.: interlúdio :. Pat Metheny: 80/81

Esse CD é obrigatório para todos os fãs de Pat Metheny, que como tais, devem conhece-lo muito bem. Um timaço de músicos cooptados pela grande gravadora ECM gravou um petardo, daqueles que não deixam pedra sobre pedra.

Comprei este LP lá pela virada da década de 80 para 90, quando ainda estava explorando novos sons e possibilidades do jazz, e fiquei impressionado com a qualidade destas gravações. Naquele momento eu procurava conhecer o máximo possível do trabalho de Pat Metheny. Eram tempos difíceis para os apaixonados por música, e gastava meu parco salário em discos e livros. Ainda não sabia direito o que queria da vida. Não temo em dizer que naquela virada de década, quando me mudei para tentar a vida em São Paulo, enfim, naquele momento eu estava aberto a novas alternativas e possibilidades.

E foi esse LP que me apresentou Michael Brecker, um excepcional saxofonista, que já tinha tocado até com Frank Zappa, e que não temia em experimentar novas sonoridades com seu sax, além de atacar com fusion funkeado com o seu irmão Randy, com uma banda chamada “The Brecker Brothers”, mas esta é uma outra história.

O crítico do site AllMusic sintetizou bem este LP:

“Pat Metheny’s credibility with the jazz community went way up with the release of this package, a superb two-CD collaboration with a quartet of outstanding jazz musicians that dared to be uncompromising at a time when most artists would have merely continued pursuing their electric commercial successes. From the disbanded Keith Jarrett American quartet came bassist Charlie Haden and tenor Dewey Redman — who alternates with and occasionally plays alongside tenor Michael Brecker — and Jack DeJohnette provides more combustible drumming than Metheny had ever experienced on record before. Yet Metheny’s off-kilter wandering on solo electric guitar is a comfortable fit for the post-bop rhythmic crosscurrents of this music. Indeed, Haden and Metheny are in total sympathy, perhaps celebrating their mutual Missouri roots, and Metheny’s difficult “Pretty Scattered” — which he mockingly described as “Guitar Revenge!” — nearly manages to stump even Redman and Brecker. The first of the “Two Folk Songs” is a great example of the Metheny folk-jazz fusion, with furious strummed guitar underpinning Brecker’s melodic line and excursions on the outside and DeJohnette’s spectacular drums. Another remarkable track is “Open,” a group improvisation that finds DeJohnette shaping the track’s direction with a pushing solo and Metheny and the saxes emerging at the end. The two original LPs were organized so that the more distinctive Metheny fusions were on sides one and four and the overt jazz tracks occupied sides two and three.”

IM-PER-DÍVEL !!! Para todos aqueles que ainda não conhecem esse trabalho, uma mudança de rota na carreira já consolidada de Metheny.

CD 1

01. Two Folk Songs- 1st and 2nd
02. 80,81
03. The Bat
04. Turnaround

CD 2

01. Open
02. Pretty Scattered
03. Every Day (I Thank You)
04. Goin’ Ahead

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Pat Metheny – Guitars
Charlie Haden – Bass
Jack DeJohnette – Drums
Dewey Redman – Tenor Sax
Mike Brecker – Tenor Sax

DSCN0115
Um Quinteto @$$#@@$@#@# Espetacular !!!

2 comments / Add your comment below

Deixe um comentário