J. S. Bach: Todas as Toccatas (Laurent Cabasso)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Minha mentalidade de quinta série não sossegou enquanto não conheceu Cabasso. Esta é a primeira entrada dele em nosso blog. Antes, ele arrebentou na minha casa com enorme sucesso. Cabasso é um pianista que aborda as amadas Toccatas de Bach com competência e originalidade. As Toccatas para Teclado, BWV 910–916, são sete obras escritas originalmente para cravo. Embora as peças não tenham sido originalmente organizadas em uma coleção pelo próprio Bach (como a maioria de suas outras obras para teclado, como o Cravo Bem Temperado e as Suítes Inglesas, Francesas, etc.), elas compartilham muitas semelhanças e são frequentemente agrupadas e executadas juntas sob um título coletivo. As primeiras fontes das Toccatas BWV 910, 911 e 916 aparecem em manuscritos de 1707 — quando Bach tinha 22 anos — e 1713. As obras têm seções altamente contrastantes, rapsódicas e passagens em fugas, em oposição ao formato mais familiar de prelúdio e fuga de dois movimentos.

J. S. Bach: Todas as Toccatas (Laurent Cabasso)

1. Toccata in G Major, BWV 916 (07:15)
2. Toccata in C Minor, BWV 911 (10:44)
3. Toccata in D Minor, BWV 913 (12:39)
4. Toccata in E Minor, BWV 914 (07:21)
5. Toccata in F-Sharp Minor, BWV 910 (10:47)
6. Toccata in G Minor, BWV 915 (08:18)
7. Toccata in D Major, BWV 912 (10:33)

Laurent Cabasso, piano

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Finalmente, a aguardada estreia de Cabasso no PQP Bach

PQP

5 comments / Add your comment below

  1. Grande PQP! Inauguro aqui os comentários sobre essa postagem (minha mentalidade de quinta série insistia em dizer a mesma coisa de outra forma, parodiando o nome do pianista). Agradeço por mais um presente. Bela interpretação, mas uma dúvida: você não achou que tinha muito “reverb” não? Pareceu-me que foi gravado em uma igreja ou então que o pianista usou bastante o pedal, ou que o microfone foi colocado muito dentro da caixa acústica do piano. Nada que invalide a bela interpretação, só me deixou com uma pulguinha atrás da orelha.
    Grande abraço, sou seu fã!

        1. Olá, Paulo!
          Obrigado por sua gentil mensagem! Fico feliz em saber que você lê o que escrevemos, além de eventualmente baixar os arquivos. É claro que nossa intensão é divulgar a música que amamos, mas emitir nossas opiniões e ouvir o retorno das pessoas interessadas em música, mesmo quando elas divergem de nossos pontos de vista, é muito bom.
          Forte abraço!
          Fique bem!
          RD

Deixe uma resposta