Franz Berwald (1796-1868): Sinfonia Nº 3 “Singular”, Nº 4 e Concerto para Piano

Um dia, estava dirigindo para o trabalho e a Sinfonia Singular começou a tocar na rádio da UFRGS. Cheguei a meu destino ao final do primeiro movimento e não consegui sair de dentro do carro até o final. Eu simplesmente TINHA que saber o que era aquilo. Era 1989. Então, o locutor anunciou Franz Berwald? Berwald? Who the fuck is Berwald? Importei um vinil alemão e, com a Singular, veio este notável Concerto para Piano que também há neste CD da Naxos.

Fiquei meio abobalhado. Depois conheci o Septeto (que logo pretendo postar) e outras obras igualmente muito boas. A magia quebrou-se com os Poemas Sinfônicos, que não chegam aos pés das sinfonias e das obras de câmara que possuo.

Mas o que importa é que — sério! — este é um dos melhores CDs que tenho. É absolutamente inesperado e surpreendente. O sueco Berwald pode não ter sido constante, mas quando acertava uma obra, acertava mesmo. Não deixem de ouvir com atenção a Singular. É música de primeiríssima linha. O primeiro movimento é irresistível e o resto não lhe fica muito atrás. Pois é, Berwald era um mestre!

AB-SO-LU-TA-MEN-TE IM-PER-DÍ-VEL !!!!

Berwald: Symphonies No. 3 (“Sinfonie singulière”) & 4; Piano Concerto in D Major

1. Symphony No. 3 in C major, “Sinfonie singulière”: I. Allegro fuocoso 11:47
2. Symphony No. 3 in C major, “Sinfonie singulière”: II. Adagio – Scherzo: Allegro assai – Adagio 9:02
3. Symphony No. 3 in C major, “Sinfonie singulière”: III. Finale: Presto 8:25

4. Piano Concerto in D major: I. Allegro con brio 9:27
5. Piano Concerto in D major: II. Andantino 5:14
6. Piano Concerto in D major: III. Allegro molto 6:06

7. Symphony No. 4 in E flat major, “Sinfonie naive”: I. Allegro risoluto 8:54
8. Symphony No. 4 in E flat major, “Sinfonie naive”: II. Adagio 6:33
9. Symphony No. 4 in E flat major, “Sinfonie naive”: III. Scherzo: Allegro molto 5:32
10. Symphony No. 4 in E flat major, “Sinfonie naive”: IV. Finale: Allegro vivace 6:36

Niklas Sivelöv, piano
Helsingborg Symphony Orchestra
Okko Kamu

BAIXE AQUI – DOWNLOAD HERE

PQP

14 comments / Add your comment below

  1. É, você me convenceu… Difícil ler a sua história e não ficar, no mínimo, curioso a respeito desse compositor sueco.
    Abraço!

  2. Mesmo sabendo q o SAC do blog não é lá essas coisas, eu queria pedir as sonatas pra violino solo de Ysaye. Quem sabe vocês não andam mais altruístas esses dias… Muito obrigado,
    Samsa

  3. Berwald foi um dos grandes compositores românticos e o maior compositor nórdico do séc. XIX de sinfonias, concertos, sonatas e música de câmara. Podem baixar numa boa.

  4. Muito bom mesmo! Após ouvir as sinfonias e o concerto fui logo atrás do septeto que o PQP mencionou, ouvi-o e achei espetacular.
    Um belo compositor!

  5. Minha história com Berwald é parecida, mas o conheci na Radio Cultura de SP pela Sinfonia Séria (a número1), que considero até superior a Singular… Uma grata surpresa, principalmente considerando que estas sinfonias foram compostas na mesma época que as de Schumann, num país relativamente isolado do centro cultural europeu da época…
    Eduardo

  6. Confirmo a reclamação do Alexandre (quase 2 anos depois…). O link continua dando problema. Não gosto de encher o SACo de vocês, mas será que dá para dar uma atenção para isso, por gentileza? Poxa, o post me deixou super curioso! 😀

  7. PQP, você poderia revalidar esse link? Eu descobri o seu site há pouco mais que um mês e, desde então, não consigo parar de acessá-lo. No entanto, eu sempre topo com esses links expirados. Sei que está se esforçando para revalidar os links mais antigos, bem como os que desapareceram com o Megaupload, mas eu realmente fiquei curioso acerca desse compositor.

  8. PQP, você poderia revalidar esse link? [2]!!! Faça esse favor pra gente! 🙂

    Consegui um CD com as 4 sinfonias regidas por Neeme Järvi e não estou conseguindo parar de ouvir!

    Fiquei muito curioso com esse concerto pra piano.

Deixe uma resposta