Dando prosseguimento às belas gravações de Karl Richter com sua Münchener Bach Orchestra, FDP Bach traz mais uma jóia de sua coroa: o concerto para Flauta, Harpa e Orquestra de Mozart.
A dupla Richter / Nicolet está em segundo lugar na lista dos nossos downloads. Desde que foi postado, creio que há uns 7 ou 8 meses atrás, sua gravação das Sonatas para Flauta e Cravo de nosso pai já tiveram um total de 571 downloads, atrás apenas do primeiro volume das bachianas.
Espero o mesmo sucesso com esses dois concertos maravilhosos, com a mesma dupla, e com uma excelente harpista, Rose Stein. Na verdade, esse concerto para flauta e harpa já havia sido postado com o Rampal, portanto eis uma ótima oportunidade para serem feitas as devidas comparações.
Não canso de indicar para meus amigos o andantino do segundo movimento desse concerto. Em minha opinião trata-se de uma das mais belas páginas da obra de Mozart, quiçá da história da música. O trio Nicolet / Richter / Stein está afinadíssimo.
E a dupla Richter / Nicolet volta com todo o gás no Concerto para Flauta de Haydn.
Enfim, um cd pelo qua tenho muito carinho e cuidado. Infelizmente encontra-se fora do catálogo da Teldec, e creio ser este o motivo do preço absurdo que a amazon está cobrando nele. Quem sabe um dia volta a ser editado, pois trata-se de uma interpretação histórica.
FDP Bach possivelmente não fará mais postagens até o final do Carnaval, está planejando uma viagem, e para complicar ainda mais seu computador resolveu falhar, portanto, não terei acesso ao meu acervo por alguns dias. Felizmente foi um problema elétrico, queimou a fonte, e o conteúdo dos meus HDs está garantido. De qualquer forma, ele já estava sendo negociado, e vai demorar um pouco para transferir o conteúdo para outro computador ainda a ser adquirido.
Ou seja, tenham todos um excelente Carnaval, e com certeza voltaremos com gás total na próxima semana..
Mozart Concerto for Flute Harp & Orchestra in C K299; Haydn: Flute Concerto in D Hob VIIf:D1
1 – Mozart – Concert for flute, Harp e Orchestra – Allegro
2 – Mozart – Concert for flute, Harp e Orchestra – Andantino
3 – Mozart – Concert for flute, Harp e Orchestra – Rondo – Allegro
4 – Haydn – Concert for flute and Orchestra – Allegro Moderato
5 – Haydn – Concert for flute and Orchestra – Adagio
6 – Haydn – Concert for flute and Orchestra – Allegro molto
Munich Bach Orchestra
Karl Richter – Conductor
Aurele Nicolet – Flute
Rose Stein – Harpe
Devo ter cerca de seis versões distintas desse concerto de Mozart. Minha paixão absoluta por harpa, não suplantada apenas pela paixão por piano, faz baixa-me tudo sobre esse instrumento.
E quanto ouvi esse concerto pela primeira vez… uau, brilhante, pensei!
Talvez não tenha expressado, em meu parco vocabulário, todo o potencial dessa obra fantástica.
humildemente, venhos lhes pedir a postagem das duas maiores obras vocais de Haydn.
‘A Criação’ e a ‘Missa Nelson’…
sinto a falta delas neste blog…
um abraço
aliàs… ainda há a terceira , ‘As sete palavras de Cristo na cruz’… nunca ouvi, dizem que é boa obra…
desse não garanto nada mas A Criação e a Missa Nelson são obras lindas… ouça-se o Glória da Missa, Divino!!!
outro abraço.
Rogério, “A Criação”, assim como “As Estações” de Haydn já está na lista das postagens. Aguarde.
será q vcs teriam as Missas de Schubert?
gostaria de vos pedir a postagem delas… até hoje só ouvi alguns trechos na rádio, e são lindos… parece mistura de música de camponeses com sinfonia de Haydn, Fuga de Bach e uma pitada de Beethoven… o Carpeaux diz algo parecido no seu ‘História da Música’.
um abraço.
Em meio a tantas jóias postadas, me deu vontade de fazer uma lista das melhores. Muito pessoal, sem dúvida, mas aí vai.
1) Em primeiro lugar, pelo ineditismo e pela supresa que me causou, PQP e seu Steve Reich, Music for 18 Musicians. É mesmo uma espécie de Orgasmotron, uma experiência inusitada. Eu misturei com Yoga e o resultado foi elétrico. Ainda não ouvi o Mertens de Clara Schumann, mas já tomei as providências.
2) Obviamente, os Klavierkonzerte 26 e 27 de Mozart, por Brendel. Música que dispensa qualquer comentário.
3) FDP e os três concertos de Bach para violino com Oistrach entraram arrasando o blog inteiro em chamas. Espetáculo.
4) Ah, Vivaldi. Tudo, mas especialmente os concertos para bandolim e diversos instrumentos postados por PQP. Ouço com headphone, mastigando cada pedacinho.
5) Por último, o concerto de Haydn para flauta. Conheço muito pouco de Haydn e esse é um belo concerto, não?
Bem, e os piores? Não há. Apenas – desculpe-me FDP – Paganini. Para ser tosco, posso dizer que é, simplesmente, muuuuito chato.
😉
Abraço a todos.
estimado F.D.P. e demais
não sei se lerão estas mal-traçadas linhas, mas faz tempo que estou pensando em fazer este pedido, aqui vai:
– primeiro, uma observação (bem longa):
não me surpreende o enorme interesse por Nicolet (sem falar no Richter, obviamente)
acontece o seguinte:
1º, Aurèle NICOLET é um caso raríssimo de a) flautista que é tbém GRANDE músico, e b) grande músico que conseguiu fazer uma carreira importante, sem ser bonito, nem mafioso, e pasmem: sem realmente ser “tecnicamente perfeito”
[em alemão fala-se de “Klavierspieler” x Pianist” – uma frase típica pode ser “fulano de tal é melhor “tocador de piano” que Beltrano, mas Beltrano é melhor “pianista”]
Nicolet não foi o melhor tocador de flauta do século XX, mas certamente o maior músico dentre os grandes flautistas de sua geração
2º, as gravações dele simplesmente desapareceram do mercado – não existe nenhum CD para comprar por aqui, quando se encontra é aquele de Sonatas de Bach; portanto, é compreensível a sede que aqueles que ainda o conhecem têm de ouvi-lo mais
e aqui meu pedido, caso esteja ao alcance de algum dos contribuidores deste blog:
existe um CD antológico do Nicolet com Kurt Masur (= Gewandhausorchester Leipzig), com obras de Busoni, Reinecke e Nielsen
aproveitando nosso gosto comum por Nielsen, por favor – tentem postar esta preciosidade…
abraço
a.
(futuro vizinho)