D. Shostakovich (1906-1975): Sinfonia Nº 4 (Haitink, Chicago)

Qualquer gravação da Sinfônica de Chicago traz os melhores metais. Não adianta, é cultural. E aqui não é diferente. As trombonadas, agora comandadas por um maestro genial, são impecáveis. Sempre. O restante talvez seja pior do que o ciclo de Haitink-Shostakovich que recém publicamos. A Sinfonia Nº 4 é uma sinfonia decididamente mahleriana. Shostakovich estudara Mahler por vários anos e aqui estão ecos monumentais destes estudos. Sim, monumentais. Uma orquestra imensa, uma música com grandes contrastes e um tratamento de câmara em muitos episódios rarefeitos: Mahler. O maior mérito desta sinfonia é seu poderoso primeiro movimento, que é transformação constante de dois temas principais em que o compositor austríaco é trazido para as marchas de outubro, porém, minha preferência vai para o também mahleriano scherzo central. Ali, Shostakovich realiza uma curiosa mistura entre o tema introdutório da quinta sinfonia de Beethoven e o desenvolve como se fosse a sinfonia “Ressurreição”, Nº 2, de Mahler. Uma alegria para quem gosta de apontar estes diálogos. O final é um “sanduíche”. O bizarro tema ritmado central é envolvido por dois scherzi algo agressivos e ainda por uma música de réquiem. As explicações são muitas e aqui o referencial político parece ser mesmo o mais correto para quem, como Shostakovich, considerava que a URSS viera das mortes da revolução de outubro e estava se dirigindo para as mortes da próxima guerra.

D. Shostakovich (1906-1975): Sinfonia Nº 4 (Haitink, Chicago) (1:10:26)
1 Allegretto Poco Moderato – Presto 29:39
2 Moderato Con Moto 9:41
3 Largo – Allegro 31:06

Chicago Symphony Orchestra
Bernard Haitink

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Haitink, desse eu sinto e sentirei saudades! Que maestro!

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. nada a comentar desse belo post! parabens! o que comento aqui é a questão do blog o ser da musica. parece que foi removido!!! não dá pra acreditar! olha, nesse deserto em que vivemos, isso só é mais uma paulada viu. e a tereza berganza nos deixa. eita mundo que vai ficando sem graça! vontade de me mudar pra outra galáxia

  2. num mundo onde tudo se divide em bem e mal, como se fôsssemos uns adolescentes bobos. num mundo e num brasil em que se divide em annitta e gusttavo lima e suas questões amorosas, circundado pela depressão de um nulo como o tal felipe neto, um blog como este , o ser da musica e outros, é um verdadeiro oásis. belo, fresco, acolhedor. para alguém como eu, professor no estado, sociologia, esses blogs são grandes instrumentos de saúde mental. utilidade pública.

  3. Pelo que soube, o google removeu e o Carlinus está recorrendo com o google. É como a pulga pedindo para o leão. Vamos torcer…

Deixe um comentário