamos ver…tenho grandes expectativas para este Anel.
Obrigado, obrigado! Amo vocês!
Organista,
Eu tenho o Wozzec e qquer dia posto!
Hugo,
Aqui Clara tb é portuguesa!!!
Abraço do Porto!
Pois, Rafael, estou acompanhando as postagens do falsário já há algum tempo… e tenho certeza de que não vais te decepcionar com o anel do Karajan
Opa, FDP. Suas palavras animam mais minhas expectativas! Estava ouvindo algumas partes do Ouro que postou, a descida para Nibelheim é incrível!
Obrigado. 😀
Paz e bem!
Por algum motivo quando tento baixar o CD2 recebo msg de erro.
Já fiz diversos testes e o arquivo está baixando sem problemas… já tivemos 150 downloads deste arquivo…
REalmente esse é “O BLOG” e, aproveitando que outros fizeram seus pedidos, faço também o meu. Por acaso voê teria “os demônios de Loudun – de Penderecki?
Mas afinal qual é o melhor Anel: do Solti ou do Karajan? Os postantes estão muito em cima do muro. O melhor Anel para mim é o do Boulez, embora alguns não gostem. Sds,
Obviamente, ninguem pode negar que o Ring do Solti é o melhor entre todos. Além do cabedal de cantores brilhantes, o som estéreo é incrível (parece que foi gravado esse ano !) e a orquestra maravilhosa. As críticas que fazem à “mão pesada” de Solti na condução não procedem, uma vez que estamos tratando de uma ópera do período romântico e a orquestra tem mesmo que ser ruidosa, bombástica e espalhafatosa.
Muito boa essa postagem. Estava mesmo atrás dessa e de outras óperas.
Gostaria de fazer o pedido das Óperas de Carlos Gomes, que não encontro em lugar nenhum (exceto O Guarani, que achei no pianoclássico), em especial, as cantadas em português.
Olá, tenho 19 anos e comecei a escutar música clássica há, aproximadamente, um ano, quando encontrei o blog por acaso.
Foi a minha introdução à música de qualidade! Aprendo muito aqui, tem sido uma experiência enriquecedora ter essas obras-primas raras e fantásticas ao alcance da mão. (:
A propósito, algo que sempre quis perguntar: por que vocês resolveram se intitular PQP e FDP?
Pensei que o PQP fosse coincidência, agora vejo que tem um FDP também! Haha.
Trabalho impecável o de vocês, parabéns!