Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Piano Concertos Nros. 24 & 25

Ronald Brautigam com certeza é um dos maiores pianistas da atualidade, seja tocando Beethoven em um pianoforte, vide suas gravações das sonatas que postei há algum tempo atrás, ou então atrás de um piano de cauda, em suas gravações dos Concertos do gênio de Bonn, ou então agora, novamente com um pianoforte, tocando os concertos para piano de Mozart. Esqueci de comentar que ele também gravou as sonatas de Haydn e do próprio Mozart também em um pianoforte.. Ah, essas sonatas de Mozart já estão a caminho.

Eu diria que coerência e regularidade fazem parte de sua personalidade musical. Difícil dizer qual seu cd é mais ou menos bom. Tudo o que ouvi até hoje é ótimo. E estes Concertos para Piano de Mozart não fogem a regra. Coisa de gente grande. Obras da maturidade mozartiana, são tão perfeitos e completos que nem precisamos falar muito sobre eles. Basta ouvirmos. Os mais tradicionais vão sentir falta da sonoridade de um bom piano de cauda, mas o instrumento que Brautigam usa aqui está bem equilibrado, e nele o pianista pode demonstrar todas as suas possibilidades.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): Piano Concertos Nros. 24 & 25

01 – Piano Concerto No.24 in C minor, K491 – I. Allegro
02 – Piano Concerto No.24 in C minor, K491 – II. Larghetto
03 – Piano Concerto No.24 in C minor, K491 – III. Allegretto

04 – Piano Concerto No.25 in C major, K503 – I. Allegro maestoso
05 – Piano Concerto No.25 in C major, K503 – II. Andante
06 – Piano Concerto No.25 in C major, K503 – III. Allegretto

Ronald Brautigam – Pianoforte
Die Kölner Akademie
Michael Alexander Willens – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Ronald Brautigam – excelente pianista inglês que para esta foto até aparou um pouco seus longos cachos…

FDP

4 comments / Add your comment below

      1. A gente não percebe, mas o uso de tonalidades menores a partir de certo momento na obra de Mozart foi um golpe e tanto na quadradice do clacissísmo musical – o maior nivelamento por baixo que aconteceu em toda a história da música, caindo dos píncaros do contraponto barroco para musiquinha pra rei tocar. Felizmente vieram Mozart e Beethoven para salvar.

Deixe um comentário