F. J. Haydn (1732-1809) & G. M. Monn (1717-1750): Concertos para Violoncelo (Queyras, Müllejans, Freiburger Barockorchester)

IM-PER-DÍ-VEL !!!

Alguns de vocês vão pensar que eu e CVL combinamos fazer isso, outros vão achar que eu resolvi encher o saco dele, metendo uma gravação muito boa só para lhe fazer concorrência. Calma, os fatos são mais simples. Eu amo estes concertos de Haydn e, quando vi que havia uma só gravação recebendo o Diapason d`Or, o Choc de Classica e o Editor`s Choice da Gramophone, encomendei a maravilha. Ela chegou em minha datcha trás-anteontem (ou seria tresanteontem?), dia 30, e passei dois dias ouvindo a coisa sem parar. Posso dizer duas coisas: (1) é DISPARADA a melhor gravação que já ouvi destes concertos — Queyras é extraordinário — e (2) não ouvi ainda a gravação do Menezes postada ontem por CVL.

Há um agravante que me fez comprar este CD rapidamente: na minha opinião a Freiburger Barockorchester é o melhor conjunto barroco da atualidade e tenho inclusive DVDs do grupo. É um melhor do que o outro. Bem, se vocês ainda desconfiam que sacaneei CVL, peço que vão tomar nos seus cus.

Pois, em verdade, vos digo: a gente passa a vida esperando a interpretação perfeita e às vezes a encontra, nem que seja apenas por alguns meses ou anos. É o caso. Vale a pena escurecer a sala e ouvir APENAS os concertos. Ah, esqueçam o simpático Monn. A grandeza aqui é toda de Haydn!

F. J. Haydn (1732-1809) & G. M. Monn (1717-1750): Concertos para Violoncelo (Queyras, Müllejans, Freiburger Barockorchester)

Cello Concerto No. 1 in C major, H. 7b/1, de Franz Joseph Haydn
1. Moderato
2. Adagio
3. Finale, Allegro Molto

Cello Concerto No. 2 in D major, H. 7b/2 (Op. 101), de Franz Joseph Haydn
4. Allegro Moderato
5. Adagio
6. Allegro

Cello Concerto in G minor, de Georg Matthias Monn
7. Allegro
8. Adagio
9. Allegro Non Tanto

Freiburg Baroque Orchestra
Jean-Guihen Queyras, violoncelo
Petra Müllejans, regência

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

Queyras, um disco totalmente fora da curva | Foto: Marco Borggreve

PQP

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20 comments / Add your comment below

  1. Que maravilha!!! Iniciar o ano com obras pra Cello!!! Tem início melhor que esse??? Baixei o do CVL e agora to baixando esse! Maravilha PQP!!!

    P.S.: Você já ouviu o Jean (o cellista) tocando Bach? É muito legal… Tenho um cd dele tocando Britten também…

  2. Olá, tenho este CD e de fato é maravilhoso. Mas sou mei novato aqui no PQP e fiquei muito curioso com algo que me acredito ser facilmente compreendido entre os mais veteranos no site, oq é CVL? É que me ocorreu que eu realmente queria baixar esse cd do menezes tocando o Haydn, acho que muito aqui já o ouviram ao vivo e ja fiz isso algumas vezes aqui em Belem onde moro, o cara dá um show e consegue ser um elo entre oq um cellista moderno pode fazer com obras clássicas e barrocas, contrariando a opiniao tacanha de muitos músicos que dizem que música barroca é feita por músicos de pouca técnica que everedaram por um estilo mais “fácil” de ser tocado, já ouvi muuuito isso, enfim, por favor me digam, se possivel onde poderia baixar o Menezes tocando os concertos do Haydn, de antemão agradeço.
    P.S.
    Parabéns ao site, é muito bem feito e tem uma cdteca bem variada. Muito bom, parabéns

  3. PQP, abaixo seguem os links das 3 Suites for Cello de Britten com o Jean-Guihen Queyras. Infelizmente, não tenho a versão dele tocando as suites de Bach, mas sei que não é difícil achar na net. Então, enjoy! Preciso tomar vergonha na cara e aprender a mexer no 4shared… foi minha namorada quem upou os arquivos na conta dela… Desculpa pela demora!

    Pode voltar a postar agora?!

