Antonio Vivaldi (1678-1741): L'estro armonico, Op.3

O dia de hoje, 28 de julho, marca a data de morte de Antonio Vivaldi e de Johann Sebastian Bach — mais detalhes e coincidências entre os dois maiores mestres do barroco estão neste link. Então, farei duas postagens bem consistentes, uma de cada um deles. A de Bach entrará ali pelo meio da tarde, certo?

L’Estro Armonico (A Inspíração Harmônica, em italiano), Op. 3,  é uma coleção de doze concertos para 1, 2 e 4 violinos escritos por Antonio Vivaldi em 1711. Foram obras que se tornaram logo muito famosas chegando a atingir Bach, tanto que ele transcreveu vários destes concertos para o cravo e o órgão. Ele, seus filhos legítimos e seus alunos costumavam tocá-los em saraus e nas aulas. Eu, pobre ilegítimo,  o 21º filho, nunca pude tocá-los. Me dá uma tristeza! Ouçam como são belos! Dá vontade da mandar tomar no cu aquele russo nanico que disse que Vivaldi fez 477 vezes o mesmo concerto. É o que farei: “Ei, Stravinsky, vai tomar no cu!”.

Vivaldi – L’estro armonico, Op.3 – Virtuosi di Roma

CD1

Concerto No. 1 D-dur, RV 549
01. I: Allegro [0:03:10.70]
02. II: Largo e spiccato [0:03:49.45]
03. III: Allegro [0:02:32.60]

Franco Gulli, Edmondo Malanotte, Mario Benvenuti, Alberto Poltronieri, violins

Concerto No. 2 g-moll, RV 578
04. I: Adagio e spiccato – Allegro [0:04:16.63]
05. II: Larghetto [0:02:58.72]
06. III: Allegro [0:02:39.20]

Luigi Ferro, Guido Mozzato, violins
Benedetto Mazzacurati, violoncello

Concerto No. 3 G-dur, RV 310
07. I: Allegro [0:02:29.43]
08. II: Largo [0:02:31.35]
09. III: Allegro [0:02:38.57]

Franco Gulli, violin

Concerto No. 4 e-moll, RV 550
10. I: Andante [0:03:23.35]
11. II: Allegro assai [0:02:30.50]
12. III: Adagio [0:00:40.43]
13. IV: Allegro [0:02:03.30]

Franco Gulli, Mario Benvenuti, Angelo Stefanato, Renato Ruotolo, violins

Concerto No. 5 A-dur, RV 519
14. I: Allegro [0:03:07.50]
15. II: Largo [0:02:19.32]
16. III: Allegro [0:02:54.40]

Angelo Stefanato, Renato Ruotolo, violins

Concerto No. 6 a-moll, RV 356
17. I: Allegro [0:03:19.08]
18. II: Largo [0:03:22.15]
19. III: Presto [0:02:46.37]

Virtuosi di Roma
conducted by Renato Fasano

Total Time: 53:35 min

CD2

Concerto No. 7 F-dur, RV 567
01. I: Andante [0:05:08.35]
02. II: Adagio – Allegro [0:02:42.58]
03. III: Adagio [0:01:03.47]
04. IV: Allegro [0:01:24.03]

Franco Gulli, Edmondo Malanotte, Mario Benvenuti, Luigi Ferro, violins
Benedetto Mazzacurati, violoncello

Concerto No. 8 a-moll, RV 522
05. I: Allegro [0:03:52.62]
06. II: Larghetto e spiritoso [0:04:29.15]
07. III: Allegro [0:03:42.05]

Franco Gulli, Edmondo Malanotte, violins

Concerto No. 9 D-dur, RV 230
08. I: Allegro [0:02:08.10]
09. II: Larghetto [0:04:29.50]
10. III: Allegro [0:02:27.68]

Luigi Ferro, violin

Concerto No. 10 h-moll, RV 580
11. I: Allegro [0:03:53.20]
12. II: Largo e spiccato [0:01:30.02]
13. III: Larghetto [0:01:46.63]
14. IV: Allegro [0:03:25.15]

Edmondo Malanotte, Luigi Ferro, violins
Benedetto Mazzacurati, violoncello

Concerto No. 11 d-moll, RV 565
15. I: Allegro – Adagio spiccato e tutti – Allegro [0:05:13.35]
16. II: Largo e spiccato [0:04:06.22]
17. III: Allegro [0:02:45.25]

Edmondo Malanotte, Luigi Ferro, violin
Benedetto Mazzacurati, violoncello

Concerto No. 12 E-dur, RV 265
18. I: Allegro [0:03:33.18]
19. II: Largo [0:04:51.70]
20. III: Allegro [0:02:42.67]

Luigi Ferro, violin

Virtuosi di Roma
Renato Fasano

Total Time: 65:17 min

BAIXE AQUI — DOWNLOAD HERE

PQP

10 comments / Add your comment below

    1. Eu realmente não tenho um amor profundérrimo por Handel. Gosto, mas sem paixão. Mas há tantos, tantos barrocos que não sei para onde correr.

