Bruckner (1824 – 1896): Missa Solemnis em si bemol maior (1854) – RIAS Kammerchor – Akademie für Alte Musik Berlin – Łukasz Borowicz ֎

Bruckner

Missa Solemnis, WAB 29 (1854)

RIAS Kammerchor

AAM Berlin

Łukasz Borowicz

Eu adoro as sinfonias de Bruckner, especialmente a Quarta e a Sétima, com a Oitava e a Nona bem juntinhas… Já as missas e outras obras (corais) eu virtualmente desconheço. Sei da famosa gravação de um conjunto de missas feito por Eugen Jochum, mas realmente nunca cheguei a ouvir. Talvez por ouvir música coral de períodos anteriores a Bruckner e preferir a abordagem mais ‘autêntica’, digamos assim, tenha deixado essas peças para outras ocasiões.

Łukasz Borowicz concentrado no ensaio com a PQP Bach Orchestra & Choir

Logo que vi este disco imaginei que uma dessas tais ocasiões havia chegado. Pois gostei muito de tudo e decidi postá-lo. A orquestra e coro são muito bem conhecidos e o maestro Łukasz Borowicz já apareceu aqui pelo PQP Bach em outras ocasiões, sempre tocando um repertório bem longe do convencional. Um disco com concertos para violino de Grażyna Bacewicz, postado pelo próprio PQP Bach, e um disco com um concerto para piano de Scharwenka, postado pelo saudoso amigo Ammiratore, cujo link se encontrava quebrado e agora está funcional.

É fácil, pelo menos no meu caso, associar à música de Bruckner uma certa grandiosidade, paisagens sonoras imensas, mas essa Missa (Solemnis) foi composta quando ele ainda estava em Linz, pois só viria a mudar-se para Viena em 1864 e suas sinfonias mais conhecidas (da Terceira em diante) ainda estavam por vir. É por isso que a gravação feita com uma orquestra de proporções menores e com práticas e instrumentos de época é tão apropriada.

Na verdade, o livreto nos informa que a gravação busca reconstruir a sequência musical da ocasião festiva na qual a missa foi apresentada pela primeira vez, mas os registros da ocasião não têm os detalhes suficientes. No entanto, as informações do que foi executado em Saint-Florian em 14 de setembro de 1854 permitem fazer a reconstrução que é apresentada neste álbum. Além dos trechos da Missa Solemnis composta por Bruckner, há inserções de pequenos trechos de outros autores, segundo está indicado no rol das faixas do álbum.

Anton Bruckner (1828 – 1896)

Missa solemnis in B-Flat Minor, WAB 29  (1854)

  1. Kyrie
  2. Gloria. Gloria in excelsis Deo
  3. Gloria. Qui tollis peccata mundi
  4. Gloria. Quoniam tu solus sanctus
  5. Gloria. In gloria Dei Patris

Robert Führer (1807 – 1861)

  1. Christus factus est – Graduale em fá menor (1830)

Anton Bruckner

Missa solemnis in B-Flat Minor, WAB 29

  1. Credo. Credo in unum Deum
  2. Credo. Et incarnatus est
  3. Credo. Crucifixus etiam pro nobis
  4. Credo. Et resurrexit tertia die
  5. Credo. Et vitam venturi saeculi

Joseph Eybler (1765 – 1846)

  1. Magna et mirabilia, HV 108 – Offertorium em si bemol maior (1828)

Anton Bruckner

Missa solemnis in B-Flat Minor, WAB 29

  1. Sanctus. Sanctus Dominus Deus Sabaoth
  2. Sanctus. Benedictus
  3. Agnus Dei. Agnus Dei
  4. Agnus Dei. Dona nobis pacem

Johann Baptist Gänsbacher (1778 – 1844)

Te Deum, Op. 45 (1844)

  1. Te Deum laudamus
  2. Te ergo quaesumus
  3. Per singulos dies

Anton Bruckner

  1. Tantum ergo, WAB 44 (reconstructed by B.-G. Cohrs) (1852)
  2. Magnificat, WAB 24 (reconstructed by B.-G. Cohrs) (1852)

Johanna Winkel (soprano)

Sophie Harmsen (mezzo-soprano)

Sebastian Kohlhepp (tenor)

Ludwig Mittelhammer (baritone)

RIAS Kammerchor

Akademie für Alte Musik Berlin

Łukasz Borowicz

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 169 MB

Akademie für Alt Musik Berlin

Seção ‘The book is on the table’: Anyone familiar with Bruckner, his symphonic architectures reaching for the stars as well as his later Missas from the 1860s, may well be amazed at how deep his Missa Solemnis is still rooted in the solid tradition of Viennese Classicism. In this recording, this rarely heard and recently re-edited and newly published gem is put into the context of the inauguration service of collegiate provost Friedrich Mayr on 14 September 1854 in St. Florian, for which it was written. It is interspersed with the original Proper settings by Robert Führer, Joseph Eybler, and Johann Baptist Gänsbacher.

Łukasz Borowicz

Qualquer pessoa familiarizada com Bruckner, suas arquiteturas sinfônicas alcançando as estrelas, bem como suas Missas posteriores da década de 1860, pode muito bem se surpreender com o quão profundamente sua Missa Solemnis está enraizada na sólida tradição do classicismo vienense. Nesta gravação, esta joia raramente ouvida e recentemente reeditada e publicada é colocada no contexto do serviço de posse do reitor colegiado Friedrich Mayr em 14 de setembro de 1854 em St. Florian, para o qual foi escrita. É intercalado com as configurações originais do Proper de Robert Führer, Joseph Eybler e Johann Baptist Gänsbacher.

RIAS Kammerchor
Anton Bruckner enquanto jovem…

Aproveite!

René Denon

1 comment / Add your comment below

Deixe um comentário