Bach (1685-1750): Concertos de Brandenburgo – Hofkapelle München & Rüdiger Lotter ֎

BACH

Concertos de Brandemburgo

Hofkapelle München

Rüdiger Lotter

 

 

Margrave Christian Ludwig

Esses ‘Six concerts avec plusieurs instruments’ foram dados pelo nosso compositor-mor para o Margrave Christian Ludwig von Brandenburg-Schwedt em 1721, bem possivelmente pelo seu aniversário de 44 anos. Uma das características marcantes desses concertos é a variedade. Cada concerto tem uma instrumentação própria, diferente daquela dos outros concertos.

O famoso regente e pioneiro do movimento HIP Reinhard Goebel propôs a teoria da alegoria, segundo a qual a escolha dos instrumentos faria referência a aspectos da vida do Margrave e que isso seria claramente visto por ele.

Concerto No. 1: o uso das duas trompas faz referência à caça, da qual o Margrave era especialmente afeito. Além disso, o violino piccolo (violino polaco) faz referência ao lado polonês (Schwedt) da família de Christian Ludwig.

Concerto No. 2: o trompete faz referência a deusa Fama, uma alusão à própria fama do nobre senhor.

Concerto No. 3: a insistência do número três – 3 violinos, 3 violas, 3 violoncelos – fazem uma alusão à trindade e ao status divino (?) do aniversariante. Bach era vidrado nessas significações numéricas e triplas lhe eram especialmente caras. Basta mencionar também o Concerto Triplo, por exemplo.

Concerto No. 4: o uso das flautas doce e o solo de violino aludem a um aspecto pastoral, uma referência à maneira amável do Margrave comandar e reger os destinos de seus súditos.

Concerto No. 5: nesse concerto a flauta tem um papel concertante sobre um motivo de batalha nos violinos, assim como as passagens altamente virtuosísticas no cravo indicariam a necessidade de o dirigente suplantar o gosto pela guerra.

Concerto No. 6: a escolha de instrumentos desse concerto é a mesma usada na música fúnebre alemã desde 1650. Essa referência indicaria a insignificância da vida terrena e a efemeridade da vaidade – vanitas – todas essas coisas bastante óbvias ao grande nobre.

Dorothee Oberlinger

Adorei a coisa toda e qualquer desculpa para ouvir ainda mais uma vez estes lindos concertos me parece válida e, apesar da avalanche de postagens com gravações especiais dessas obras, decidi trazer mais essa, produzida por músicos alemães e que ainda não foi apresentada por essas paragens.

Além de Rüdiger Lotter, a gravação conta com artistas como Dorothee Oberlinger (flauta doce), Laura Vukobratovic (trompete), Olga Watts (cravo) e Hille Perl (gamba), entre outros.

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)

Concertos de Brandemburgo BWV 1046 – 1051

Concerto No. 1 em fá maior, BWV1046

  1. Allegro
  2. Adagio
  3. Allegro
  4. Menuet – Trio – Menuet
  5. Polonaise
  6. Menuet – Trio – Menuet

Concerto No. 2 em fá maior, BWV1047

  1. Allegro
  2. Andante
  3. Allegro assai

Concerto No. 3 em sol maior, BWV1048

  1. Allegro
  2. Adagio
  3. Allegro

Concerto No. 4 em sol maior, BWV1049

  1. Allegro
  2. Andante
  3. Presto

Concerto No. 5 em ré maior, BWV1050

  1. Allegro
  2. Affettuoso
  3. Allegro

Concerto No. 6 em si bemol maior, BWV1051

  1. Ohne Satzbezeichnung
  2. Adagio ma non tanto
  3. Allegro

Rüdiger Lotter, violino

Dorothee Oberlinger, flauta

Andreas Helm, oboé

Laura Vukobratovic, trompete

Lorenzo Cavasanti, flauta doce

Martin Sandhoff, flauta

Olga Watts, cravo

Hofkapelle München

Rüdiger Lotter

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 208 MB

Hille Perl

Resposta dada em um chat sobre a melhor gravação dos tais Concertos: So the final choice fell on a dark horse pointed out by premont Gordo: Rüdiger Lotter and his Hofkapelle München. New kids on the block to keep an eye on. Why? The perfomances are a breath of fresh air: spontaneous, very energetic like Harnoncourt and Savall but remarkably balanced, never over the top. Still: probably not for the fainthearted…. For those looking for a “pretty” version, Kuijken II is a perfect match. The sound of the Hofkapelle is very clear and natural. Another point is that I’m not always into Bach in “foreign” accents – this is profoundly idiomatic. I also like how they treat each concerto very much according to its own individual character – some amazing instrumental solos to be heard.

