Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Sinfonias Nos. 4, 5 e 6 – "Patética".

Gosto de Tchaikovsky. Ele é uma das melhores coisas que a música russa legou ao Mundo Ocidental. A genialidade do compositor está misturada a uma força e uma elegância únicos, algo que sempre nos instiga a compreensão. Suas obras possuem um colorido, um impacto estético capaz de provocar bons momentos de apreciação. Sempre fico com um sensação de “fenômeno” quando o escuto. Seus ballets, obras para violino, para piano e, especialmente, a fineza impactante de suas sinfonias fazem parte de uma obra densa e que deve ser respeitada por todo amante da boa música. Quando apreciamos as suas sinfonias, notamos um certo crescendo, uma gradação, como se a cada obra o autor maturasse as suas convicções e estilo. Aqui, nesse CD, trazemos três delas (entre as numeradas). A número 4 foi composta em 1877. O que é curioso nessa sinfonia é que o terceiro movimento é todo pizzicato. Já número 5 é, entre as sinfonias de Tchaikovsky, aquela que mais ouvi. Conheço cada pedaço, cada espaço dos seus quatro movimentos. Em minha adolescência foi uma das músicas que mais ouvi. A número 5 é do ano de 1888. E a última é a número 6, ou seja, aquela que possui um linguagem fortemente trágica. Tchaikovsky ao compô-la se encontrava bastante doente, solitário e angustiado. A atmosfera que permeia a obra é de tristeza e partida. Mas, o que toca mesmo nessa obra, são as melodias, os conflitos, algo para o qual o compositor russo não possuía competidores. Entre as versões dessas três sinfonias, a que mais gosto é de Evgeny Mravinsky. As versões de Bernstein e Haitink também são sólidas. Todavia, este CD é bom. O maestro italiano Antonio Papano faz um excelente trabalho. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) – Sinfonias Nos. 4, 5 e 6 – “Patética”. 

DISCO 01

Sinfonia No. 4 em F menor, Op. 36

01. I. Andante sostenuto – Moderato con anima – Moderato assai, quasi Andante – Allegro vivo
02. II. Andantino in modo di canzone
03. III. Scherzo. Pizzicato ostinato. Allegro
04. IV. Finale. Allegro con fuoco

Sinfonia no. 5 em E menor, Op. 64

05. I. Andante – Allegro con anima
06. II. Andante cantabile, con alcuna licenza – Moderato con anima – Andante nosso – Allegro non troppo – Tempo I

DISCO 2

07. III. Valse. Allegro moderato
08. IV. Finale. Andante maestoso – Allegro vivace – Molto vivace – Moderato assai e molto maestoso – Presto

Sinfonia no. 6 em B menor, 74 – “Patética”

09. I. Adagio – Allegro non troppo
10. II. Allegro con grazia
11. III. Allegro molto vivace
12. IV. Finale. Adagio lamentoso

Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia
Antonio Pappano, regente

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Carlinus

6 comments / Add your comment below

  1. Parabéns, Carlinus! Bom te ver postando de novo. Quando eu vi aquelas postagens revalidadas, fiquei até com uma certa nostalgia. O interessante da 6ª sinfonia é que Tchaikovsky queria chamá-la de “Sinfonia da Vida”, se bem não me engano. Pra mim, tudo o que Tchaikovsky faz/fez é/foi excelente na música.

  2. Pappano me surpreendeu quando ouvi esses CD’s na Travessa, aqui no Rio. Na época era totalmente desconhecido por mim e sua interpretação me é mais palatável do que de vários grandes regentes, ótimos CD’s.

  3. Amo as obras de tchaikovsky pela beleza e fluidez. Sem dúvida, vimos em cada sinfonia um reflexo do momento vivido pelo compositor, sendo nítida a diferença de energia que a 4ª e 6ª sinfonia nos trazem. A 5ª, a meu ver, é aquela em que vemos um equilíbrio incrível. Obviamente é a minha preferida, principalmente o primeiro movimento.
    Ótimo post.

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