Franz-Joseph Haydn – Ronald Brautigam plays Joseph Haydn Concertos – Brautigam – Concerto Copenhagen

frontLINK RESTAURADO À PEDIDOS !!!
Problemas técnicos alheios à minha vontade tem me impedido de postar com mais frequência, mesmo estando em férias. Para compensar tenho ouvido muita música e lido bastante.
E eis que encontro esta beleza de CD, com um cara de quem já virei fâ: Ronald Brautigam. Até então tinha sua integral das sonatas de Mozart e de Beethoven, e me encaminhava para conseguir sua integral de Haydn, todos estes CDs produzidos pelo excelente selo sueco BIS. Mas este Haydn que ora trago é delicioso. Ele se utiliza de um pianoforte em suas interpretações, dando mais ênfase, portanto, às gravações ditas históricas. E o resultado é de se tirar o chapéu. A sonoridade de seu pianoforte, aliado à excelente orquestra dinamarquesa, nos deixam extasiados. Nada tão xiita quanto algumas gravações que encontramos no mercado, mas no final das contas, temos a plena certeza de dever cumprido. É para se ouvir diversas vezes seguidas, sem temer enjoar, afinal de contas, senhores, trata-se de Haydn, ora bolas.

01. Concerto in D major, H.XVIII11 – I. Vivace
02. II. Un poco adagio
03. III. Rondo all’Ungarese (Allegro assai)
04. Concerto in F major, H.XVIII3 – I. Allegro
05. I. Largo cantabile
06. III. Presto
07. Concerto in D major, H.XVIII2 – I. Allegro moderato
08. II. Adagio molto
09. III. Allegro
10. Concerto in G major, H.XVIII4 – I. Allegro
11. II. Adagio
12. III. Rondo (Presto)

Ronald Brautigam – Pianoforte
Concerto Copenhagen
Lars Ulrik Mortensen – Conductor

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

9 comments / Add your comment below

  1. Excelente. Haydn é fundamental para quem gosta de Beethoven e de Mozart, afinal, o próprio Beethoven e Mozart foram influenciados grandemente por ele. Também é fundamental para quem gosta de música clássica, naturalmente.
    Acho interessante ouvir obras desses compositores em instrumentos de época. Se bem que, ao meu modo de ver, é mais uma estratégia para chamar a atenção, pois não importa se os instrumentos são de hoje ou não, a música continua a mesma. Mas mesmo assim, essas gravações com instrumentos de época nos fazem ter uma noção mais exata do que o público ouvia naquela época.

  2. Até agora, nenhum comentário sobre essa maravilhosa postagem? Mais que recomendada. Brautigam é um expert nesse repertório, com sua integral da obra para piano solo do mestre austríaco (além das similares de Mozart e Beethoven). Embora eu prefira, voltando aos concertos, a interpretação de Staier e a Barroca de Friburgo. Excelente post! Obrigado!

  3. E não consigo postar no lançamento dos concertos do Mozart com o Immerseel. Para o amigo que se queixou da falta do concerto 10, ele é para 3 pianos, se não estou enganado. E outra integral desses concertos, com instrumentos de época, só aquela com o Bilson e o Gardiner. Ambas, a meu ver, se equivalem, com méritos lá e cá.
    Mas peço aos editores desse maravilhoso blog que não nos deixem sem as integrais de que vocês disponham. O serviço que vocês prestam é fundamental! E me disponho (não sei como fazer) a compartilhar o material que eu tenho por aqui.

    1. Pedro, quem revalidou os links dos concertos de Mozart foi o PQP, e por algum motivo que ninguém soube explicar, ficamos sem os comentários. Outro detalhe Pedro: estas postagens do Immerseel foram feitas em 2009, se não estou enganado.

  4. Nao consigo baixar este CD do Haydn: Franz-Joseph Haydn – Ronald Brautigam plays Joseph Haydn Concertos – Brautigam – Concerto Copenhagen.
    Dá a mensagem de que o arquivo foi removido da pagina. Verifiquem, por favor.
    Grato.

Deixe uma resposta