Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) – Symphonies – Jarvi


Inspirado pela postagem do mano PQPBach, resolvi trazer estas obras pouco conhecidas e executadas de Rimsky-Korsakov. Gosto muito desse compositor, desde a primeira vez em que ouvi seu Capricho Espanhol, e lá se vão mais de três décadas. Na verdade, sou fá da música russa, então Tchaikovsky, Korsakov, entre outros são compositores russos que sempre estiveram entre meus favoritos.
Não tenho lembranças de quando nem como consegui este belo CD duplo da DG que traz as sinfonias (para mim até então desconhecidas) do russo. Já devo tê-lo há pelo menos uns dois ou três anos. E ainda mais com um de meus regentes favoritos da atualidade, Neeme Järvi. O bom e prolífico velhinho gravou excelentes CDs com esta orquestra sueca, a Gothenburg Symphony Orchestra.
Tudo bem, suas sinfonias não tem o mesmo impacto das sinfonias de Tchaikovsky, seu contemporâneo e amigo, mas são bem escritas e a orquestração é bem trabalhada. Järvi, na verdade, em alguns momentos consegue tirar leite de pedra, e o que poderia soar tedioso, graças à sua regência segura, consegue me satisfazer. Enfim, não sejamos tão críticos. Respeitemos o compositor da genial “Sherazade” e do fantástico “Vôo do Besouro”.
O CD se completa com a conhecidíssima Abertura do Festival da Páscoa, e talvez sua obra mais conhecida, o Capriccio Espagnol.
Um belo CD, sem dúvida, e raro. Desconheço outras gravações destas sinfonias, devem até existir, mas fica o mérito do grande Järvi trazer a tona obras tão pouco interpretadas.
Logo trago outro CD de Järvi regendo o mesmo Korsakov.

CD 1
01. Symphony no.1 in E minor op.1 I. Largo assai – Allegro
02. Symphony no.1 in E minor op.1 II. Andante tranquillo
03. Symphony no.1 in E minor op.1 III. Scherzo. Vivace – Trio
04. Symphony no.1 in E minor op.1 IV. Allegro assai
05. Symphony no.2 op.9 (Antar) I. Largo – Allegro – Largo – Allegretto – Adagio
06. Symphony no.2 op.9 (Antar) II. Allegro
07. Symphony no.2 op.9 (Antar) III. Allegro risoluto
08. Symphony no.2 op.9 (Antar) IV. Adagio

CD 2
01. Symphony no.3 in C major, op.32 I. Moderato assai – Allegro
02. Symphony no.3 in C major, op.32 II. Scherzo. Vivo – Moderato – Tempo I
03. Symphony no.3 in C major, op.32 III. Andante – Animato assai – Tempo I – att
04. Symphony no.3 in C major, op.32 IV. Allegro con spirito – Animato
05. Russian Easter Festival Overture, op.36
06. Capriccio Espagnol, op.34 Alborada. Vivo e strepitoso – attacca
07. Capriccio Espagnol, op.34 Variazioni. Andante con moto – attacca
08. Capriccio Espagnol, op.34 Alborada. Vivo e strepitoso – attacca
09. Capriccio Espagnol, op.34 Scena e canto gitano. Allegretto – attacca
10. Capriccio Espagnol, op.34 Fandango asturiano

Gothenburg Symphony Orchestra
Neeme Järvi – Conductor

CD 1 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
CD 2 – BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE
FDPBach

5 comments / Add your comment below

  1. Belo post, FDP. Já baixei e daqui a pouco vou apreciar as Sinfonias de Korsakov. Tambem adoro a música russa, tanto é que no presente momento estou ouvindo a exótica Sinfonia “Illya Murometz”, de Gliére, obra muito subvalorizada pela burocracia musical.

    Feliz Páscoa!

  2. Uma alternativa a essa gravação são dois CDs do selo Naxos, com Andrei Anichanov e a Orquestra de São Petesburgo. Das três sinfonias, a de número 2 (Antar) é a mais gravada. Uma das mais recentes foi lançada pelo selo Telarc em 2003, com Lorin Maazel e a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh.
    Concordo com FDP, são gravações raras, o que é uma pena, pois são peças bonitas, de grande brilho orquestral (no que Rimsky era mestre), ainda que sem a densidade das sinfonias de Tchaikovsky.

    1. Agradeço as dicas, RN. Tenho algumas gravações do Anichanov com a mesma Orquestra de São Petersburgo tocando Tchaikovsky, e são realmente de primeiríssima. O som das cordas da Sinfônica de São Petersburgo é único.

Deixe uma resposta