Com a ajuda do Chat PQP: Assim, a escolha final recaiu sobre um azarão apontado por Gordo: Rüdiger Lotter e sua Hofkapelle München. New kids on the block para se ficar de olho. Por quê? As performances são uma lufada de ar fresco: espontâneas, muito enérgicas como Harnoncourt e Savall, mas notavelmente equilibradas, nunca exageradas. Ainda assim: provavelmente não é para os tímidos…. Para quem procura uma versão “bonita”, Kuijken II é a combinação perfeita. O som do Hofkapelle é muito claro e natural. Outro ponto é que nem sempre gosto de Bach com sotaque “estrangeiro” – isso é profundamente idiomático. Eu também gosto de como eles tratam cada concerto de acordo com seu caráter individual – alguns solos instrumentais incríveis para serem ouvidos.

Aproveite!

René Denon

Rüdiger Lotter visitando a Muralha do Castelo do PQP Bach em Itaipava…

6 comments / Add your comment below

  1. Mais um blogue com obras de qualidade mas que teima em apresentar as obras em mp3. Porquê? Os criadores de blogues de música clássica deveriam por os olhos em sites que tratam a música com respeito (Susato, Afina tus Oidos e muitos outros que fazem do Lossless a compressão padrão para dar aos seus inscritos o melhor som para obras que se não o tiverem vão perder muito. O mp3 não foi feito para música (na verdade para nenhuma música, foi criado para comprimir fala), mas, talvez por falta de espaço vulgarizou-se na compressão de várias correntes de música, hoje já não é necessário. Hoje já há espaço para suportar o Lossless. Por favor amantes de música clássica não assassinem o que amam em compressões mp3. Seria um bom serviço para a musica e para aqueles que vos seguem nos vossos blogues. Forte abraço.

    1. Olá, António Patrício!
      entendo sua defesa pela qualidade dos downloads, mas há outros aspectos que consideramos importantes. Na sua afirmação ‘…deveriam pôr os olhos em sites que tratam a música com respeito…’ fica no ar uma possível implicação de que por oferecermos majoritariamente arquivos em mp3, não trataríamos a música com respeito. Colocando de lado uma certa veia jocosa, todas as afirmações dos textos que acompanham as postagens são cuidadosamente preparadas e se há uma aspecto qual queremos nos distanciar é o de ser um simples depositório de arquivos com obras completas ou todas as gravações deste ou daquele artista.
      Há muitas postagens nas quais disponibilizamos também arquivos do tipo flac, mas isso não é a nossa prioridade.
      o que realmente gostamos de fazer é ouvir música e apontar para as pessoas que nos seguem o que nos tem afetado e tocado ultimamente, buscando um retorno, uma opinião, mesmo uma contestação, aquele clima que vivíamos quando frequentávamos as agora em extinção lojas de discos….
      Espero que esse aspecto técnico não lhe afaste de visitar-nos e tenho certeza que a imensa maioria dos arquivos aqui postados em mp3 estarão disponíveis nas plataformas de downloads em melhores condições técnicas para as pessoas que apreciam essa forma. Em última instância, se você tiver dificuldades de encontrar na modalidade flac algum álbum, como esse desta postagem, digamos, pode certamente nos solicitar e, tendo-o à mão, nós também disponibilizaremos essa versão. Veja, recentemente o blog passou a marca de 7000 postagens. Eu mesmo (RD) fiz mais de 460 postagens, a grande maioria delas em mp3 e flac. Isso tudo gerenciado de maneira quase artesanal e é mais uma razão para oferecermos principalmente arquivos mp3.
      Espero que tenha gostado da postagem, a despeito deste aspecto técnico, e aguardamos suas opiniões para que possamos manter esse diálogo que enriquece mais ainda nosso blog.
      Abração do René
      PS: Essa discussão já aconteceu por aqui… veja essa postagem:
      https://pqpbach.ars.blog.br/2020/11/13/ravel-1875-1937-rapsodie-espagnole-%c2%b7-%e2%88%be-%c2%b7-debussy-1862-1918-la-mer-%c2%b7-%e2%88%be-%c2%b7-london-symphony-orchestra-francois-xavier-roth/

    2. Como ouvinte, eu me formei escutando música erudita em rádios. Sim, em rádios… E conheci boa parte do repertório básico ali.

      Penso que o PQPBach este não seja um serviço que crie acervos. O que cria acervos é a compra de CDs. Na medida do possível, eu até elimino as capas dos discos em minhas postagens. Eu encaro o PQP como algo mais próximo dos YouTubes da vida do que do lossless. Mas é apenas minha opinião e ela vale tanto quanto a de vocês. Gostou do CD? Gostou mesmo? Compra!

  2. Excelentes respostas René e PQP Bach! Eu mesmo faço uma frequentação diária do blog para ler os textos e me motivar a ouvir compositores e interpretações que saiam do meu padrão pessoal (que acaba quase sempre repetindo as mesmas composições e intérpretes). Assim, o blog é uma excelente ferramenta para eu me informar melhor e ampliar meu repertório de apreciação. Pessoalmente, o mais importante, é o texto, com sua leveza no estilo e profundidade (para leigos) no conteúdo. Para ouvir, vou logo para o streaming pois é muito mais fácil do que baixar os arquivos, pelo menos no celular.

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