Comprei este CD numa loja que protruía de um buraco na parede num bairro dilapidado na periferia de Bucareste, e… bem, ele está perfeitamente à altura das condições de compra.
O capa, como podem ver ao lado, parece ter sido feita pela avó de alguém no Paint, entre um envio e outro para as amigas de apresentações com mensagens de autoajuda feitas no PowerPoint. O som não é lá tão ruim, e é até uma surpresa (considerando como são as coisas em Bucareste) que o CD realmente contenha a gravação prometida: os Concertos para piano de Shostakovich e suas três pequenas Danças Fantásticas, na interpretação do próprio compositor. Todos os impropérios possíveis em romeno vêm em mente (“nu mă fute!”, em particular) quando a gente constata que o produtor da gravação não se deu sequer ao trabalho de dividir os movimentos em faixas separadas. O resultado dessa meia-sola é o CD desgraçado, e de só três faixas, que lhes apresento a seguir.
Espero que saibam relevar as limitações técnicas desta gravação de 1958 em prol do privilégio de escutar um dos maiores compositores do século XX em ação, e que perdoem ao compositor-pianista algumas rabanadas ao teclado para saborear a concepção peculiar de Shostakovich para estas suas composições – notavelmente os andamentos frenéticos que imprime aos movimentos rápidos. O acompanhamento de André Cluytens consegue, com muita competência, a proeza de realmente acompanhar o solista apressadinho. Dmitri Dmitriyevich, na certa, estava louco para terminar os takes para pitar e, tabagista contumaz que era (há relatos de que chegou a fumar CENTO E CINQUENTA mata-ratos num dia), talvez engatasse um prestississimo para se atirar o quanto antes nos ramos da Nicotiana tabacum.
Ao contrário do que já li em alguns lugares, as gravações de Shostakovich tocando suas próprias obras vão bem além deste volume aqui. Há um número considerável de LP soviéticos com partes de sua obra para piano e para conjuntos de câmara – incluindo a primeira de seu maravilhoso quinteto com piano, sonatas com Oistrakh e Rostropovich, trios e quartetos.
Se houver interesse de vocês, postarei algo mais do que tenho – caprichem, portanto, nos downloads!
Dmitriy Dmitriyevich SHOSTAKOVICH (1906-1975)
1 – Concerto no. 1 em Dó menor para piano, trompete e orquestra de cordas, Op. 35 – Allegretto – Lento – Moderato – Allegro con brio*
2 – Concerto no. 2 em Fá maior para piano e orquestra, op. 102 – Allegro – Andante – Allegro
Dmitri Shostakovich, piano
*Ludovic Vaillant, trompete
Orquestra Nacional da Radiodifusão Francesa
André Cluytens, regência
3 – Três Danças Fantásticas para piano, Op. 5 – Marcha (Allegretto) – Valsa (Andantino) – Polka (Allegretto)
Dmitri Shostakovich, piano
BÔNUS: Shostakovich fala e toca um trecho de sua Sinfonia no. 7, “Leningrado”. Até onde vai meu russo, os créditos do começo dão conta do “Duplamente Laureado com o Prêmio Stalin – Compositor Dmitri Shostakovich” – ironia tétrica para com alguém tão desgraçado pelo truculento Djugashvilli. Pelo que pude entender, ele diz que sua sétima sinfonia foi inspirada pelo horror de 1941, que dedica sua obra à luta contra o Fascismo, à vitória e à sua cidade de Leningrado, e que tocará um trecho do primeiro movimento. Talvez o PQP possa pedir à sua musa que nos conceda a gentileza de uma tradução melhor daquilo que Dmitri nos tem a dizer!
Vassily
Prezados,
Hoje lembramos BACH, falecido em 28/07/1750.
Belioz disse que Bach não era músico, era a MÚSICA.
Fernando
Prezado Fernando,
Johann Sebastian está tão vivo que a gente até esquece de sua morte!
Este blog é uma homenagem permanente a ele (que, não por acaso, é o líder no ranking das postagens), mas não deixarei de fazer minha homenagem particular mais tarde.
Obrigado pela lembrança!
Verdade, 28 de julho. Como estou em viagem, farei minha homenagem particular bebendo cerveja em honra a papai JSB.
A EMI lançou a mesma gravação com um trabalho de edição bem melhor.
https://www.amazon.com/Shostakovich-Concertos-Fantastic-Dances-Preludes/dp/B0000CG8ES/ref=sr_1_2?keywords=shostakovich+cluytens&qid=1571833367&sr=8-2
Sobre o vídeo:
Shostakovich soou bem diferente do que eu imaginava. Mas depois de ouvir sua “boyish voice” e olhar para sua carinha de criança, com esse cabelinho semi-penteado e esses oculozinhos redondos, percebi que aquela era a ÚNICA voz possível para ele! Hahaha…
Obrigado pela postagem, Vassily.
Grande abraço!
Caro Vassily, que CD !!! O maravilhoso segundo movimento do concerto op. 102 com o Shosta ao piano, um tesouro… putz que postagem !!!
Vassily, obrigado !
Gosto MUITO do Shosta ao piano. É mais uma prova de que mais vale o conjunto, correndo riscos, do que a perfeição nota-a-nota. Já que você gostou, trarei mais coisas de Shosta por Shosta, inclusive uma gravação caseira com seu parceiríssimo Rostropovich.
Que legal !!! É muito bom ouvir os compositores tocando a própia música. Vamos aguardar, mais tesouros virão !
Abraço !