    Abraço! Espero que aproveitem! Se essas versões que estou mandando merecerem um post, posta!

    http://www.4shared.com/file/wBlhpXWm/Britten_No_01.html
    http://www.4shared.com/file/eW5s0Vd2/Britten_No_02.html
    http://www.4shared.com/file/ORHQjPzl/Britten_No_03.html

  4. CVL, essa seria uma curiosidade minha também, até alguns dias. Mas logo soube através de outro comentário seu. A propósito, era o responsável pelas postagens de Villa-Lobos, não? Mal acreditei quando foi impedida a publicação, pois, logo diretamente ao maior compositor do país. Infelizmente isso ocorreu, mediante ás críticas.

    PQP, maravilha de postagem!

  5. Estou baixando o CD. Sou fã dos violoncelistas como Yo Yo Ma e apaixonado pela obra de Haydn para esse instrumento. Esse blog é um oásis em meio ao deserto da cafonice musical que ouvimos no dia -a -dia aqui no Brasil.

  6. Ah, Haydn… Nunca decepciona!
    Muito obrigado pela reativação desta postagem!
    A turma do CAB (Clube dos Amantes do Barroco), guilda da qual sou sócio remido, já agendou para o carnaval uma apresentação da Águas Claras Barockorchester que, ao longo dos 5 dias de festança, tocará a integral das sinfonias de F. J. Haydn. Será um evento imperdível para pessoas de fino trato – abadás à venda.
    Abraços.

    1. Prezado Marcelo, informo que ainda não recebi minha carteirinha nem a camisa do CAB, mesmo após enviar a ficha de cadastro, os documentos e pagar a (abusiva) taxa de inscrição. Seria por ter preenchido, na campo “movimento estético preferido”, Romantismo? Aguardo retorno.

      1. Caro Henrique,
        Peço-lhe desculpas e o nosso almoxarife, que faz às vezes de coletor de impostos e tributos, já foi punido por não enviar-lhe os mimos a que tem direito – ele será descontado direto no holerite.
        Quanto à taxa, faz-se mister lembrar que traz incluso o valor adicional do novo busto que ergueremos bem na entrada do nosso aprazível Macambira Barockmusikzentrum – inclusive, seu nome já consta como membro votante, portanto decida-se entre o busto de Händel ou o de Telemann, que será elegantemente posicionado entre os de Bach e Vivaldi.
        Já a preferência ao Romantismo nos é perfeitamente aceita, secretamente também nos damos esse prazer, embora já tenha lido no estatuto que, em nossos alto-falantes, só toque Barroco.
        Encaminhe-me correspondência no formato de carta registrada perguntando sobre a GSAR (Guilda Secreta dos Amantes do Romantismo) e aguarde.
        Atenciosamente.

        1. Caro Marcelo,
          Obrigado pela completeza e agilidade em responder-me. Serei obrigado a optar pelo busto do nosso nobre Handel.
          Agradecidamente,

  7. Haydn é sempre uma benção, independente de se tratar de uma sinfonia, um quarteto ou concerto. Essa é uma boa gravação, mas tenho um problema com essas gravações modernas (é um disco pós 2000, certo? Soa como se fosse). Gosto daquelas gravações antigas, que parecem ter sido executadas com instrumentos antigos, em um estúdio ou sala antiga, usando equipamentos de gravação antigos e registradas em mídia antiga. Mas baixei e estou ouvindo, e meus estagiários também. A contragosto, óbvio.

  8. Viva Haydn! Obrigado pelo post! É sempre um alento encontrar uma postagem do mestre de Rohrau: estes concertos são maravilhosos, e se juntam ao de Dvorak e alguns de Vivaldi no Olimpo das obras para esta formação. minha gravação preferencial continua sendo a de Coin-Hogwood, mas esta e a de Wispelwey concorrem dignamente. O Monn foi uma grata surpresa. Já em relação ao saudoso Menezes, lembro-me de tê-lo visto uma única vez, na execução do conc. n. 2, no Municipal de SP: minha expectativa naquele momento era, no particular, ver o que ele faria com a nota mais aguda do solo antes do tutti que chama a coda, no primeiro movimento: ele refugou… Decepção esta à parte, lembro-me que o concerto no todo foi maravilhoso, que ainda contou com a execução da espetacular sinf. 44 de Haydn, sob a batuta deNorton Morozowicz regendo a Orquestra de Câmara de Blumenau. Boa lembrança…

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