Der Apfel fällt nicht weit vom Apfelstamm
Quando ouvi este disco lembrei-me do ditado ‘The apple does not fall far from the apple tree’. Uma versão mais tropicalista seria: ‘A banana não cai longe da bananeira’. Mas, não ficou como eu queria, bananas dão em cachos e não caem tão facilmente das bananeiras. Além disso, o adágio me ocorreu devido a um caso de pai e filho. Assim, escolho definitivo: ‘O mamão não cai longe do mamoeiro’!

O cantor Julian Prégardien é filho de Christoph Prégardien, um tenor que se destacou nas gravações de música barroca com grupos de instrumentos e práticas de época. Foi evangelista para metade das gravações das Paixões no auge de sua carreira. Metade talvez seja exagero, mas quem é do ramo entende o que estou falando. Numa outra frente de atuação, se destacou como cantor de Lieder – suas gravações dos ciclos de Schubert, por exemplo, são reconhecidas como basilares.

O ciclo da Bela (e ingrata) Moleira ele gravou duas vezes, acompanhado ao piano moderno e também acompanhado ao pianoforte, com o famoso Andreas Staier. Mas, como queremos novidades e um disco de Lieder por vez é suficiente, vamos de Julian, que faz uma interpretação ousada, que achei bonita e instigante. A voz é bela, ele canta como se tudo fosse fácil e o acompanhamento, aos cuidados de Kristian Bezuidenhout, é espetacular. O instrumento é ‘de época’, uma cópia de um pianoforte Graf, de 1825 e que soa maravilhosamente. Além disso, ao ouvir o disco do pai, com o acompanhamento de Staier, gravado em 1991, nos damos conta de como as técnicas de gravação evoluíram.
Resumindo, se você já conhece o ciclo da Bela (e malvada) Moleira, vai gostar de ouvir uma nova interpretação. Se você ainda não conhece e pretende ganhar mais familiaridade com este gênero musical, esse disco é uma excelente porta de entrada.

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Die schöne Müllerin D. 795
A Bela Moleira
1 | Das Wandern 2’23
2 | Wohin? 2’19
3 | Halt! 1’26
4 | Danksagung an den Bach 2’26
5 | Am Feierabend 2’42
6 | Der Neugierige 3’58
7 | Ungeduld 2’42
8 | Morgengruß 4’55
9 | Des Müllers Blumen 3’50
10 | Tränenregen 4’18
11 | Mein! 2’16
12 | Pause 5’13
13 | Mit dem grünen Lautenbande 2’00
14 | Der Jäger 1’05
15 | Eifersucht und Stolz 1’27
16 | Die liebe Farbe 4’04
17 | Die böse Farbe 2’01
18 | Trockne Blumen 4’10
19 | Der Müller und der Bach 4’33
20 | Des Baches Wiegenlied 7’43
Julian Prégardien, tenor
Kristian Bezuidenhout, fortepiano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 151 MB
À data da sua morte prematura aos 31 anos, em 1828, Franz Schubert havia já produzido um legado de cerca de 600 Lieder – genero do romantismo alemão que une, intrinsecamente, poesia e música. A Bela Moleira, o primeiro grande ciclo do compositor austríaco, reúne poesia de Wilhelm Müller (poeta, filologista e historiador) e proporciona uma viagem bucólica que oscila entre um otimismo naïve e a angústia e o desespero perante um amor não correspondido.
Trechos de uma resenha que pode ser lida na íntegra aqui: Perhaps what really stands out in this performance for me is the deep range of emotions that are brought about between songs; Prégardien’s voice can get soft and demure then can rise beyond the expectations for dynamics and several times almost switches to speaking the text. His range of vocal style I think is so well done to convey the emotional material in the songs. That combined with slowing things down before rallying the tempo up again are such welcome surprises. […] Among my favorite songs are Mein! and Der Jäger. Both do not disappoint under Prégardien and Bezuidenhout. It’s still hard for be to believe Schubert’s ability as a composer of these songs at the young age of twenty-six. […]
For me, this new recording forced me to hear these songs as if they were new. […] The quiet intensity in Die Liebe Farbe is hauntingly well done. And yes—I think Julian has outdone his own father, the lyric tenor Christoph Prégardien (who partnered with Andreas Staier) in this new recording.
Aproveite!
René Denon
Uma palhinha, mas o acompanhamento é outro…

Obrigado, caro PQP, por este post. Tenho um pouco de trigo e quero moê-lo. Por favor, envie-me o endereço de “Bela Moleira”, cuja foto você forneceu.
Olá, DAVOOD!
A ilustração foi fornecida pelo Dept. de Artes da PQP Bach Publishing House e eles são um pouco confusos! De qualquer forma mandarei um memorando para eles mencionando seu pedido…
Abraços!
RD
Inclua-me nesse memorando, porque essa bela moleira é uma coisa, viu…
Olá Marcello. Apenas respeite a nobita. Eu sou o primeiro.
Com certeza! Por esta bela moleira, vale a pena esperar…
Organizando direitinho, todos podemos moer o trigo, amassar a massa e assar os pães naquele forninho.
obrigado, René, por compartilhar. Este repertório é muito bonito, a gravação, muito boa. Me intrigou de início a capa. Mas não importa afinal. Sobre a imagem final, acho que dá para evitar.
Olá, Otavio!
Fico feliz em saber que você gostou do disco. Eu ouvi diversas vezes durante o período de preparação da postagem e, ontem, quando ela foi ao ar, ouvi mais uma vez.
Espero não ter sido tão politicamente incorreto com a ilustração. Não quis ser, de maneira alguma, ofensivo…
Os comentários são sempre muito bem-vindos!
Abraços do
René
Bom dia.
Só um adendo atrasado ao seu post, Julian Prégardien é filho de Christoph Prégardien, e não Christian.
Olá, Sergio Luiz!
Obrigado por apontar minha falha…
Fiz a correção no texto.
Espero que tenha gostado do disco!
Abraços do
René
Estou esperando sua análise sobre o disco Father and Son em que os dois cantam juntos a maravilha de Erlkönig de Schubert com o pianista Michael Gees.
Huahehahahaheuahe, boa, Henrique!