dall’Abaco · Arrigoni
Castello · Matteis · Weiss
Vivaldi · Fasch
Uccellini
Artemandoline
Em abril de 2019 éramos felizes sem o saber e eu postei um álbum maravilhoso – uma coletânea de peças barrocas interpretadas pelo Palladian Ensemble, com o cativante nome An Excess of Pleasure. Duas faixas daquele álbum me chamaram demais a atenção – Aria sopra la Bergamasca, de Marco Uccellini, e uma Ayre de Nicola Matteis chamada Diverse bizzarie sopra la Vecchia Sarabanda o pur Ciaccona.
Pois não foi com pouco espanto que reencontrei as duas peças neste álbum da postagem, aqui com outras plumas, interpretadas por um conjunto de bandolins. Em italiano, mandolinos. Como gostei do disco todo, presto postei-o.
A palavra mandola surgiu pela primeira vez como referência a um instrumento musical nas descrições do casamento de Ferdinando de Medici e Christiane of Lorraine, em Florença. O grande construtor de instrumentos Stradivarius definiu mandola como um instrumento de tamanho médio com o tampo em forma de uma amêndoa, um tipo de alaúde, e usou a palavra mandolino para descrever o mesmo instrumento em tamanho menor. Outras denominações são leutino e armandolino.
A esta altura você deve estar impressionado com minha erudição e perguntando-se como o René sabe de tudo isto? Bom, revelo o segredo: li no livreto que acompanha o arquivo de músicas…
Além das lindas peças de Uccellini e Matteis, temos um concertinho de Vivaldi, sonatas de Evaristo Felice dall’Abaco, Carlo Arrigoni e Dario Castello, Domenico Scarlatti e duas peças dos teutônicos John Sigismund Weiss e Johann Friedrich Fasch. John Sigismund era irmão de Silvius Leopold Weiss e de Jiuliana Margaretha, filhos de Johann Jacob Weiss. Todos grandes alaudistas. Silvius Leopold era amigo de Wilhelm Friedemann Bach e conheceu Johann Sebastian por ele.
O disco é uma festa de sonoridades agradabilíssimas, com produção impecável e variação suficiente nos andamentos das peças. Prepare-se para uma hora de grandes prazeres…
Evaristo Felice dall’Abaco (1675 – 1742)
Concerto a più instrumenti Op. V. 6
- Allegro
- Aria cantabile
- Ciacona alegro spiccato – Rondeau
- Allegro
Carlo Arrigoni (1697 – 1744)
Sonata per mandolino basso
- Preludio
- Allegro
- Adagio
- Allegro
Dario Castello (Veneza, século 17)
Sonata seconda a soprano solo
- Sonata
Nicola Matteis (1670 – 1749)
Ayr
- Diverse bizzarie sopra la Vecchia Sarabanda o pur Ciaccona
Domenico Scarlatti (1685 – 1757)
Sonata K. 89
- Allegro
- Grave
- Allegro
John Sigismund Weiss (c1690 – 1737)
Concerto em ré minore
- Concerto
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto da ripieno in do maggiore
- Allegro
- Andante
- Ciacona
Johann Friedrich Fasch (1688 – 1758)
Sonata d-moll
- Largo
- Allegro
- Largo
- Allegro
Marco Uccellini (1603 – 1680)
La Bergamasca
- Aria sopra la Bergamasca
ArteMandoline
Ensemble baroque
Juan Carlos Muñoz, mandoline & mandole baroque
Mari Fe Pavón, mandoline baroque
Alla Tolkacheva, mandoline & mandole baoque
Manuel Muñoz, guitare baroque & luth renaissance
Jean-Daniel Haro, viola de gambe & violone
Jean-Christophe Leclère, clavecin
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 337 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 162 MB
Na contracapa do álbum podemos ler muitas loas ao conjunto… Their playing is expressive, their dinamics extremely flexible, the suppleness of their phrasing inpregnated with warmth and generosity, and their virtuosityis extraordinary.
Depois diga-me você…
Aproveite… e cuide-se!
René Denon