Gustav Mahler (1860-1911): Sinfonia Nº 7 (Dudamel)

Talvez eu seja um ouvinte peculiar. Gosto de todas as sinfonias de Mahler, mas torço o nariz para a 8ª e a 9ª. Também acontece com Shosta. Das 15 sinfonias, detesto 3, a 2ª, 3ª e 12ª. A 7ª de Mahler, objeto deste post, é melodiosíssima e lindíssima. A estrutura é simétrica, são cinco movimentos: uma paulada no começo, outra no final; duas músicas da noite no segundo e quarto movimentos, com direito a bandolim no quarto; e uma fantástica valsa bem no coração da sinfonia. A interpretação de Dudanel é excelente, mas ainda fico com meus queridos Tilson Thomas e Bernstein.

A maturidade dos guris da Simón Bolívar Symphony Orchestra é de abobar. Eles deveria fazer mais concursos a fim de aportarem aos magotes no Brasil. Eu os receberia de braços abertos! (Assim como a quaisquer imigrantes, refugiados ou não).

Gustav Mahler (1860-1911): Sinfonia Nº 7 (Dudamel)

1. 1. Langsam Allegro risoluto, ma non troppo
2. 2. Nachtmusik. Allegro moderato
3. 3. Scherzo. SchattenhafT
4. 4. Nachtmusik. Andante amoroso
5. 5. Rondo-Finale. Allegro ordinario

Simón Bolívar Symphony Orchestra of Venezuela
Gustavo Dudamel

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

Ai, cansei!
Ai, cansei, sabe?

PQP

3 comments / Add your comment below

  1. Sempre achei Mahler bastante chatoide e exacerbado (por favor, não é ofensa, é simplesmente que gostos não se discutem. Gosto mais daquilo que se chama low fat music…), mas a legenda da foto é 5 estrelas. 🙂 Esta foto já tinha aparecido aqui com outro texto igualmente delicioso. Alguma vez pensaram em fazer uma coletânea das fotos e legendas que põem? Seria fantástico. São muito criativas. Quem aprecia a ironia, ia adorar.

    1. Na verdade, apesar da orquestra imensa, em muitas obras ele faz uso desse arsenal de forma quase camerística. Isto é, usa pequenos grupos de instrumentos de cada vez. Tente a Sinfonia No. 4, por exemplo, para começar… Você pode se surpreender…

      Aqui no site tem pelo menos n gravações. Eu gosto bastante da gravação do Michael Tilson Thomas…

      Abraços

Deixe um comentário