  1. kkkkkk Cuidado, hein, PQP! Vai ofender o Marcelo Stravinsky… rsrs

    Enfim, a postagem veio bem a calhar. Vivaldi sempre será Vivaldi (redundante). E Bach sempre será Bach. Vai ver os dois tinham pacto com o capeta. Até morreram no mesmo dia…

  2. reforço o ‘convite’ ao sr. stravinsky! e se alguma vez ele tivesse ido se consultar com freud , este lhe teria dito que a coisa toda não passava de inveja. mas eu também não concordaria com freud… então vão os dois tomar no cu [ponto]

  3. Esse é o site de música erudita mais rock`n roll que existe. Estou aqui me esfalfando de rir com o merecido desacato a Stravinski.

    Acaba que fica chato ficar o tempo todo dizendo o quanto sou tiete do blog. Ai, eu amo vocês!!! Estou ligado em vocês 24h por dia!!! Essa viadagem toda, o que perigaria transformar o PQPBach no site erudito mais sertanejo universitário que existe.

    Mas fico aqui a imaginar uma inversão no estilo desse blog: um site de álbuns clássicos de rock de linguagem sisuda, pomposa e acadêmica, com estudos eruditos exaustivos sobre o solo de Starway to Heaven, e coisas tais escritas por especialistas sexagenários com pós-doutorados na Alemanha.

  4. Eu li que depois do grande compositor Stravinsky e formalmente desculpas publicamente para o ultraje que ele tinha dito sobre Vivaldi.Él não tinha entendido que “vivaldismos” é a maior virtude de Vivaldi, porque ele tinha o seu estilo inimitável e bonito . Mas, é claro, Stravinsky já havia dito, tinha o pecado da arrogância e ignorância. O peixe morre pela boca.

  5. Volume 1 – Advent and Christmas

    CD 1
    «Nun komm, der Heiden Heiland», BWV 61
    «Bereitet die Wege, bereitet die Bahn», BWV 132
    «Christen, ätzet diesen Tag», BWV 63

    CD 2
    «Christum wir sollen loben schon», BWV 121
    «Sehet, welch eine Liebe hat uns der Vater erzeiget», BWV 64
    «Gottlob! nun geht das Jahr zu Ende», BWV 28
    «Gott, wie dein Name, so ist auch dein Ruhm», BWV 171

    CD 3
    «Ach Gott, wie manches Herzeleid», BWV 58
    «Sie werden aus Saba alle kommen», BWV 65
    «Meinem Jesum laß ich nicht», BWV 124
    «Meine Seufzer, meine Tränen», BWV 13

    CD 4
    «Was mein Gott will, das g’scheh’ allzeit», BWV 111
    «Jesus schläft, was soll ich hoffen?», BWV 81
    «Ich habe genug», BWV 82

    Volume 2 – Easter

    CD 1
    «Ich hab in Gottes Herz und Sinn», BWV 92
    «Erhalt uns, Herr, bei deinem Wort», BWV 126
    «Du wahrer Gott und Davids Sohn», BWV 23

    CD 2
    «Wie schön leuchtet der Morgenstern», BWV 1
    «Himmelskönig, sei willkommen», BWV 182

    CD 3
    «Christ lag in Todesbanden», BWV 4
    «Bleib bei uns, denn es will Abend werden», BWV 6
    «Der Friede sei mit dir», BWV 158
    «Halt im Gedächtnis Jesum Christ», BWV 67

    CD 4
    «Du Hirte Israel, höre», BWV 104
    «Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen», BWV 12

    CD 5
    «Es ist euch gut, daß ich hingehe», BWV 108
    «Bisher habt ihr nichts gebeten in meinem Namen», BWV 87

    Volume 3 – Ascension Day – Whitsun – Trinity

    CD 1
    «Lobet Gott in seinen Reichen» (Himmelfahrts-Oratorium), BWV 11
    «Sie werden euch in den Bann tun», BWV 44
    «O ewiges Feuer, o Ursprung der Liebe», BWV 34

    CD 2
    «Also hat Gott die Welt geliebt», BWV 68
    «Er rufet seinen Schafen mit Namen», BWV 175
    «Gelobet sei der Herr, mein Gott», BWV 129

