Novidades Musicais

Li, gostei e repasso para os senhores:

Com apoio do Museu Villa-Lobos, quarteto lança obras inéditas do compositor
Quase três anos após a primeira e única interpretação na América do Sul da obra completa para quarteto de cordas de Heitor Villa-Lobos, realizada durante o Festival Villa-Lobos de 2009, o Quarteto Radamés Gnattali, considerado um dos melhores conjuntos de câmara do Brasil, lança em parceria com o Museu Villa-Lobos (Ibram/MinC) todas as 17 obras compostas para quarteto de cordas pelo maestro.
Gravada entre os meses de julho de 2010 e maio de 2011, nos palácios do Catete, Laranjeiras e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a obra integral para quartetos foi filmada em Full HD e com alta resolução sonora em estéreo e surround. As gravações estão, agora, sendo lançadas nos formatos DVD e Blu-Ray.
Ganhador do XIII Prêmio Carlos Gomes como o melhor conjunto de câmara do Brasil, o Quarteto Radamés Gnatalli contou com a parceria do Museu Villa-Lobos para ter acesso aos manuscritos originais do compositor, o que possibilitou revisões das partituras e a correção de diversos erros de notas e ajustes rítmicos, permitindo ao grupo criar a própria edição dos quartetos.
Um detalhe curioso é que, além das 17 peças acabadas, foi encontrada no acervo do museu uma 18°obra inédita para a qual o maestro Villa-Lobos deixou compostos apenas três compassos, que são executados pelo Quarteto Radamés Gnattalli nesta produção. O lançamento é da gravadora carioca Visom Digital.

0 comments / Add your comment below

Deixe uma resposta