Johann Sebastian Bach (1685-1750): Missa em Si Menor (Hengelbrock / Freiburger)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Um grande amigo, infelizmente já falecido, considerava esta obra de Bach como a maior realização do ser humano. Curiosamente esse amigo era ateu, não era ligado a nenhuma religião.  Era uma pessoa extremamente bondosa, e desconheço alguém que tenha feito alguma reclamação a seu respeito. Era admirado por todos. Tratava-se de pessoa cordata, sábia e que tinha uma grande bondade no coração, desconhecia a maldade. E um grande intelectual, extremamente culto e um dos maiores conhecedores da obra de Machado de Assis que tive a oportunidade de conhecer. Mas um belo dia um AVC o levou. Como morava sozinho, nunca casou, só foi encontrado dois dias depois dentro de seu apartamento.

Por que me lembrei dele? Porque mais ou menos nessa época, não sei precisar o dia, há seis anos, ele nos deixou. Uma legião de amigos ainda não se conforma. Para mim, ele viajou para o seu amado Rio Grande do Sul, para ficar novamente entre sua tão querida família e pode aparecer a qualquer momento. E ele amava essa Missa de Bach. No meio da bagunça dos  milhares de LPs, fitas cassetes e livros em que ele vivia, estava sempre em destaque o LP da gravação do Gardiner. Dizia que tinha de ouvi-lo ao menos uma vez por mês, pois aquela música como que o purificava, sentia-se mais leve, como se estivesse indo ao confessionário.  Se a ouvia num final de semana, sua semana começava melhor ainda. Curioso, né? O efeito que uma música pode ter sobre uma pessoa…  enfim, a vida da gente é um nada no mundo, como dizia o poeta. Mas temos de aproveitá-la da melhor forma possível, para não nos arrependermos depois de nossas escolhas.

Ouvindo essa gravação do Thomas Hengelbrock sinto-me como o meu amigo se sentia. Livre e leve. Poderia voltar á rotina estafante do serviço com um sorriso no rosto. Mas hoje é sábado, e não trabalho, nem amanhã. Portanto, vamos aproveitar o dia.

Voltando a falar dessa gravação, diria que está no mesmo nível da de Gardiner, para muitos a melhor já realizada. Mas a música de Bach está além de conceitos e gostos. Ela transcende e atinge a todos com tal força que ficamos como que paralisados. E creio que o mesmo ocorra com os intérpretes dessa gravação: foram como que possuídos pela força que ela emana e realizaram um trabalho notável. Não saberia dizer se é a melhor gravação da atualidade, afinal existem dezenas de gravações dela, mas com certeza está na minha lista das melhores.  O jovem Thomas Hengelbrock já realizou excelentes gravações em sua curta carreira e tem um futuro promissor pela frente.

Meu falecido amigo haveria de concordar comigo. Não preciso dizer que esta postagem é uma homenagem à ele, né?

Johann Sebastian Bach (1685-1750): Missa em Si Menor (Hengelbrock / Freiburger)

CD1

1 Ester Teil. KYRIE. Chorus_ Kyrie eleison
2 Duetto (Soprano I & II)_ Christe eleison
3 Chorus_ Kyrie eleison
4 GLORIA. Chorus_ Gloria in excelsis Deo
5 Chorus_ Et in terra pax
6 Aria (Soprano)_ Laudamus te
7 Chorus_ Gratias agimus tibi
8 Duetto (Soprano & Tenor)_ Domine Deus
9 Chorus_ Qui tollis peccata mundi
10 Aria (Altus)_ Qui sedes ad dexteram patris
11 Aria (Basso)_ Quoniam tu solus Sanctus
12 Chorus_ Cum Sancto Spiritu

CD2

1 Zweiter Teil. CREDO. Chorus_ Credo in unum Deum
2 Chorus_ Patrem omnipotentem
3 Duetto (Soprano & Altus)_ Et in unum Deum
4 Chorus_ Et incarnatus est
5 Chorus_ Crucifixus
6 Chorus_ Et resurrexit
7 Aria (Basso)_ Et in Spiritum Sanctum
8 Chorus_ Confiteor
9 Chorus_ Et expecto
10 SANCTUS. Chorus_ Sanctus
11 Aria (Tenor)_ Benedictus
12 Doppel-Chorus_ Osanna
13 AGNUS DEI. Aria (Altus)_ Agnus Dei
14 Chorus_ Dona nobis pacem

Solistas do Balthasar-Neuman-Choir
Balthasar-Neumann-Choir
Freiburger Barockorchester
Thomas Hengelbrock – Conductor

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Thomas Hengelbrock explicando sua baita parceria com os Freiburger

FDPBach

15 comments / Add your comment below

  1. Sei que passou há pouco o dia de aniversário do nosso grande mestre (comemorei como recomenda a tradição alemã). Mas é que, na verdade, ele merece mtos e mtos dias de felicitações, é claro.
    Como bachiano convicto, devo confessar que, nos meus momentos de maior paixão e deslumbramento, penso em jogar janela fora todos os meus Mozart’s, Beethoven’s, Ligeti’s, etc, e ser fiel, eternamente, apenas a nosso grande líder!
    Mas depois sinto que a música dele traz uma compaixão verdadeiramente divina, que nos faz aceitar e até mesmo aprender a apreciar as obras dos alunos, até as menos notáveis.
    Agradeço a vc, PQP, filho do nosso grande mestre, pela bela divulgação.
    A propósito, essa missa é algo de fazer os céus se emocionarem!

  2. Ontem fiquei metade do dia dedicado a esse download, mas sempre aparecia de 4 a 6 horas para a conclusão. Baixei-o hoje às 5 da matina, finalmente. Valeu a paciência. Belíssimo álbum!

    Mais uma vez, obrigado, e grande abraço.

    1. Não falta !! É que há um erro na numeração : a 11 , na realidade veio como 12 , a 12 veio como 13 , etc…..
      abraço
      pierre

  3. Com certeza, quando Bach resolveu escrever a Missa em Si Menor, DEUS desceu dos céus e disse pra ele: “Bach, escreve assim, ó, que vai ficar supimpa”. Bach prestou atenção direitinho.

  4. Fdp, houve um mistype no título da postagem, é B, não H.
    Falando em versões desta missa, a de Celibidache é de arrepiar, a melhor que conheço.

  5. Meus cumprimentos e agradecimentos por esse post que, imagino, deve ser muito bom, a julgar pelos intérpretes. Até agora a gravação insubstituível desta maravilhosa e única obra é aquela capitaneada pelo recém-falecido Leonhardt. Vamos ver em que degrau da hierarquia o Hengelbrock ficará.

  6. A qual das duas gravações de Gardiner o texto faz referência? Aquela de 1985(?) justamente não me agrada muito, fica léguas atrás das campeãs, a meu juízo, de Leonhadt e de Butt (Dunedin Consort). Sei que ele tem uma gravação mais recente, que ainda não parei para apreciar. Grato pelo post!

    1. Meu caro Pedro, curiosamente xará do meu citado amigo acima, como passei boa tarde do início dos anos 90 junto a esse amigo, a referência da gravação é exatamente a de 1985, com aquela capa arrasadora. Eram outros tempos e não tinhamos muito acesso a esse tipo de material, mesmo em São Paulo. Recentemente Gardiner voltou a gravar essa missa, que creio já foi postada aqui mesmo no PQPBach.

Deixe um comentário