György Ligeti (1923 – 2006): Estudos para Piano – Han Chen ֎

Ligeti

Estudos

Dois Caprichos

HAN CHEN 陳涵

 

Há pouco tivemos um pequeno Ligeti frenzy onde algumas ótimas gravações dos Études para Piano foram postadas. Mas, como nosso apetite por essas obras é insaciável, sempre que uma nova gravação tão bem recomendada como esta aparece, nosso editor chefe logo encomenda uma postagem, com urgência!

Han Chen pronto para enfrentar esse inverno brabo que faz no Rio de Janeiro

Realmente, o disco do Han Chen merece toda a nossa apreciação. Este jovem pianista é natural de Taichung, Taiwan, e estudou com Yoheved Kaplinsky na Juilliard School, onde obteve seu bacharelado e mestrado. Ele foi beneficiado, em parte, com uma bolsa de ex-alunos do Van Cliburn. Foi vencedor do primeiro prêmio no Sexto Concurso Internacional de Piano da China e o seu álbum de estreia, pela Naxos, oferece algumas transcrições de óperas de Liszt.

Este álbum dos Études foi escolhido pelo editor da Gramophone como um dos dez melhores para a última edição da revista. Veja um trecho da resenha: “[Chen]’s one of the few pianists who handles both gnarly contemporary scores and over-the-top Romantic showpieces with equal authority and style…” (“Chen é um dos poucos pianistas que domina tanto partituras contemporâneas desafiadoras quanto peças românticas exuberantes com igual autoridade e estilo…“)

Outro álbum do Chen é uma coletânea de peças do compositor e regente inglês Thomas Adès, que talvez apareça dia desses no seu PQP Bach mais próximo.

Sobre a música desse álbum, você já sabe, Ligeti compôs seus Estudos para Piano ao longo de sua carreira, deixando três livros, o terceiro meio que por terminar, mas assim terminado pela situação. Eu não consigo deixar de ficar muito impressionado com os arrasadores estudos Désorde (lembro do Caos da Matemática), Der Zauberlehrling (O Aprendiz de Feiticeiro) e L’escalier du diable. Mas há muito o que admirar nestas peças e espero que você comente depois de ouvir o disco, indicando quais estudos lhe impressionaram mais.

A ordem aqui é um pouco diferente dos outros discos postados. Primeiro o Livro Um e o Livro Três. Em seguida, como intermezzo, duas peças mais de juventude, dois Caprichos. Completando o disco, o Livro Dois, que inicia com o Galamb Borong (com jeito de música javanesa), Fém (que é ferro…), além de dois estudos dos que mencionei acima, terminando com a Columna infinta, que talvez nunca acabe…

György Ligeti (1923 – 2006)

Études for piano, livre 1 (études 15-18)

  1. 1, Désordre
  2. 2, Cordes à vide
  3. 3, Touches bloquées
  4. 4, Fanfares
  5. 5, Arc-en-ciel
  6. 6, Automne à Varsovie

Études for piano, livre 3 (études 15-18)

  1. 15, White on White
  2. 16, Pour Irina
  3. 17, À bout de souffle
  4. 18, Canon

Dois Caprichos (1947)

  1. Capriccio No. 1
  2. Capriccio No. 2

Études for piano, livre 2 (études 7-14)

  1. 7, Galamb Borong
  2. 8, Fém
  3. 9, Vertige
  4. 10, Der Zauberlehrling
  5. 11, En Suspens
  6. 12, Entrelacs
  7. 13, L’escalier du diable
  8. 14, Columna infinită
  9. 14a, Coloana fără sfârşit (Coluna sem fim)

Han Chen, piano

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

FLAC | 256 MB

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

MP3 | 320 KBPS | 200 MB

Ói nóis aqui travêz….
Han Chen se preparando para a entrevista com o pessoal do PQP Bach…

Aproveite!

René Denon

Deixe um comentário