Heinrich Ignaz Franz von Biber (1644 – 1704): (Algumas) Sonatas para Violino (1681) – Musica Alchemica & Lina Tur Bonet ֎

Heinrich Biber

Sonatas para Violino

Musica Alchemica

Lina Tur Bonet, violono

 

Foi essa vista que Biber deixou para trás…

A estrada que liga Olmutz até Absam passa por várias cidades interessantes: Brno, Viena, Linz e… Salzburgo. Por essa estrada deveria ter passado o nosso Henrique Biber, lá no verão (europeu) de 1670. O patrão, bispo Karl II von Liechentstein-Kastelkorn, o enviara até lá para comprar na loja de Herr Jacob Steiner alguns violinos e outros instrumentos de cordas para a sua orquestra. Pois o jovem Biber, lá pelos seus vinte e tantos anos, era virtuose do violino e resolveu passar uns dias em Salzburg, mostrando seus muitos talentos ao Arcebispo Maximilian Gandolph von Kuenburg, que era amigo do bispo Karl. Pois Biber gostou tanto de Salzburgo e das oportunidades locais que nunca saiu de lá.

Eventualmente, o bispo Karl se reconciliou com Biber, em prol de preservar um pouco de dignidade. Biber, na verdade, infringiu seu contrato original por seis anos (1670-1676), enquanto estava ausente e desfrutava das riquezas da vida em Salzburgo. Inclusive se casando em 1672. Biber continuou a viver a grande vida em Salzburgo até sua morte em 1704. Ele até se tornou um pouco um socialite e conquistou favores suficientes para ser nomeado cavaleiro pelo Imperador Leopoldo I em 1690 (foi quando o “von” foi adicionado a “Biber”). Os nomes Ignaz e Franz, de dois santos jesuítas, também foram acrescentados.

Essas sonatas aqui gravadas mostram bem como ele era inventivo e talentoso como compositor, revelando também um pouco de suas habilidades como instrumentista.

Eu gostei imensamente do disco, inclusive por sua linda sonoridade. O selo Glossa é Espanhol e as gravações foram feitas em Antequera, que fica próxima de Málaga. A violinista Lina Tur Bonet já esteve aqui pelo blog, patrocinada pelo próprio PQP Bach, apresentando sonatas de Herr Bach e Mr. Handel. Ela tem um excelente currículo e escreveu as notas do disco. Veja um trechinho: Em Biber, pode-se perceber um caráter intimamente ligado à terra, em sua combinação original de melodias populares, danças e elementos folclóricos, e através de seu desejo de ter seu próprio “estúdio de composição”, além de cultivar um jardim e cuidar de videiras.

Apesar do disco não conter as oito sonatas da obra completa publicada por Biber em Nurenberg, no ano de 1681, achei que as aqui apresentadas dão uma ótima perspectiva do todo.

Heinrich Ignaz Franz von Biber (1644 – 1704)

Sonata para Violino III em fá maior

  1. Adagio
  2. Aria
  3. Presto
  4. Variation

Sonata para Violino V em mi menor

  1. Variation
  2. Aria

Sonata para Violino I em lá maior

  1. Presto
  2. Variation
  3. Finale

Sonata para Violino VI em dó menor

  1. Passacagli
  2. Gavotte
  3. Adagio

Harmonia artificiosa ariosa: Partia VII

  1. Praeludium
  2. Allamande
  3. Sarabande
  4. Gigue
  5. Aria
  6. Trezza
  7. Arietta variata

Lina Tur Bonet, violino

Musica Alchemica

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 385 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 167 MB

Lina Tur Bonet selecionou quatro das oito sonatas para violino solo com baixo contínuo e acrescentou uma parthia para duas violas d’amore.

A violinista espanhola Lina Tur Bonet é uma especialista em música virtuosística para violino do início do Barroco e já gravou vários CDs com seu conjunto Musica Alchemica pelo selo Pan Classics.

Sua gravação completa das Sonatas do Rosário de Biber foi celebrada tanto por críticos quanto pelo público, e ela recebeu o prêmio Diapason d’or na França por seu CD “La Bellezza“.

Lina Tur Bonet no castelo do PQP Bach, nos arredores de Málaga

honest and heartfelt music-making, her releases are becoming things to look forward to

GRAMOPHONE

Aproveite!

René Denon

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário