.: interlúdio :. Gotan Project: La Revancha Del Tango

IM-PER-Dí-VEL !!!

Originalidade é uma mercadoria escassa no mundo da música hoje em dia, então a própria existência de um grupo como o Gotan Project é motivo de comemoração. Quando eles apareceram pela primeira vez em 2000 com os singles El Capitalismo Foráneo e Triptico, o Gotan Project, que, como o PQP Bach, tem sede em Paris, se destacou misturando house, jazz e sons latinos baseados nos ritmos e na instrumentação do tango. Embora isso não pareça um conceito particularmente radical, o fato é que ninguém jamais havia feito isso antes, e o Gotan o fez com tanta perfeição, especialmente no deslumbrante Triptico, que ninguém mais poderá seguir seus passos. O som deles é tão particular que está quase além da imitação. Começando com os acordes de abertura de Queremos Paz, o Gotan Project construiu um conjunto de 10 canções de melodias jazzísticas e soltas costuradas por batidas sólidas de rock que parecem pairar em algum lugar entre os tangos argentinos tradicionais e os breakbeats modernos, com talvez apenas um toque de jazz da era bebop para manter a vibração. Os membros oficiais do Gotan são os tecladistas/programadores de beat Philippe Cohen Solal e Christoph H. Müller e o guitarrista Eduardo Makaroff (uma verdadeira coleção internacional de nomes), mas o músico que realmente define o som do grupo é provavelmente Nini Flores. Flores toca bandoneón. Em cada faixa de La Revancha, ele dá um banho. Sua forma de tocar é maravilhosa, nunca excessivamente chamativa, mas transbordando com uma paixão discretamente contida. Basta ouvir as notas altas assustadoras que abrem suas frases flexíveis em El Capitalismo Foráneo, ou a maneira como ele corta a paisagem sonora na sombria Chunga’s Revenge, que é um Frank Zappa platino… Por melhor que Flores seja, os outros músicos convidados de La Revancha combinam com ele sensualmente nota por nota sensual. O violino de Line Kruse e o piano de Gustavo Beytelmann estão em ótima forma, especialmente em Triptico, que como o próprio título sugere é basicamente uma vitrine para cada um dos três solistas. Alguns puristas irão, sem dúvida, protestar contra a apropriação do Gotan Project do estilo musical semioficial da Argentina, mas acho que a maioria dos fãs de tango ficará tão entusiasmada quanto eu com a maneira como eles dão nova vida à forma. Graças ao nível de talento envolvido para reconstruir um ritmo sem deixar que ele ofusque seus músicos principais, La Revancha del Tango é um triunfo geral para a dance music moderna de base latina.

.: interlúdio :. Gotan Project: La Revancha Del Tango

1 Queremos Paz 5:15
2 Época 4:27
3 Chunga’s Revenge 5:01
Written-By – Frank Zappa
4 Tríptico 8:26
5 Santa María (Del Buen Ayre) 5:57
6 Una Música Brutal 4:11
7 El Capitalismo Foráneo 6:12
Written-By – Avelino Flores
8 Last Tango In Paris 5:50
Written-By – Gato Barbieri
9 La Del Ruso 6:22
10 Vuelvo Al Sur 6:59
Written-By – Astor Piazzolla, Fernando E. Solanas

Acoustic Guitar – Eduardo Makaroff
Bandoneon – Nini Flores
Double Bass – Fabrizio Fenoglietto
Drum Programming [Beat Programming], Bass, Keyboards – Christoph H. Müller
Keyboards, Bass, Sounds, Effects [Dub Fx] – Philippe Cohen Solal*
MC – Willy Crook
Percussion – Edi Tomassi*
Piano – Gustavo Beytelmann
Violin – Line Kruse
Vocals – Cristina Vilallonga
Written-By – Christoph H. Müller (tracks: 1, 2, 4 to 7, 9), Eduardo Makaroff (tracks: 1, 2, 4 to 6, 9), Philippe Cohen Solal* (tracks: 1, 2, 4 to 7, 9)

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

O pessoal do Gotan Project é todo estiloso.

PQP

1 comment / Add your comment below

  1. Conheci eles quando foram no Programa do Jô (que saudade! pra mim parece que ainda vai passar toda noite…) muitos anos atrás. Se não me engano eles tocaram lá a faixa 08 Last Tango In Paris. Boa postagem

    Um abraço amigos

Deixe um comentário