Mozart (1756 – 1791): Desperate Heroines – Árias – Sandrine Piau – Mozarteum Orchestra Salzburg – Ivor Bolton ֎

MOZART

Desperate Heroines

Sandrine Piau

Mozarteum Orchestra Salzburg

Ivor Bolton

 

Em lembrança do Mestre Avicenna!

Houve um período no qual eu frequentava as lojas do PQP Bach, mas do outro lado balcão, como consumidor… Inicialmente achava que tudo era obra de um só ente, algo assim entre Titã e Pantagruel, mas com o tempo e explorando as remotas regiões do seu cibernético espaço, comecei a divulgar diferenças nas postagens e me dei conta que o todo era resultado do esforço de um grupo de contribuintes.

Sandrine cantando para o pessoal do PQP Bach reunidos para o festim de São Paulo…

As postagens do Avicenna me chamaram a atenção devido a pequenos diferenciais, como o uso de cores nos títulos, o cuidado em realçar os links para os downloads, o arremate na postagem. Mas principalmente, me chamava a atenção uma certa coerência na escolha do que vamos aqui chamar de repertório. Passei a considera-lo um amigo com o qual tinha uma significativa identificação de gosto musical e daí a interpela-lo e deixar comentários nas postagens, foi um passo. Para minha surpresa e alegria, recebi resposta acolhedora, espirituosa e divertida. As brincadeiras em torno de sua musa, a lindíssima e charmosa Sandrine eram constantes.

Aqui trabalhamos como os remadores de Ben-Hur!

Acabei sendo convidado e me tornando um contribuinte do blog, membro dessa brancaleônica (mas orgulhosa) trupe devido à iniciativa do Avi, Mestre Avicenna. Nosso primeiro contato mais ‘humano’ foi um telefonema (ele me mandou um zap – posso te ligar às 19h?). Claro, foi a resposta. Nos falamos bastante e ele me deu várias dicas a sobre a (malas)arte de escrivinhar no blog.

Nos encontramos uma única vez, numa memorável tarde em São Paulo, numa reunião de alguns membros de nossa confraria, incluindo a alta diretoria.

Depois, com o tempo e os afazeres, fomos nos afastando um pouco. Ele deixou de fazer suas postagens, até o momento que, como disse o Bisnaga em sua singela postagem, foi ouvir os anjinhos in loco…

De qualquer forma, Avicenna, o Mestre Avi, assim como alguns de meus queridos amigos e irmãos na música, vai continuar em minhas conversações sobre esta absolutamente apaixonante arte.

Falando nisso, que achas daí, mestre, da escolha do disco para esta postagem? Sua pombinha cantando árias de um de meus mais queridos compositores… perfetto, non è vero?

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

  1. Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV: L’ho perduta … Me meschina (Barbarina)
  2. Don Giovanni, K. 527, Act II: Crudele! Ah no, mio bene – Non mi dir (Donna Anna)
  3. La finta giardiniera, K. 196, Act I: Geme la tortorella (Sandrina)
  4. Mitridate, re di Ponto, K. 87, Act III: Ah ben ne fui presaga! – Pallid’ombre (Aspasia)
  5. Le nozze di Figaro, K. 492, Act IV: Giunse al fin il momento… (Susanna)
  6. La finta giardiniera, K. 196, Act II: Crudeli, fermate, crudeli (Sandrina)
  7. Idomeneo re di Creta, K. 366, Act II: Se il padre perdei la patria, il riposo (Ilia)
  8. Lucio Silla, K. 135, Act III: Sposo … mia vita … (Giunia)
  9. Il re pastore, K. 208, Act II: L’amero, saro costante (Aminta)

Sandrine Piau, soprano

Mozarteum Orchestra Salzburg

Ivor Bolton

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC Hi-Re | 450 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 240 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 112 MB

Ivor Bolton quando soube que seria o regente para o disco da Sandrine…

Piau recreates numb torment, fear and anger within the comparatively small expressive range of her soprano…And Ivor Bolton’s urging of the orchestral slings and arrows is everywhere minutely attuned to the elusive and delicate, nervous volatility Piau expresses so well. BBC Music Magazine, 2015

Ela…

Piau brings each of these women, amorous, vulnerable and/or tormented, to vivid life. Her tender shaping of ‘Non mi dir’ convinces you that Donna Anna does indeed love Don Ottavio…Elsewhere she finds an extra sensuous warmth in her tone for Susanna’s aria, and a darker intensity for Aspasia’s Gluckian ombra scena, and Sandrina’s ‘mad scene’. Gramophone, 2014

Ela continua linda, Mestre Avicenna!

René Denon

3 comments / Add your comment below

  1. Obrigada pela linda homenagem!

    Eu como filha, do mestre Avicenna, Paulo, Ben-Hur e tantos outros apelidos carinhosos quero em nome meu e dos meus irmãos agradecer!
    Sim, ele era incrível, na vdd ainda é, pq vive no coração de cada um dos amigos e daqueles que tanto o amaram!
    Sim, ele faz muita falta, o rei do meu castelo de sorriso largo, brincalhão, de bem com a vida foi chamado por Deus para alegrar o paraíso! Um rei que amou a vida do jeito dele e da melhor forma que entendeu!
    Aprendi com ele a ouvir músicas, desde pequena naqueles enormes fones de ouvido e em aparelhos de rolo!
    Amava tudo que era música, desde o clássico do pqpbach, até as antigas do sertanejo kkkk dávamos muita risada!
    Ele Me ensinou a viver de forma passional, como as melodias de muitas músicas, intensas, felizes e tristes numa mistura de sentimentos e aprendizagens!

    Agradeço à todos do pqpbach por proporcionar à um amante da música, conseguir expressar seu sentimento em forma de postagens que ele tanto amava!

    Apenas gratidão!

    Ps: pai, guarda um cantinho da sua nuvem para um dia eu ir aí morar contigo!

Deixe um comentário