Handel
3 Suítes Grandes
Brahms
Variações Handel
Seong-Jin Cho, piano
A ideia não é nova – András Schiff gravou um disco para a TELDEC em 1994 reunindo peças de Handel, Brahms e Reger. Confesso que não lembro da peça de Max Reger, mas certamente me lembro das peças de Handel e Brahms.
A reverência de certos compositores para com mestres do passado quase sempre resulta em boa música. Ravel é um desses e Stravinsky, a seu modo, também. Foi com essa perspectiva que abordei esse disco que achei excelente. Três suítes de Handel, incluindo aquela que termina com variações e fuga – O Ferreiro Harmonioso – seguidas das Variações e Fuga sobre um tema de Handel, de Brahms. Como bônus, a título de encores, mais uma peça de Handel e um arranjo do venerando Wilhelm Kempff.
Outro grande pianista que dedicou parte de um álbum a música de Handel é Murray Perahia. O paralelo não termina aqui. Após anos de dedicação à música dos períodos clássico e romântico, Perahia que passava por um período afastado do piano devido à uma lesão, mergulhou na música do período barroco – Handel, Scarlatti e Bach – e em seu retorno à atividade ganhamos alguns ótimos discos. Felizmente Seong-Jin Cho não precisou se machucar para encontrar na música para teclado do período barroco novos estímulos para sua arte.
George Handel (1685–1759)
Suíte No. 2 em fá maior HWV 427
- Adagio
- Allegro
- Adagio
- Allegro [Fugue]
Suíte No. 8 em fá menor HWV 433
- Prélude
- Allegro [Fugue]
- Allemande
- Courante
- Gigue
Suíte No. 5 em mi maior HWV 430
- Prélude
- Allemande
- Courante
- Air – Double I–V [Air com 5 Variações “The Harmonious Blacksmith”]
Johannes Brahms (1833–1897)
- Variações e Fuga sobre um Tema de Handel em si bemol maior op. 24
George Handel (1685–1759)
- Sarabande em si bemol maior HWV 440/3 (3º. Mov. da Suíte No. 7 em si bemol maior)
- Menuetto em sol menor (Arr. Wilhelm Kempff) anteriormente tratado como 4º. Mov. da Suíte em si bemol maior, HWV 434
Seong-Jin Cho, piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 210 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 153 MB
“For me, Handel’s music comes directly from the heart, so people can easily follow it.”, says Cho. He was also keen to explore the ways in which Handel influenced later composers and so chose to record Brahms’s enormously creative response to music from one of the suites as well. Brahms based his twenty-five variations on the Air from Handel’s Suite No. 3 in B flat major HWV 434, a simple theme on which Handel himself built four short variations.
Espero que você goste deste álbum tanto quanto eu…
Aproveite!
René Denon