Prokofiev
Concerto para Violoncelo, Op. 58
Sinfonia Concertante, Op. 125
Sonata para Violoncelo, Op. 119
Semana cheia, muitos compromissos e Natal se aproximando – já quase dá para ouvir os sininhos das renas de Papai Noel! Não tem sobrado muito tempo para ouvir música, mas para o que gostamos, sempre se dá um jeito…
Na esteira do Concerto para Violoncelo de Shostakovich, continuei a explorar a música para violoncelo e orquestra de compositores russos e dei com meus costados neste disco espetacular. Gostei tanto que comecei a preparação da postagem, deixando a tradicional busca nos vaults da corporação para saber se ele já havia sido postado para depois. Pois lá estava, com a tradicional verve do nosso editor-chefe e o carimbo iso-PQP Bach de qualidade: IM-PER-DÍ-VEL !!!
PQP Bach menciona que Han-Na Chang superou Rostropovich nesta gravação. Bem, vale a pena dizer que a moça estudou bastante e teve aulas diretamente com Misha Maisky, que foi aluno de Rostropovich. Em 1994 ela ganhou o Quinto Concurso Rostropovich de Violoncelo e passou a estudar diretamente com ele. Assim, a moça fez sua lição de casa…
A Sinfonia Concertante, obra comum aos dois discos da postagem, foi escrita entre 1950 e 1952 como uma completa revisão do Concerto para Violoncelo, op. 58, composto entre 1933 e 1938.
Prokofiev ouviu em 1947 um jovem violoncelista de 25 anos interpretar seu concerto e gostou tanto que prometeu rever a obra para ele. É claro, o violoncelista era Mstislav Rostropovich e o resultado da promessa a Sinfonia Concertante.
Basicamente, uma sinfonia concertante é um concerto para um ou mais instrumentos que atuam como solistas, mas também se misturam sinfonicamente na textura musical mais ampla. Esse gênero musical deriva em parte dos concerti grossi do período barroco e floresceu na França nos dias de Devienne, Gossec e Playel. Nosso irmão de Londres, o Johann Christian Bach compôs obras desta natureza que eram apresentadas em Londres pela orquestra dos concertos da dupla Abel-Bach. Mozart certamente conhecia estas obras e escreveu uma obra-prima no gênero. Quando Papa Haydn andou por Londres, foi jogado em um ringue pela imprensa local, tendo no outro corner um dos seus ex-alunos, o já mencionado Ignaz Playel. Qual deles seria o campeão das sinfonias concertantes. Pois não é que o idoso compositor levou o cinturão com a sua Sinfonia-Concertante…
Apesar da terminologia, as sinfonias concertantes dos compositores mais recentes se colocam em seus próprios termos e há algumas gemas que merecem ser devidamente exploradas, assim como esta obra de Prokofiev.
Sergei Prokofiev (1891 – 1953)
Sinfonia Concertante em mi menor para violoncelo e orquestra, Op. 125
- Andante
- Allegro giusto
- Andante con moto
Sonata em dó maior para violoncelo e piano, Op. 119
- Andante grave – Moderato animato – Andante grave, come prima – Allegro animato
- Moderato – Andante dolce – Moderato primo
- Allegro, ma non troppo – Andantino – Allegro, ma non troppo
Han-Na Chang, violoncelo
London Symphony Orchestra
Antonio Pappano, direção e piano
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 282 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 156 MB
Chang and Pappano offer a fiercely communicative Symphony-Concerto and an equally distinctive, though more conventionally ruminative account of the Sonata. […] The cellist is placed closer than would be the case in live concert, but such technically invulnerable playing can take it.
Han-Na Chang’s disc is quite superb. [The Gramophone Classical Music Guide 2010]
Sergei Prokofiev (1891 – 1953)
Concerto em mi menor para violoncelo e orquestra, Op. 58
- Andante
- Allegro giusto
- Tema: Allegro – Interludio: L’istesso tempo – Variations 1-3 – Cadenza – Interludio II – Variation 4 – Reminiscenza – Coda
Sinfonia Concertante em mi menor, para violoncelo e orquestra, Op. 125
- Andante
- Allegro giusto
- Andante con moto
Alban Gerhardt, violoncelo
Bergen Philharmonic Orchestra
Andrew Litton, direção
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FLAC | 288 MB
BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
MP3 | 320 KBPS | 169 MB
Whatever conclusions one draws from a direct comparison between the two works, there is little doubt that Alban Gerhardt is equally committed to both. [BBC Music Magazine 2009]
Matching menace with intense lyricism, these performances of two closely related works are compelling. Alban Gerhardt…can convey the lyrical lines mellifluously and also whet his cutting edge when the composer is at his most acerbic. [The Daily Telegraph 2009]
Postagem original do PQP Bach:
rené, boa tarde. que post interessante!!!! a sinfonia concertante de prokofiev é, para mim, das obras mais interessantes do compositor e a interpretação de rostropovich com ozawa – ja publicada aqui – é antologica!
volto a lhe agradecer o post das sonatas de mozart com la uchida!!!!! que presente de natal!!!! e venho aqui te pedir para interceder por um pedido meu.
não sei se você teria condições de revalidar um belíssimo post que perdi, infelizmente. o post das sonatas de haydn com alfred brendel.
para mim o que uchida e haebler são para mozart, brendel o é para joseph haydn. e também creio que, para entendermos o processo de criação das sonatas de mozart e, sobretudo, de beethoven, urge ouvirmos as sonatas de haydn. aliás, papa haydn abriu as portas para a sinfonia, tal como conhecemos hoje, bem como o concerto e, logicamente, a sonata.
quando ouvimos a sinfonia clássica de prokofiev, percebemos que o mestre russo sabia disso e homenageia o mestre austriáco – ou melhor, sacro romano-germânico.
assim, creio eu, acontece com as sonatas. e nada melhor que as sonatas de haydn para fechar, ou melhor, abrir esse universo fabuloso!!! partimos de haydn e chegamos às sonatas de guerra -6,7 e 8 – de prokofiev.
e ninguém melhor do que alfred brendel.
um quarteto fantástico, brendel, uchida e/ou pires e gilels!!!! what more else?!
se você pode fazer, por favor, revalide o post das sonatas de haydn com brendel!!!
mais uma vez, agradeço muito!!!!
um grande abraço
bernardo
Olá, BB!
Espero que goste destas peças de Prokofiev…
Quanto ao Haydn de Brendel, eu entendi que os links serão restabelecidos, em breve…
Mas lembre-se, é fim de ano e as coisas ganham dinâmicas diferentes.
Abraços
RD
mais uma vez te agradeço a atenção!!!! prokofiev é a revolução da revolução russa, que mudou muita coisa, mas que massacrou muita também! vide shostakovich!