    CD 3
    «Brich dem Hungrigen dein Brot», BWV 39
    «Die Himmel erzählen die Ehre Gottes», BWV 76
    «Ach Herr, mich armen Sünder», BWV 135

    CD 4
    «Ich hatte viel Bekümmernis», BWV 21
    «Ein ungefärbt Gemüte», BWV 24

    CD 5
    «Freue dich, erlöste Schar», BWV 30
    «Wer nur den lieben Gott läßt walten», BWV 93

    CD 6
    «Herz und Mund und Tat und Leben», BWV 147
    «Meine Seel erhebt den Herren», BWV 10

    Volume 4 – Sunday after Trinity I

    CD 1
    «Es ist das Heil uns kommen her», BWV 9
    «Es wartet alles auf dich», BWV 187
    «Wo Gott, der Herr, nicht bei uns hält», BWV 178

    CD 2
    «Es ist dir gesagt, Mensch, was gut ist», BWV 45
    «Herr, gehe nicht ins Gericht mit deinem Knecht», BWV 105
    «Herr, deine Augen sehen nach dem Glauben», BWV 102

    CD 3
    «Mein Herze schwimmt im Blut», BWV 199
    «Siehe zu, daß deine Gottesfurcht nicht Heuchelei sei», BWV 179
    «Lobe den Herren, den mächtigen König der Ehren», BWV 137

    CD 4
    «Allein zu dir, Herr Jesu Christ», BWV 33
    «Jesu, der du meine Seele», BWV 78
    «Wer Dank opfert, der preiset mich», BWV 17

    CD 5
    «Jauchzet Gott in allen Landen», BWV 51
    «Was Gott tut, das ist wohlgetan», BWV 100
    «Wer weiß, wie nahe mir mein Ende», BWV 27

    CD 6
    «Liebster Gott, wenn werd ich sterben?», BWV 8
    «Bringet dem Herrn Ehre seines Namens», BWV 148

    Volume 5 – Sunday after Trinity II

    CD 1
    «Herr Christ, der ein’ge Gottessohn», BWV 96
    «Wo soll ich fliehen hin», BWV 5
    «Ich will den Kreuzstab gerne tragen», BWV 56

    CD 2
    «Schmücke dich, o liebe Seele», BWV 180
    «Aus tiefer Not schrei ich zu dir», BWV 38
    «Ich armer Mensch, ich Sündenknecht», BWV 55

    CD 3
    «Mache dich, mein Geist, bereit», BWV 115
    «Wohl dem, der sich auf seinen Gott», BWV 139
    «O Ewigkeit, du Donnerwort», BWV 60
    «Ach wie flüchtig, ach wie nichtig», BWV 26

    CD 4
    «Du Friedenfürst, Herr Jesu Christ», BWV 116
    «Wachet! betet! betet! wachet!», BWV 70
    «Wachet auf, ruft uns die Stimme», BWV 140

    CD 5
    «Herr Gott, dich loben alle wir», BWV 130
    «Ein feste Burg ist unser Gott», BWV 80
    «Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit», BWV 106

    —-o—-

    Edith Mathis, Sheila Armstrong, Lotte Schädle
    Ursula Buckel, Maria Stader – Soprano

    Anna Reynolds, Herthe Töpper
    Trudeliese Schmidt, Julia Hamari – Alto

    Peter Schreier, Ernst Haefliger
    John van Kesteren – Tenor

    Dietrich Fischer-Dieskau, Theo Adam
    Kurt Moll, Kieth Engen – Bass

    Münchener Bach-Chor
    Münchener Bach-Orchester
    dir. Karl Richter

  6. Primeiramente, agradeço pela amável postagem. Vocês serão eternamente recompensados por tamanha bondade. Também, gostaria de dizer que, ao meu ver, sem sombra de dúvida, os 3 maiores do Barroco são Bach, Vivaldi e Händel, pois de todos foram eles os mais originais. Seus estilos são inconfundíveis e suas obras são mestras. Quase nada do que fizeram se encaixa no grupo de “obras excessivas e descartáveis”. Muitos outros compositores barrocos se renderam às modas lulistas, etc e tal, da época, mas Bach, Vivaldi e Händel, descontando algumas variações e antropofagias musicais próprias de todo compositor esperto, são únicos e gigantescos próximos de todos os outros. Pelo menos eu penso assim. E quanto a Stravinsky, com exceção de O Pássaro de Fogo” e algumas outras produções iniciais, só fez música maluca ultramodernista e se achava com moral de criticar um dos mestres da música erudita… Vai entender…

Deixe uma resposta